Início>Portfolio>Game Jornada CBA
Game Jornada CBA2021-01-21T16:05:54-03:00

GAME “JORNADA CBA”: ESTRATÉGIAS COMPREENDIAS POR TODOS

O DESAFIO

A CBA passou por grandes mudanças nos últimos anos. Reavaliou suas estratégias de atuação, definiu novos eixos de cultura e seu novo propósito: “Soluções em Alumínios que transformam vidas”. O novo propósito da CBA conecta a empresa de hoje com a aquela que deseja ser no futuro, sem deixar de lado suas origens e legado.

Tivemos como missão apresentar os 4 pilares que dão sustentação a esse posicionamento. Para isso, reunimos em parceria com o time da CBA materiais fotográficos e vídeos produzidos ao longo de sua história. Eles foram inseridos ao longo do Game, causando reconhecimento e identificação. Assim, o conteúdo ficou mais palpável e próximo para os colaboradores.

A ideia inicial era produzir um Game dividido em fases, com perguntas relacionadas aos temas institucionais e seus pilares: História, Marca, Estratégias e Aspirações. Mas durante a pesquisa, percebemos que parte do público-alvo não conhecia o assunto. Então nós adaptamos o material para também apresentar o conteúdo.

game-cba

E o mais importante: sem perder as características que um bom jogo deve ter: engajar, desafiar, motivar, entreter e divertir!

O principal desafio desse Game foi criar um discurso capaz de dialogar com todos os públicos da empresa.

Isso demandou muito estudo e pesquisa interna. Chegamos a um padrão de linguagem que conseguiu cumprir bem esse objetivo.

O PROJETO

Nosso processo de criação é feito a quatro mãos. Mas foram as especialistas das áreas de Comunicação e Desenvolvimento Humano da CBA as grandes protagonistas dessa etapa.

Elas nos abasteceram com informações valiosas, que possibilitaram criar uma narrativa totalmente voltada para o cenário real da empresa e das pessoas.

Essa personalização é uma das grandes sacadas de um projeto corporativo de Game. É preciso gerar identificação nos colaboradores para que consigam se enxergar no contexto das histórias e exemplos apresentados.

game-cba-7
game-target-cba-1

O Game “Jornada CBA” utiliza mecânicas de jogos muito legais: escolha de personagem, desafio, fases, pontuações, conquistas e prêmios.

A tela principal, em formato de tabuleiro, é dividida em oito etapas. Em cada uma delas o jogador interage com temas específicos.

Antes dos desafios interativos, apresentamos uma bagagem curta e objetiva de informações, usando vídeos e ilustrações com um visual super atrativo.

game-cba-5
game-target-cba-3

A posição no tabuleiro vai mudando à medida em que o jogador acerta ou erra os desafios, até chegar no final.

Cada etapa é desbloqueada gradativamente, enquanto o jogador avança pelas casas do tabuleiro. Ao vencer os desafios, ele obtém conquistas que representam os pilares do propósito da CBA.

Aqueles que se saem muito bem ganham Prêmios Extras, e se tornam Agentes de Transformação Cultural da empresa, o que fica exibido nos avatares desses jogadores.

Nesse modelo de Game, todos os que conseguem vencer o jogo, mesmo que com os requisitos mínimos, chegam ao vídeo final: Jornada do Propósito, também desenvolvido pela Target nesse projeto.

game-target-cba-4

Muitas ações que já fazem parte do dia a dia de trabalho das pessoas estão contidas nas estratégias do jogo e a intenção foi, exatamente, fazer com que todos se sintam parte do plano.

Os Games desenvolvidos com curadoria de conteúdo, personalização e imersão nos objetivos da empresa são ferramentas potentes de engajamento.

Jogos são excelentes para que as pessoas aprendam e executem suas funções com mais consciência e autonomia, contribuindo para os objetivos globais da empresa.

game-target-cba-4
game-target-cba-6

Nesse projeto, a flexibilidade e capacidade de adaptação para modificar a proposta, sem perder a essência do Game, e sem alterar o prazo de entrega, foram fundamentais.

Os benefícios de ter uma ferramenta de ensino realmente completa impactam positivamente na produtividade e alinhamento interno da empresa. E fazem com que todos falem a mesma língua.

E você, o que está esperando para inovar na Educação Corporativa?

Entre em contato e vamos transformar o seu treinamento em um Game empolgante, que realmente engaja as pessoas!


Deixar um comentário

Ir ao Topo