MRV Engenharia – Compliance Empresarial

Interatividade a serviço da Educação Corporativa

Compliance empresarial

Comunicar aos colaboradores a postura que se espera em suas rotinas pode parecer uma tarefa básica. Mas as empresas têm um grande desafio pela frente quando falamos em transmitir as expectativas das condutas individuais nas atividades do dia a dia e no relacionamento, sejam colegas de trabalho, parceiros, fornecedores ou poder público. Por isso, a comunicação e treinamento do Compliance Empresarial tem ganhado tanto espaço e importância.

O termo Compliance quer dizer “estar em conformidade”. No contexto corporativo, significa cumprir as legislações, políticas, regras e agir de forma ética e íntegra. O Compliance Empresarial tem o papel de garantir que a condução dos negócios ocorra conforme os padrões de ética e transparência em todas suas atividades. Para tanto um conjunto de medidas precisam ser implementadas para atuar na prevenção, identificação e respostas a desvios éticos e irregularidades.

Os comportamentos esperados, seja nas relações internas ou com stakeholders externos, devem estar alinhados com as diretrizes do Código de Conduta e das Políticas Corporativas. Cabe a cada empresa definir regras claras e fazer com que elas cheguem aos colaboradores de forma objetiva. É nesse momento que as soluções digitais de educação corporativa podem fazer a diferença.

Desenvolvendo treinamentos de Compliance Empresarial com a MRV Engenharia

Recentemente a Target desenvolveu dois novos programas de treinamento de Compliance Empresarial em parceria com a construtora MRV Engenharia. Os projetos, nomeados “Código de Conduta” e “Cultura de Integridade”, trouxeram uma nova visão sobre as políticas internas da empresa.

A MRV lida com diversos públicos, instituições, órgãos e legislações, em diferentes Cidades e Estados do Brasil. A oportunidade de consolidar as diretrizes da empresa em exercícios práticos, padronizando a forma como as mensagens chegam aos colaboradores, foi muito bem recebida – e está sendo aproveitada ao máximo.

De acordo com Letícia Coelho, analista de compliance da MRV: “Ao lançarmos o treinamento ‘Cultura de Integridade MRV’ que aborda de forma didática e leve os principais pontos da nossa Política Anticorrupção, do Programa de Integridade, além de reforçar o papel do Canal Confidencial e do Fale com Compliance, tivemos a oportunidade de alinhar com todos os colaboradores as diretrizes da Cultura de Integridade MRV, além de mostrar as diversas ações da companhia para proporcionar um ambiente cada vez mais favorável às boas práticas de combate a desvios éticos.”

Os treinamentos utilizaram recursos audiovisuais e infográficos, que tornaram os conteúdos mais dinâmicos e interativos. Simulações de situações em vídeo, com atores envolvidos em tramas que apresentam comportamentos irregulares, permitem reflexões sobre como antecipar e erradicar esse tipo de conduta.

O treinamento Cultura de Integridade MRV, além de apresentar as diretrizes da empresa, buscou oferecer aos colaboradores fundamentações para seus relacionamentos de trabalho, em todos os âmbitos. Instruções comportamentais para lidar da melhor forma com os colegas e com as instituições envolvidos no negócio.

“O treinamento permite visualizar situações práticas de possibilidades de irregularidades, além de fornecer orientações para que os colaboradores possam apresentar as políticas da empresa para os fornecedores e instituições que se relacionem conosco, evitando previamente que ocorram tais situações”, complementa Letícia.

 

Cultura de Integridade MRV

Esse programa apresenta a Política Anticorrupção da empresa. E para isso, os recursos de vídeos interativos fizeram a diferença. As simulações de situações corriqueiras no ambiente de trabalho, quando lidamos com fornecedores e outros parceiros, propõem árvores de decisões importantes.

Além das reflexões sobre cada tema, os recursos de vídeo interativo utilizados nesse treinamento permitem ensaiar tomadas de decisão capazes de mudar o curso das histórias. Contribuem assim para a construção do pensamento crítico e consciência dos impactos de cada ação. Letícia acrescenta que: “Os vídeos facilitam a reflexão e a fixar as ideias sobre os assuntos e, principalmente, as condutas que vão contra a Política Anticorrupção MRV.”

Telas com artes gráficas interativas, textos e locuções, abordam, entre outros temas, as melhorias nos padrões de governança, proteção da reputação, combate à corrupção e o fortalecimento da cultura da ética no ambiente de trabalho. Atividades Interativas de fixação ajudam no exercício de consolidar o aprendizado dos conceitos de Compliance Empresarial.

O apresentador em estúdio e artes animadas demonstram os fluxos e raciocínios, que ficam mais claros e objetivos quando apresentados dessa forma. Também traz depoimentos de diretores e colaboradores da MRV que trabalham diretamente no programa de integridade, que trazem a importância do tema para a realidade de trabalho.

Os ganhos em padronização das mensagens entregues aos colaboradores sobre o tema merecem destaque. Letícia diz que: “Até o momento o treinamento já foi concluído por mais de 6 mil colaboradores e foi incluído na Trilha Institucional passando a ser obrigatório para todos os novos colaboradores administrativos do Grupo MRV.”

Outras vantagens do Compliance Empresarial

Antecipando os riscos de condutas não conformes, o Compliance Empresarial ajuda a reduzir a exposição da administração do negócio – compartilhando as responsabilidades com todos os colaboradores.

Além disso, uma cultura de integridade bem difundida influencia positivamente em todos os âmbitos da vida. O trabalho é importante para manter um bom ambiente organizacional – e também para que a empresa consiga reter as pessoas certas. Colaboradores aptos a realizar boas práticas corporativas, são mais produtivos e abertos aos processos de melhoria contínua.

Gostou desse material? Faça como a MRV Engenharia 😉 Entre em contato com a gente para conhecer outras inspirações para programas de Compliance Empresarial.

Fale com a Target