Início>Portfolio>Onboarding Digital – Conectando time e empresa já no primeiro dia
Onboarding Digital – Conectando time e empresa já no primeiro dia2020-09-16T15:47:48-03:00

conectando time e empresa JÁ NO PRIMEIRO DIA

A integração na empresa é o cartão de visitas para o novo contratado. A primeira imagem é a que fica!
Imagine a expectativa que você pode criar quando recebe o novo colaborador, no tão esperado primeiro dia, com uma ambientação que foi pensada para ele, com recursos criativos e uma linguagem atrativa, que demonstra o quanto a companhia se importa em integrá-lo ao seu time. Essa sensação de pertencimento gera resultados incríveis!
Nessa matéria, vou te contar como a VLI transformou o processo de integração de novos colaboradores em uma experiência surpreendente e inteiramente digital.

Conheça o Programa Integrar!

O DESAFIO

O principal objetivo desse projeto é fazer com que os recém-contratados conheçam a cultura VLI, e, já no primeiro contato como membro oficial da equipe, sintam-se valorizados e acolhidos. E isso deve ser replicado em todas as unidades espalhadas pelo Brasil, sem a necessidade de parar equipes inteiras ou multiplicadores para treinar os novos colaboradores.

Os treinamentos digitais quebram barreiras físicas e possuem um alcance muito maior em relação aos presenciais. São ideais para empresas que possuem times muito grandes e espalhados geograficamente, o que já solucionou parte do objetivo traçado pela VLI. Mas o treinamento digital não se resume ao alcance e ao fácil acesso. É também sobre cativar e motivar os recém-contratados, oferecendo a eles uma experiência interativa, de qualidade e que realmente alinhe os objetivos de ambas as partes.

PARCERIA DE SUCESSO

Faz parte da metodologia Target o cuidado com a pesquisa e a personalização dos treinamentos. E foi por isso que a VLI nos confiou esse novo projeto: transformar a integração, que era presencial, em 100% digital.

Em nosso processo de cocriação junto à VLI, foi importante pensarmos em quais recursos fariam mais sentido ao público, bastante heterogêneo, quais seriam as ferramentas para o acesso ao material e, claro, como transformar o conteúdo técnico em uma experiência efetiva de aprendizagem.

MÓDULOS DO TREINAMENTO

O conteúdo técnico, então, foi transformado em 08 módulos de treinamento, sendo eles:

  1. A VLI Logística
    Apresenta a história da empresa, seu modelo de negócio, clientes e operação logística.
  2. Integridade VLI
    Introduz o código de conduta ética e aponta quais são as soft skills desejadas, ou seja, as habilidades comportamentais e competências subjetivas esperadas do colaborador VLI.
  3. Segurança da Informação
    Explica o trabalho dessa área e desmistifica algumas informações a respeito. Também mostra ao colaborador como lidar com os dados da VLI e protegê-los de forma correta.
  4. Universidade corporativa
    Trazo portfólio de cursos da universidade corporativa da VLI Logística e mostra como a empresa se preocupa com a formação de cada indivíduo.
  5. Benefícios
    Informa ao novo colaborador todos os benefícios oferecidos pela empresa.
  6. Plano de previdência Valia
    Detalha o funcionamento e a adesão do plano de previdência.
  7. Meio ambiente
    Traz informações sobre os principais cuidados e ações implementadas pela VLI em relação ao meio ambiente.
  8. Ambiente íntegro
    Aborda questões como assédio moral, assédiosexual e discriminação, de modo que o colaborador entenda um pouco mais sobre a cultura da empresa.

OS BASTIDORES DO PROGRAMA INTEGRAR

Após o conteúdo técnico ter sido estruturado e dividido em módulos, chegou a hora de usarmos a criatividade aliada à tecnologia para gerar um impacto positivo através da aprendizagem digital.

A criação dos módulos do Programa Integrar passou por um detalhado processo de pesquisa. Nosso foco foi criar e padronizar os conteúdos e trazer uma linguagem audiovisual que demonstrasse, de forma criativa e interativa, todos os assuntos necessários para uma integração completa.

Acrescentamos dinamismo por meio de atividades interativas, vídeos e animações. Tudo para que o novo colaborador não fique passivo diante da tela. A qualquer momento, ele tem acesso a materiais extras que podem complementar o conhecimento. Trabalhamos com bastante dedicação para que o Programa Integrar não se tornasse apenas mais um treinamento, mas sim um convite para uma nova carreira juntos. O resultado foi um material interessante e criativo, repleto de pílulas de vídeo, ilustrações, infográficos animados, fotos, áudios e textos objetivos e relevantes. Tudo pensando no engajamento do novo colaborador!

SUCESSO DA INTEGRAÇÃO TRADUZIDO EM RESULTADOS

Desde que foi lançado, o treinamento já fez parte do onboarding da grande maioria dos novos colaboradores contratados nesse período. Cada indivíduo consegue gerir o próprio tempo e aprender de um jeito prático, rápido e objetivo.

Outro ponto positivo é o controle total da quantidade de participantes do Programa Integrar, pois as soluções desenvolvidas com a integração ao LMS permitem a emissão de relatórios, que indicam tempo de conclusão, atividades finalizadas e módulos concluídos.

É POSSÍVEL CAPACITAR COM QUALIDADE, MESMO QUE REMOTAMENTE

Ao longo desta matéria, falamos repetidas vezes sobre a importância de um treinamento bem estruturado e como esse processo pode trazer bons frutos, tanto para a empresa quanto para o novo colaborador.

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm receios sobre a aprendizagem online e sua efetividade, estando presas a conceitos como: “o presencial será sempre melhor que o online”, por não terem tido boas experiências com o ensino a distância (EAD).

Esses conceitos, contudo, já estão caindo por terra, e os treinamentos online, quando bem planejados e estruturados, podem gerar resultados surpreendentes.

Com o distanciamento social, mais do que nunca o mundo fala sobre a transformação de processos para o online. E a educação corporativa não vai ficar de fora dessa.

Se você precisa transformar seu conteúdo em uma experiência de aprendizagem para o seu time, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ouvir sobre o seu projeto e em descobrir como podemos impulsioná-lo.


Deixar um comentário

Ir ao Topo