Início>Portfolio>ACADEMIA LEAN MRS
ACADEMIA LEAN MRS2020-09-16T15:48:58-03:00

ACADEMIA LEAN – A MRS INOVA NA PRODUTIVIDADE

E-learning com vídeoaulas e atividades interativas

O DESAFIO

Você já parou para pensar quantos recursos preciosos são desperdiçados nos processos diários de uma empresa no setor industrial? Agora, tente imaginar qual é o custo desse desperdício para a companhia a longo prazo. Um gasto muito grande, não é mesmo?

Produzir com qualidade, reduzindo ou eliminando o desperdício de recursos valiosos, é o objetivo de toda companhia. Pensando em otimizar os seus processos, com os desafios citados em foco, a MRS, operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, juntou-se à Target para desenvolver uma solução digital que fosse capaz de engajar as pessoas, disseminar o conhecimento e apresentar resultados no menor espaço de tempo possível.

ACADEMIA LEAN – O PROJETO

Para atingir esses objetivos, a MRS decidiu aplicar ao dia a dia da Diretoria de Engenharia e Manutenção a metodologia Lean, que consiste em agregar maior valor aos clientes, otimizando a utilização de recursos e eliminando os desperdícios no processo, ou seja, operar de forma enxuta e com mais qualidade. 

De acordo com Leonardo Schneider, da Gerência de Engenharia Industrial da MRS

O projeto Academia Lean foi idealizado com o objetivo de disseminar a Cultura de Excelência Operacional na empresa, visando quebrar o paradigma de que, para se ter produtividade, seria necessário abrir mão da segurança e da qualidade na manutenção dos nossos ativos. 

O treinamento nos possibilitou atingir esse objetivo, com abordagens direcionadas para o público-alvo, além de trazer, de forma estruturada, alguns novos conceitos de melhoria contínua e outros que já tínhamos aplicado na MRS através dos Projetos de Produtividade.” 

PESQUISA E COCRIAÇÃO

Unir nossa experiência em design instrucional a “caixa de ferramentas tecnológicas” que temos disponível com o conhecimento e a vivência de campo dos especialistas MRS, sem dúvidas, é um dos pontos-chaves do sucesso da metodologia.

O principal ponto nessa etapa é buscar a chave da conexão com os colaboradores através da personalização do treinamento. Essa personalização aumenta o engajamento do público-alvo justamente por se tratar de experiências reais, vivenciadas na prática. 

Após identificar essas experiências e, em cocriação, transformá-las em conteúdo, chegou o momento de decidir estrategicamente quais recursos digitais e metodologias de aprendizagem serão aplicados ao treinamento.

O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO DIGITAL

O treinamento foi criado em formato e-learning, o que encaixou perfeitamente com o objetivo de reduzir desperdícios e otimizar esforços, uma vez que esse recurso permite a capilaridade na distribuição, acesso facilitado pela internet, chegando, assim, ao maior número de colaboradores no menor espaço de tempo possível.

Ele foi dividido em três módulos, para que o conteúdo não ficasse extenso e cansativo,  e cada módulo conta com cases práticos e atividades interativas sucedidas de feedback, além da avaliação final.

RECURSOS QUE RETÊM A ATENÇÃO E GERAM APRENDIZAGEM

Ao definir os recursos a serem utilizados, é fundamental uma pesquisa criteriosa sobre o perfil do  público-alvo.

Telas interativas, navegação intuitiva, artes gráficas criativas e depoimentos dos colaboradores da MRS com dicas e comentários importantes sobre a mensagem-chave… tudo isso fez do treinamento uma experiência leve e dinâmica, na qual os colaboradores absorvem conhecimento sem se sentirem entediados.

Leonardo acrescenta que: “Estamos na fase de preparação dos gestores para que sejam agentes de mudança e disseminadores da Cultura de Excelência Operacional sugerida pela MRS. Nosso próximo passo é disponibilizar os módulos da Academia Lean para todos os níveis da Diretoria de Engenharia e Manutenção”.

Os feedback recebidos até o momento pelos colaboradores que fizeram parte da ‘aplicação piloto’ dos treinamentos nos dão a certeza de que colheremos bons frutos com essa nova forma de aprendizado que estamos trazendo nesse projeto da Academia Lean. O apoio da Diretoria de Engenharia de Manutenção e da Gerência Geral de Planejamento e Controle da Manutenção fez a diferença para que esse projeto se tornasse uma realidade e para que a Cultura de Excelência Operacional ganhasse a importância necessária.”.

Esse treinamento será utilizado no onboarding de novos funcionários e em reciclagens periódicas do atual quadro de pessoas da Diretoria de Engenharia e Manutenção da MRS.

NO CONTEXTO ATUAL

O momento é mais que propício para falar de produtividade e excelência operacional, e a MRS acertou ao investir na capacitação do seu time com a Academia Lean, que visa justamente ao ganho de produtividade e à diminuição do desperdício de recursos, o que, no cenário pelo qual estamos passando, é um objetivo extremamente valioso para qualquer companhia.

Ser assertivo nas ações é o que vai ajudar agora. Os treinamentos online têm tido cada vez mais procura, mas, se feitos sem planejamento e na correria, correm o sério risco de não atingir o objetivo principal, que é o de transmitir a mensagem de forma eficaz.

Com o distanciamento social e o home office, muitas empresas vão buscar soluções digitais para treinamento sem se atentar a etapas importantes do processo, como: estratégia, planejamento, objetivos e métricas. Sem isso, será só entretenimento. 

Se os resultados não forem efetivos e as pessoas não perceberem o real valor do aprendizado, é bem provável que, em próximas oportunidades, o engajamento será ainda menor. 

Treinamentos online bem planejados e implementados serão grandes aliados nesse momento. 

Vamos conversar sobre o seu projeto? Agora é a hora de transformar o seu conteúdo em uma experiência de aprendizagem efetiva. 

Converse com um especialista em treinamentos. Fale com a Target!


Deixar um comentário


Ir ao Topo