CASE VLI – AMBIENTAÇÃO DE ENCARREGADOS DE OBRAS

Blended Learning com vídeoaulas e atividades interativas

Vamos compartilhar um pouco do processo de produção deste Treinamento Multimídia realizado para a VLI, empresa parceira da Target em vários projetos. É um case que mostra bem a aplicação do Blended Learning, reunindo de forma complementar os recursos do treinamento presencial aos do treinamento digital.

Um dos maiores desafios desse projeto foi atender a um público terceirizado, que não tem contato direto com a cultura da empresa. Passar conceitos internos, e as boas práticas adotadas especificamente pela VLI, para pessoas com vivências bem diferentes em suas trajetórias profissionais.

Confira depoimentos dos próprios colaboradores da VLI sobre a implantação do Treinamento Multimídia de SSMA para Encarregados de Projetos de Capital:

O público desse treinamento, que são os Encarregados de Obras, exerce um papel de liderança para o qual é fundamental assimilar os valores da empresa. E são profissionais vindos de regiões diferentes do país, à frente de projetos distribuídos ao longo de unidades distintas da empresa.

Os objetivos de adequação da linguagem, compilação e padronização de um conteúdo extenso, foram alcançados graças à imersão no dia a dia de trabalho desses colaboradores. O trabalho de campo para mapear os principais riscos em cada atividade recorrente, em parceria com as equipes de Saúde e Segurança da VLI, possibilitou tirar procedimentos do papel e trazê-los para a prática, tornando os conceitos mais palpáveis.

Veja o vídeo com depoimentos

Recursos de vídeos e fotos foram amplamente utilizados para mostrar cada um dos tópicos pautados para o treinamento. Todas as captações foram realizadas em campo, em uma das maiores unidades em expansão da empresa – que reunia todos os procedimentos envolvendo os riscos mapeados.

O mais interessante, além dos cenários reais, foi contar com as participações dos próprios Encarregados, e suas equipes, nas demonstrações técnicas. Envolver os colaboradores é uma forma que realmente estimula o engajamento, tanto daqueles que participam diretamente da construção do treinamento, quanto daqueles que serão treinados a partir dele.

Ao longo de todo treinamento, videoaulas com apresentador em estúdio apresentam os conceitos, mostrados na prática com simulações em campo. E atividades interativas, mesclando fotos reais e ilustrações, reforçam e estimulam com exemplos o ato de pensar sobre cada uma das situações de risco.

A soma dos recursos digitais permite aos profissionais da VLI ministrarem treinamentos mais interessantes, estimulando a participação efetiva dos terceiros. Tudo guiado de forma objetiva, no tempo previamente estabelecido.

Veja o vídeo com depoimentos