Já imaginou viver em um mundo sem regras? Ou ainda, em um universo onde tudo o que conhecemos como errado é normal?

Essa foi a provocação escolhida para conduzir o Treinamento sobre Código de Conduta da empresa de logística de contêineres, Santos Brasil.

Um Game exclusivo que traz diferentes estímulos, desafios e atividades interativas durante a jornada de aprendizagem dos colaboradores.

Saiba mais sobre esse treinamento inovador:

Viajando entre dimensões

O objetivo principal do jogo é mostrar para os colaboradores a importância do Código de Conduta, e como sem ele, o dia a dia no trabalho pode ser prejudicado.

Assim que abre o jogo em seu celular, o jogador escolhe um avatar e é transportado para outra dimensão.

Durante a jornada nesse novo mundo, o jogador navega em primeira pessoa. Ao seu lado, ele conta com um Oráculo como guia, que carrega consigo a sabedoria do Código de Conduta da Santos Brasil.

Ao longo do game, o jogador é colocado frente a seis diferentes problemáticas que devem ser resolvidas.

O game traz as seguintes temáticas: assédio moral e sexual, corrupção, defesa da livre concorrência, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conflito de interesses.

Esses cenários apresentam ocorrências comuns no dia a dia de empresas que não têm um Código de Conduta bem implementado.

A cada cenário, o jogador é desafiado pelo Oráculo a refletir sobre a melhor atitude a ser tomada, seja para evitar ou para resolver a situação.

O Oráculo apresenta dicas para resolver esses problemas, como agir ou onde buscar ajuda.

Para seguir adiante, é necessário resolver um enigma, ou desafio, tudo com muita interatividade!

 Certo ou errado, eis a questão

Para que os colaboradores tenham uma resposta às formas como escolheram resolver os problemas, ao final de cada situação, recebem um feedback do Oráculo:.

• Resposta certa: é apresentado um vídeo de animação com a conclusão do raciocínio. O vídeo retoma os ensinamentos, reforçando os pontos trabalhados.

• Resposta errada: o jogador pode retornar para o cenário e refletir mais sobre a situação, receber mais dicas do Oráculo e uma nova chancede resolver o problema.

As situações foram criadas a partir da seguinte lógica: apresentação da situação, dica do Oráculo, resolução do problema e vídeo de feedback.

A representatividade como premissa

Desde o começo das conversas entre a Target Multimídia e a Santos Brasil, a preocupação foi trabalhar diferentes características dos personagens.

Para isso, foram criados quatro personagens humanos como alternativas de avatares.

Para fugir de estereótipos, todos os avatares usam a mesma roupa, ressaltando que as regras do Código de Conduta são para todos, independentemente do gênero, raça, hierarquia ou função.

O Oráculo foi representado por um homem negro, mais velho, de dreads na cabeça, com roupas coloridas, remetendo aos contos de fantasia.

Toda a composição das telas e cenários representa ambientes diversos, no que diz respeito às etnias, cores, roupas e gêneros.

Outro ponto importante foi contemplar mulheres em posições de liderança nas cenas, sempre com o cuidado de não estigmatizar nenhum cargo ou função.

A jornada para chegar ao resultado esperado do Game Código de Conduta

O gerenciamento do projeto foi uma experiência à parte, já que a Target ficou responsável pelo alinhamento entre os diferentes setores da Santos Brasil, entre briefings e aprovações.

Se por um lado a empresa já chegou até nós com o objetivo de criar um treinamento gamificado, por outro, a narrativa sugerida precisou passar por algumas adaptações.

Em um trabalho feito a quatro mãos, identificamos juntos o caminho mais assertivo para engajar o público-alvo e conquistar os resultados esperados.

Criamos uma abordagem lúdica e fantasiosa, garantindo um tom de leveza, sem perder a seriedade do tema.

O desafio fora do Game

Tal qual o jogador, nossa equipe também precisou superar barreiras durante a criação do Game.

Geralmente, esse tema é bastante denso e requer muita atenção. Então, precisamos criar abordagens dinâmicas, sem abrir mão da profundidade.

Nosso primeiro passo foi estudar o Código de Conduta da Santos Brasil e utilizar todo o conhecimento que temos sobre o tema, aplicado em empresas de logística.

Depois, juntamente a equipe da empresa, levantamos as situações mais representativas para ser apresentadas, entendendo as prioridades e especificidades do universo Santos Brasil.

Uma virada de chave essencial para a assertividade nos treinamentos


Antes da criação do Game de Código de Conduta, o tema era tratado internamente em treinamentos corporativos básicos, utilizando vídeos institucionais.

Não existia uma trilha personalizada que ampliasse a importância do assunto.

Todo esse cenário levava a uma baixa aderência aos treinamentos pela equipe, que demandava atividades ágeis e assertivas, já que suas rotinas são difíceis de serem conciliadas com treinamentos densos e demorados.

A partir de uma divulgação intensa, por meio de cards em diferentes canais de comunicação e uma réplica do Oráculo com o QR Code para fazer o download, a adesão ao Game Código de Conduta foi certeira.

E a alternativa, que foi inicialmente pensada apenas para o público Operacional, foi rapidamente estendida para todos os colaboradores da Santos Brasil.

Afinal, o universo do Código de Conduta é para todos.

Encontrando um Oráculo

E aí, sua empresa também oferece treinamentos de Código de Conduta?

Que tal reformular essa jornada de forma lúdica e assertiva para conquistar ótimos resultados de engajamento e aprendizagem?

Os treinamentos em formato de games podem ser a solução por aí também.

A Target Multimídia pode ser o seu oráculo no caminho em busca de treinamentos dinâmicos e personalizados. Converse conosco e saiba como podemos te guiar e apoiar neste desafio.

Acompanhe no Instagram e conheça mais sobre o jeito Target.