Início>Portfolio>Programa de Educação Continuada VLI
Programa de Educação Continuada VLI2021-08-19T10:59:36-03:00

ESCOLA TÉCNICA VLI: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA LIDERANÇAS

OS DESAFIOS

A VLI tinha o desafio de criar treinamentos para desenvolver suas novas lideranças em unidades de Portos e Terminais. Ambientes com características particulares muito diversas e pouco conhecidas por esses profissionais.

O público é formado por especialistas em diferentes áreas. Por isso, precisaria ser nivelado e ambientado rapidamente, com a visão geral completa das principais áreas críticas das unidades, no menor tempo.

Aos poucos, deveria também conquistar o domínio necessário para se tornar multiplicador interno desse conhecimento. O objetivo é que os líderes somem forças para garantir o funcionamento de 9 processos definidos como vitais para as operações.

game-cba

Nosso maior desafio foi proporcionar experiências de aprendizagem evolutivas aos líderes dentro do mesmo Programa.

Entregar conteúdos técnicos de forma abrangente e oferecer uma oportunidade de construção participativa das habilidades para tomar decisões estratégicas nas unidades.

Para isso, desenvolvemos um Programa de Educação Continuada, dividido em quatro fases: Nivelamento, Aprendizado, Interação e Protagonismo.

Cada módulo usa ferramentas e recursos de acordo com os estágios de maturidade dos líderes em relação aos 9 temas.

game-cba

O PROJETO

O projeto foi desenvolvido em período de pandemia, o que inviabilizou encontros presenciais para reuniões e visitas às unidades.

Assim, todo o processo foi realizado online, de forma colaborativa. Os especialistas de cada área atuaram em campo para produzir vídeos e fotografias.

As imagens feitas nas unidades de Portos e Terminais foram fundamentais para passar a perspectiva real dessas plantas aos novos líderes.

Os especialistas também abasteceram o projeto com todas as informações técnicas necessárias. A Target organizou e filtrou os pontos de atenção para reproduzir os cenários críticos de cada processo.

educação continuada target vli
educação continuada target vli

O Programa Escola Técnica VLI conta com uma diversidade incrível de ferramentas de ensino, distribuídas em um cronograma estratégico.

Utiliza o conceito de Sala de Aula invertida para promover a autonomia e a visão sistêmica dos novos líderes.

Reúne E-learning, OnePages, Apresentações em Power Point, Podcasts e Vídeos produzidos pelos próprios colaboradores.

educação continuada target vli
educação continuada target vli

O Programa começa com o E-learning de cursos introdutórios para nivelamento dos 9 temas. Um autotreinamento disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com livre acesso.

Conteúdos técnicos, definidos como essenciais, preparam os novos líderes para interagir com os professores (colaboradores especialistas em cada tema). Objetivos: ampliar o repertório e a visão geral desses colaboradores sobre as operações críticas nos Portos e Terminais da VLI.

Em seguida, são disponibilizadas as OnePages com os resumos sobre cada um dos 9 temas. Esse material, por sua vez, serve como apoio para guiar “alunos” e “professores” durante a próxima fase do Programa.

educação continuada target vli

Aulas interativas online, em tempo real, criam conexões com os conteúdos do E-learnig e OnePages, por meio de situações rotineiras nas unidades.

A Target também atuou junto com os especialistas da VLI para construir as Apresentações em Power Point usadas durante as aulas.

Cada facilitador trouxe sua experiência profissional e análises de casos reais e desafios para resoluções conjuntas.

Já em um estágio avançado de maturidade sobre os temas, os líderes “alunos” assumem o protagonismo do Programa de Educação Continuada para Lideranças da Escola Técnica VLI.

Nas próximas fases, participam em PodCasts e Vídeos registrando suas práticas em campo relacionadas aos 9 temas.

Cada líder traz novas informações e reflexões ao identificar problemas na unidade onde trabalha. Analisa causas e propõe ações corretivas.

educação continuada target vli
educação continuada target vli

A habilidade de lidar com ideias e conceitos abstratos, diagnosticar ambientes e tomar decisões complexas é desenvolvida com mais conhecimento sobre a empresa.

Nesse projeto, reunimos os processos mais críticos dos Portos e Terminais da VLI em um Programa de Educação Continuada totalmente personalizado e participativo.

Usamos soluções, metodologias, recursos e ferramentas diversificadas em cada fase do programa de ensino. Tudo adaptado para ser 100% online.

E você, também quer inovar com a Educação Corporativa? Fale com a gente! Podemos transformar o seu conteúdo em um treinamento que realmente traga resultados.


Deixar um comentário

Ir ao Topo