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Conheça nossas metodologias de ensino para transformar seus treinamentos2021-05-03T16:15:27-03:00

Project Description

Conheça nossas metodologias de ensino para transformar seus treinamentos

Um dos diferenciais da Target é dominar diferentes metodologias de ensino e colocá-las de forma combinadas à disposição de cada projeto. Começamos com o diagnóstico do contexto da Empresa, ao lado dos profissionais designados para contratar o projeto dentro da corporação. O diagnóstico é o principal guia para prescrever o mix de metodologias mais adequado ao desafio.

Entendemos por contexto, o conjunto de fatores formado por:
1) Nível de maturidade em Educação Corporativa da Empresa (e dos profissionais envolvidos no desenvolvimento e implantação do projeto);
2) Materiais de base pré-existentes sobre o projeto em questão;
3) Discursos que já estão sendo disseminados na Empresa.

Quando entregamos soluções digitais incríveis para treinar e desenvolver pessoas, sabemos que o resultado da aprendizagem dependerá, ainda, da performance das lideranças internas. Para isso, trabalhamos com metodologias ativas e combinadas, escolhidas para engajar a cadeia completa de profissionais: fontes de conhecimento, líderes, multiplicadores e aprendizes.

O que são metodologias de ensino ativas?

As metodologias ativas propõem que o aluno seja o protagonista da sua própria aprendizagem. Ele participa ativamente da jornada educativa, ajudando a construir o conhecimento, seja em aulas presenciais, modelos EAD ou híbridos, a aprendizagem ativa sempre reflete positivamente na retenção das informações.

Pesquisas comparativas mostram os resultados desse tipo de aprendizagem, especialmente para adultos. Um estudo da +A Educação, por meio da Universidade Harvard, mostrou que alunos convidados a participarem em metodologias ativas aprenderam cerca de 9% mais do que aqueles que receberam apenas exposições de conteúdo.

Entre as principais metodologias ativas que usamos e combinadas entre elas, destacamos:

Modelo ADDIE

Considerado um guia para a gestão de projetos educacionais, esse modelo tem como premissa 5 etapas de desenvolvimento: Analyze (Análise), Design, Develop (Desenvolvimento), Implement (Implementação) e Evaluate (Avaliação). Elas podem ser intercaladas de acordo com a realidade do projeto, sem, necessariamente, uma progressão linear entre as etapas. Esse é um método de elaboração de experiências que ajudam a tornar o processo de aprendizado mais eficaz e atraente.

Taxonomia de Bloom

Também conhecida como “Taxonomia dos Objetivos Educacionais”, apresenta uma organização hierárquica de metas de aprendizagem baseadas em três domínios: Cognitivo (aprendizagem intelectual), Afetivo (reconhecimento de valores) e Psicomotor (habilidades executivas). Permite acompanhar o desempenho de cada pessoa com base nos objetivos escolhidos, do mais simples, ao mais complexo.

Andragogia

Metodologia voltada para o ensino de adultos, baseada na experiência prática, autoconhecimento e automotivação. Tem aplicação nos âmbitos corporativo, pessoal, social e político. Trabalha com informações palpáveis, aplicáveis ao dia a dia, para promover um aprendizado mais consciente, real e efetivo. A orientação da aprendizagem para adultos é focada na vida, nos problemas reais que eles vivenciam.

Sala de aula invertida

O aluno toma as rédeas do processo de aprendizagem. Esse método propõe a inversão da lógica de ensino tradicional, com o aluno fazendo a internalização dos conceitos antes de aula. Cada aprendiz recebe metas e responsabilidades para a construção coletiva de conhecimento. O tempo compartilhado entre as pessoas não deve ser usado para explicar conceitos e sim para realizar atividades práticas, como resolução de problemas e construção de projetos.

O papel das etapas de diagnóstico e pesquisa para construir programas de treinamento inteligentes

Imergir no ambiente da Empresa é decisivo para sermos assertivos ao sugerir estímulos específicos para os diferentes públicos de cada treinamento. O plano executivo é sempre o mais rico e completo possível diante do contexto, aplicando a melhor combinação entre as diferentes metodologias de ensino.

Para facilitar essa visão, trouxemos hoje um pouco sobre 8 passos fundamentais do nosso fluxograma estratégico, que os clientes recebem logo no início do projeto. São etapas bem marcadas, com prazos e metas definidos durante o entendimento da demanda.

Metodologias de ensino

1- Captação e entendimento da Demanda/Briefing

Quando uma necessidade de treinamento corporativo chega até nós, na maior parte das vezes, precisamos fazer uma reunião de entendimento, unido as visões das duas equipes: Cliente e Target.

Esses olhares complementares nos fazem enxergar, desde o início, o que está além das metas resumidas nos primeiros contatos, ainda comerciais, entre Target e o Cliente. Essa é a hora para entender de verdade quais serão os principais desafios de aprendizagem ao trabalharmos o conteúdo em questão.

2- Recebimento de materiais disponíveis

O recebimento dos materiais de base, vindos do Cliente, é uma etapa fundamental para analisarmos quais ferramentas a Empresa usa hoje, aquelas que já foram testadas em outros momentos e como foram as adaptações ao longo dos anos.

Conhecer o histórico de Treinamento e Desenvolvimento da Empresa, entender quem são as lideranças atuantes e em quais setores elas atuam nos coloca no centro dos desafios. Uma visão panorâmica que permite tocar o contexto de forma mais próxima.

metodologias de ensino
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3- Análise dos materiais e elaboração do projeto técnico comercial

Após a reunião de briefing e conhecimento dos materiais de base, elaboramos o projeto técnico junto com o Cliente. Esse documento traz o escopo geral do treinamento, em dados como os perfis dos públicos internos, tempo de duração do treinamento, formas de entrega, modelo de implantação, ferramentas e recursos previstos.

Nessa etapa, apresentamos o mix de metodologias de ensino que enxergamos para o projeto, traçamos os caminhos possíveis e compatibilizamos com as previsões orçamentárias da Empresa. No final, temos um orçamento construído a quatro mãos.

4- Reunião de kick off para alinhamentos técnicos

Assim que o projeto técnico é definido, chega a hora de compartilhar os desafios com toda a equipe da Target. Promovemos uma reunião dos nossos especialistas mais experientes para analisar o planejamento e trazer seus insights.

Juntos, entendemos quais pontas precisarão ser amarradas para que o ensino seja o mais contextualizado e personalizado possível. E não medimos esforços para tornar o treinamento lógico, coerente e próximo. Tudo para que faça sentido e provoque engajamento real nas pessoas envolvidas.

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5- Disponibilização de material complementar

É claro que nós saímos da etapa de kick off com respostas, mas também com muitas perguntas. Para manter o alinhamento total com a cultura da Empresa, solicitamos ao Cliente outras informações sobre o negócio que poderão dar a liga que o projeto precisa.

Além de documentos complementes, é possível que a gente precise agendar uma visita técnica, ou mesmo uma segunda conversa com os responsáveis pelo projeto do Cliente, envolvendo agora também a equipe de desenvolvimento da Target.

6- Definição e detalhamento da estrutura geral do conteúdo e criação do cronograma

Agora já podemos traçar as tarefas detalhadas para desenvolver o projeto, com datas, agendamentos, responsáveis, locais, recursos e logística. O detalhamento da estrutura geral é feito considerando o prazo para entrega e implantação acertados no briefing inicial.

metodologias de ensino
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7- Estudo, desenvolvimento e organização didática do conteúdo

Metodologias de ensino a serviço do conteúdo do treinamento! Aqui começamos a desenhar a narrativa geral do projeto, reunir os tópicos da história que queremos contar. Também já é possível entender a forma como cada um desses tópicos será abordado, a quantidade de informações necessárias para explicá-los e os recursos mais impactantes nos momentos chave do processo de aprendizagem.

Detalhamos toda a dinâmica do treinamento, personagens, vozes, elementos audiovisuais, tecnologias aplicadas, pontos de atenção, espaços interativos, contextos de recepção de informações e da participação ativa dos profissionais do Cliente para a construção conjunta de conhecimento prático.

8- Produção do StoryBoard e PIV

O StotyBoard é o documento técnico que concretiza os mínimos detalhes do que será visto pelos aprendizes ao longo do treinamento. Explica os esquemas interativos, o passo a passo de navegação e apresenta o texto final que estará contido no conteúdo.

A Programação de Identidade Visual (PIV) é criada exclusivamente para o projeto, com base na identidade visual prévia e instruções de branding da Empresa. Nela, consolidamos um resumo dos principais elementos gráficos, imagens e recursos estéticos que serão usados para apresentar cada tipo de informação.

metodologias de ensino

Após a validação de todas essas etapas de planejamento, pesquisa, estudos e definições das metodologias de ensino, ferramentas e recursos, partimos, bem embasados, para o desenvolvimento do treinamento.

Com isso, ganhamos tempo de produção e minimizados erros e retrabalhos. Garantimos também o engajamento de todos os responsáveis pelo projeto dentro da Empresa e a confiança do time no sucesso do trabalho.

Entregas de treinamentos com metodologias de ensino combinadas 

O produto rascunhado no StoryBoard contém todas as metodologias aplicadas ao treinamento. A diversidade de técnicas permite aos treinandos e treinadores cumprirem todas as etapas de aprendizagem: compreender, interpretar, interagir e contribuir com informações.

A entrega e a implantação do treinamento dentro da empresa são fundamentais para coroar o sucesso do projeto. Por isso, também fazemos isso de forma estratégica, entregando a metodologia de uso e aplicação na rotina corporativa.

Esse é o jeito Target de contribuir para a evolução da Educação Corporativa no Brasil. Aproveite para conhecer cases reais de projetos feitos por nós, que estão disponíveis aqui no site.

Até a próxima!


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