CASE VOTORANTIM R&S – TREINAMENTO DE
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA GESTORES

A Votorantim Metais, atual Nexa Resources, desenvolveu um e-learning personalizado para o seu novo treinamento de Recrutamento e Seleção para gestores. E nós vamos compartilhar com você os principais desafios e ganhos desse projeto.

Você tem noção do custo de uma contratação mal sucedida? Contratar um profissional com o perfil inadequado, além de muitos desconfortos, implica em vários custos para a empresa, diretos e indiretos.

A cada ano, podemos contabilizar prejuízos equivalentes a três vezes o salário de cada profissional desligado. Sem contar os gastos extras com novos processos de seleção, contratação e treinamento de um novo colaborador substituto.

Um bom treinamento de Recrutamento e Seleção para gestores pode ser a chave para minimizar impactos assim na sua empresa. Confira um pouco do desenvolvimento desse projeto e reflita sobre os seus processos de capacitação.

Nosso primeiro desafio nesse projeto foi entender o público com quem o e-learning dialoga.

São gestores de equipes com diversas faixas etárias e níveis diferentes de experiência, mas uma missão em comum: criar e coordenar grupos de colaboradores de alta performance.

Para isso, precisam desenvolver suas habilidades para serem capazes de incentivar e reter talentos, tornando-se lideranças inspiradoras.

Em seguida, estudamos os materiais base para o conteúdo junto à equipe responsável pelo treinamento e iniciamos uma imersão com os técnicos da Votorantim Metais para entender todas as nuances e especificidades do curso.

Compilamos e correlacionamos informações extensas, pulverizadas em documentos diferentes.

Depois, agrupamos por microtemas, já avaliando qual recurso melhor se adequa didaticamente a cada assunto abordado.

Turnover, imagem no mercado, entre outros custos, diretos e indiretos, também foram abordados.

Além da metodologia de trabalho a ser aplicada em processos de contratação, integração e desligamentos, o treinamento mostrou também aos gestores os impactos dessas variáveis no dia a dia do trabalho.

Trouxe dados sobre o tempo médio de solicitação e abertura da vaga, processos seletivos e adaptação à empresa para início efetivo do novo colaborador.

Além de amarrar, ordenar e contar uma história, prevendo pausas e exercícios, nosso trabalho foi ajudar a dividir o novo treinamento de Recrutamento e Seleção para gestores em módulos.

E adequá-los ao tempo médio de treinamento, por dia, que os gestores poderiam se dedicar ao novo aprendizado.

Assim, amparando-nos em metodologias de Andragogia e Mocrolearning, foi possível reunir o máximo de informações relevantes, de forma objetiva, a cada módulo.

A solução de e-learning personalizado para a Votorantim Metais contou com recursos como: vídeoaulas, infográficos animados, locuções e atividades interativas para fixação dos conteúdos.

Os temas mais complexos foram simulados com jogos para exercitar tomadas de decisão mais assertivas.

Ao final de cada capítulo, foram propostas avaliações com questões valendo pontos, para inserção em um certificado ao final do treinamento.

Seguimos comprovando, a cada novo projeto de Educação Corporativa, que as pessoas conseguem desempenhar melhor as suas funções quando recebem instruções claras e bem definidas.

Por isso, valorizamos a responsabilidade de criar, em parceria com as empresas, materiais que realmente contribuam com os desafios internos. Temas como treinamento de Recrutamento e Seleção para gestores, que impactam tanto no dia a dia das corporações, nos permitem colaborar com os objetivos do negócio.

Se a sua empresa também deseja melhorar processos internos como esse, entre em contato com os nossos especialistas. Teremos prazer em compreender as necessidades do seu projeto e desenhar a melhor solução para você.