Com um mercado cada vez mais competitivo, estratégias que contribuam para melhorar performance e qualidade passam a ser foco não só das áreas de produção como também do RH.

Um dessas estratégias pode ser a implantação de Universidades Corporativas, que consiste em uma instituição interna, feita para desenvolver e capacitar colaboradores. Com conteúdos sintonizados nas atividades do dia a dia, é possível treinar habilidades técnicas ou comportamentais.

Como é aplicada a Universidade Corporativa?

Para iniciar a implantação de uma Universidade Corporativa em sua empresa, é necessário saber, em primeiro lugar, se existe esta necessidade. Em alguns casos, oferecer treinamentos isolados pode preencher algumas lacunas. No entanto, quando há a necessidade de um grande volume de capacitação, uma Universidade Corporativa pode ser mais indicada.

Caso você perceba que é esse o caso, então comece o quanto antes a realizar o planejamento do projeto. Identifique e priorize as suas necessidades. É a partir delas que você poderá definir os objetivos.

Os recursos a serem implantados podem ser os mais diversos e com diferentes finalidades. Para aumentar o padrão de qualidade de entrega de um determinado trabalho, por exemplo, que tal desenvolver um game? A gamificação pode ser a solução ideal para conteúdos que já apresentam fases e etapas a serem cumpridas.

Também é possível realizar treinamentos que facilitem os processos de integração de novos colaboradores, que contribuem para a compreensão sobre a cultura corporativa. Afinal, estar atento aos processos de contratação significa economizar muito com turnover.

Depois de definir quais serão os primeiros objetivos da sua Universidade Corporativa, e quais as trilhas de aprendizagem a serem desenvolvidas, é hora de pensar em quando, onde e como serão implementadas. Serão online, no formato E-learning, ou presencial? As duas formas? Para o presencial, existe alguma solução digital que vai além do bom e velho Power Point? (sim, existe 😊)

Em geral, os treinamentos da Universidade Corporativa apresentam testes de conhecimentos, assim como nas universidades tradicionais. Então um passo importante será pensar em formas efetivas de medir a aprendizagem.

Lembre-se de que em uma empresa, você pode criar as suas próprias metodologias de avaliação, sem depender da aprovação de leis e órgãos educacionais. Então, que tal inovar e criar formas mais atraentes que um simples teste de múltipla escolha?

Quais as vantagens da Universidade Corporativa?

Além de possibilitar o foco nas necessidades específicas de processos distintos da empresa, a Universidade Corporativa apresenta outras vantagens.

Um dos principais benefícios de desenvolver um projeto como esse é, certamente, o fortalecimento da cultura corporativa. Por consequência, essa consolidação de identidade fortalece a empresa também como marca.

Tudo o que acontece na empresa, internamente, impacta na visão que o mercado tem sobre ela. Na prática, isso significa que colaboradores, clientes, concorrentes e fornecedores terão uma imagem mais positiva da sua empresa.

Além disso, Universidades Corporativas ajudam a estimular a competitividade saudável dentro da empresa. Alguns colaboradores passam a sentir a necessidade de superar seus colegas no andamento dos treinamentos. E todos só têm a ganhar com o conhecimento adquirido, colaboradores e empresa.

Uma Universidade Corporativa ajuda a empresa a atingir objetivos palpáveis, mas, especialmente, a reter e desenvolver talentos, incentivando o aprendizado, a participação e a contribuição das pessoas.

Projetos eficazes contribuem também para suprir uma necessidade do mercado de formar profissionais de fato preparados para as rotinas do dia a dia. Não apenas mais preparados, mas também mais engajados.

Por que optar por uma Universidade Corporativa Digital?

A Universidade Corporativa Digital apresenta muitos ganhos. Os principais são a disponibilidade e economia. São eliminados os gastos com transporte, e não será necessário envolver especialistas para ministrar aulas – já que estas podem ser gravadas, padronizadas e disponibilizadas também de outras formas.

Além de logística, economiza-se também tempo, proporcionando flexibilidade de horários para os colaboradores em treinamento.

Quais são os passos após a implementação?

Depois de implementar a Universidade Corporativa na sua empresa, é preciso analisar as métricas estabelecidas para entender quais resultados práticos a metodologia está trazendo.

Nutrir e atualizar os conteúdos disponíveis neste ambiente é tão importante quanto monitorar a evolução, dúvidas e contribuições dos colaboradores em treinamento. Afinal, otimizações e melhorias devem ser passos permanentes em todos os projetos.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento corporativo entre em contato com a gente. Teremos prazer em estudar a necessidade da sua empresa.