>>>Educação corporativa: como desenvolver e capacitar colaboradores

Educação corporativa: como desenvolver e capacitar colaboradores

A educação corporativa é uma metodologia que tem como objetivo principal o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores nas empresas. Ela usa de diferentes ferramentas, como treinamentos (online ou não), dinâmicas em grupo, universidades corporativas etc.

Com ela, os profissionais de todos os níveis da empresa podem desenvolver habilidades comportamentais, interpessoais e técnicas, de acordo com a cultura corporativa da organização.

Como começar a implementar a educação corporativa

Antes de implementar a educação corporativa, você deve avaliar qual o seu objetivo com ela. Além disso, você deve analisar sua empresa, para então se certificar de quais são as melhorias que precisam ser realizadas.

Excelentes profissionais muitas vezes têm dificuldades em determinadas áreas, e você deve identificá-las. Alguns exemplos de habilidades que precisam ser desenvolvidas são liderança, colaboracionismo e organização.

Além disso, há ainda as competências técnicas (diretamente ligadas a cada função), e aquelas relacionadas aos processos e à cultura da empresa como um todo.

Vantagens práticas da educação corporativa

Há diferentes vantagens práticas na implementação da educação corporativa em sua empresa.

Aumento na qualidade do trabalho

Em primeiro lugar, a evidente melhoria na qualidade do trabalho. Esse aperfeiçoamento vem do aprendizado em si, da maior autoconfiança dos colaboradores em executar as tarefas, e de outras habilidades assimiladas no processo.

Diminuição da rotatividade

Além disso, quando os colaboradores recebem capacitação, eles se sentem mais valorizados, e isso diminui a rotatividade na empresa. Assim, você mantém os melhores colaboradores e ainda economiza com demissões e contratações.

Cultura corporativa fortalecida

Os profissionais também absorvem melhor a cultura corporativa, e assim se sentem mais conectados à empresa. Com a valorização dos profissionais e uma cultura corporativa clara para eles, você deve também atrair novos bons talentos, já que o que acontece dentro da empresa deve ser disseminado para fora dela.

Promoção da inovação

Dentre outras consequências positivas, a educação corporativa também promove a inovação. Isso porque os colaboradores que conhecem e se conectam mais à empresa se sentem mais aptos a sugerir novas soluções e mudanças.

A educação corporativa EAD

O EAD (ensino à distância) tem sido uma tendência em diversas áreas, e isso também se aplica à educação corporativa. Ela representa diversas vantagens em relação aos outros formatos de ensino.

Flexibilidade de horários

Um dos principais benefícios da educação corporativa EAD é o fato da plataforma poder ser acessada em horários mais flexíveis. Isso facilita a rotina de profissionais que trabalham fora do horário comercial, e faz com que possíveis imprevistos não impeçam o treinamento.

Parametrização de resultados

Além disso, o EAD é parametrizável. Ou seja, é possível medir resultados mais facilmente. Você pode realizar provas online, a fim de testar os conhecimentos dos usuários.

Economia de tempo e dinheiro

Outra vantagem da educação corporativa EAD é que ela é muito mais econômica em relação à presencial. Isso porque na educação corporativa presencial, geralmente há custos com transporte, especialistas, produção e logística. No EAD, alguns desses custos permanecem, mas são bastante reduzidos.

Há ainda a economia de tempo na educação corporativa EAD, pois não é necessário despender horas de trabalho em deslocamento e produção. No EAD, é praticada a máxima de que ”tempo é dinheiro.” Assim, ele representa também um maior custo benefício.

Feito para o colaborador

A educação corporativa EAD é também feita com foco no aluno. Assim, os treinamentos nas plataformas digitais são fáceis de utilizar. O colaborador pode realizá-los em seu tempo, podendo voltar a alguma lição anterior que não compreendeu bem.

No caso de treinamentos em vídeo, por exemplo, ele pode pausar quando necessário, ou ainda voltar alguns segundos, ou minutos, para ver novamente alguma parte.

Assim, o aluno se sente no controle de seu próprio aprendizado e estimulado a aprender mais.

O que fazer após a implementação

Depois de implementados treinamentos de educação corporativa, você deve começar a medir os resultados obtidos. Isso implica em verificar se os objetivos do início (como produtividade, qualidade de trabalho etc) estão sendo cumpridos.

Além disso, você não pode parar. Continue aplicando a educação corporativa continuamente, tanto para novos quanto para antigos colaboradores.

Caso surjam novas necessidades, você deve criar também novos treinamentos. Dessa forma, o crescimento do seu negócio ocorrerá de forma orgânica.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre Educação Corporativa entre em contato com a gente. Teremos prazer em estudar a necessidade da sua empresa.

2018-12-21T17:35:56+00:00janeiro 16th, 2019|Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário