O termo LIFOW foi criado pelo por Josh Bersin, em 2018, e vem da expressão em inglês Learning In the Flow of Work. Ou seja, faz referência ao aprendizado informal durante a rotina de trabalho.

Informal não significa “de qualquer jeito”, mas sim a possibilidade de desenvolver habilidades no exato momento em que elas são necessárias, de maneira autônoma e independente.

É preciso oferecer às pessoas os recursos básicos para que esse movimento aconteça. E, assim, construir um ambiente que favoreça a cultura de aprendizagem, o desenvolvimento e a inovação.

Continue acompanhando esse artigo para entender mais como implementar a aprendizagem no fluxo de trabalho e quais são os benefícios dessa prática.

Do macro para o micro: a diferença entre Lifewide e LIFOW learning

A noção de Lifewide learning é uma evolução do conceito de Lifelong learning, e considera que o ensino pode acontecer em diferentes espaços, simultaneamente.

Então, mais do que aprender o tempo todo, é aprender em qualquer lugar. É o aprendizado através da vida de um indivíduo, inserido na rotina e nas atividades gerais do dia.

Já quando falamos em LIFOW, consideramos o ambiente de trabalho como o lugar para adquirir conhecimento e aprimorar habilidades.

Ou seja, a diferença entre as duas noções é prática: enquanto a primeira abrange diferentes aspectos da vida, a segunda se refere ao fato de aprender coisas novas durante o exercício de tarefas no ambiente corporativo.

LIFOW e a importância de aprender no fluxo de trabalho

Pesquisas recentes apontam que as pessoas não têm tempo suficiente para investir em Treinamento e Desenvolvimento profissional.

E para oferecer agilidade e acessibilidade, os desenvolvedores de talentos dependem cada vez mais das soluções digitais de aprendizagem.

Somado ao ganho de tempo, 58% dos profissionais desejam aprender no seu próprio ritmo e 49% gostariam de aprender durante o expediente, pois acreditam que isso otimiza o processo.

Essas pessoas não estão erradas: além da aplicabilidade direta do conhecimento, o ganho de tempo é um dos principais benefícios da aprendizagem no fluxo de trabalho.

Maior produtividade

Com a facilidade de aprender e pesquisar a qualquer momento, e em qualquer lugar, hoje conseguimos encontrar rapidamente soluções para os obstáculos que enfrentamos.

Seja aprender uma habilidade para continuar uma ação, ou entender como dar continuidade no fluxo das atividades, há sempre uma dica disponível na internet.

Ter acesso à uma base de conhecimento, com curadoria própria da empresa, durante a rotina de trabalho reduz o tempo de pesquisa em até 35%. Ele pode então ser investido em outras tarefas, aumentando a produtividade.

Avaliação precisa das habilidades

Com a possibilidade de aprender e praticar, simultaneamente, é possível avaliar com mais precisão a taxa de aplicação do conhecimento adquirido.

Assim, percebemos com mais facilidade se há necessidade de implementar melhorias nos treinamentos e materiais disponíveis.

LIFOW e o fortalecimento da cultura de aprendizagem

Ao enxergar as atividades do dia a dia como oportunidades de aprimorar habilidades, e de trocar conhecimento, começamos a desenvolver uma cultura de aprendizagem.

É interessante perceber que a cultura não deve ser imposta e exigida, mas sim propagada naturalmente através de ações que fazem parte da rotina.

E é justamente isso o que acontece quando aprendemos enquanto praticamos: um desenvolvimento contínuo e natural, sem grandes quebras na rotina.

Aprendizagem objetiva

Em cada empresa há sempre uma quantidade enorme de informações e dados a serem passados e estudados. E, por isso, não há como todos saberem tudo.

Neste sentido, disponibilizar diferentes materiais e pontos de acesso diminui os riscos de erros e incentiva a busca por soluções precisas.

A ideia é que se consiga pesquisar, perguntar e aprender exatamente aquilo que se deseja, na hora em que se precisa e de forma correta. Ainda, que não se gaste tempo estudando conteúdos que não serão úteis no momento.

Como aplicar a aprendizagem no fluxo de trabalho

Quando idealizou a noção do conceito, Bersin indicou uma metodologia que insere “pílulas de conhecimento” durante a jornada de trabalho. A ideia era oferecer no máximo 4 minutos de aprendizagem por dia para as pessoas.

Então, ainda que existam habilidades e assuntos que exijam mais tempo de estudo – nestes casos treinamentos personalizados são ideais – o LIFOW prevê apenas a quantidade mínima de informações necessárias para executar efetivamente as mais variadas tarefas.

A orientação serve para guiar o colaborador através de um passo a passo, por exemplo, ou fornecer uma explicação precisa para uma tomada de decisão mais segura.

Vale a pena apostar em vídeos e animações, narrações, simulações e diferentes formatos de entrega de treinamentos. O importante é que sejam sempre envolventes e estimulantes. Investir na interatividade é fundamental para isso.

Estratégias para tornar o LIFOW uma realidade

  • Implemente o mobile learning: os dispositivos móveis permitem que as pessoas façam consultas e pesquisas a qualquer hora.
  • Vídeos interativos e informativos: eles facilitam a absorção de conhecimento no trabalho e servem como suportes para atividades.
  • Faça uma boa curadoria de conteúdo: para ter o efeito esperado, os conteúdos disponibilizados precisam fazer sentido e corresponder à realidade de trabalho das pessoas.
  • Materiais de qualidade: independentemente do tipo de treinamento ou recurso disponibilizado, a qualidade será fundamental para as pessoas terem interesse real em fazer consultas.
  • Aposte em espaços online: o desenvolvimento de ambientes online, através de uma plataforma LMS, promove a aprendizagem e auxilia na gestão do ensino.

Construir e fortalecer a cultura de aprendizagem é uma das melhores ações que você pode fazer pelo bem da sua organização. E o LIFOW é um dos caminhos para isso.

A Target é a parceira certa para você durante esse processo. Estamos preparados para entender suas demandas e criar soluções inovadoras para treinamentos exclusivos.