A falta de uma estratégia de desenvolvimento e plano de carreira está entre os sete principais motivos de turnover nas empresas. Isso nos mostra que investir em Treinamento & Desenvolvimento é uma premissa competitiva para garantir a retenção de talentos. Neste contexto, os Business Games se apresentam como estratégia fundamental.

E, aqui, as estratégias relacionadas aos Games têm ganhado cada vez mais destaque.

Então, se você trabalha com Treinamento & Desenvolvimento e está planejando as ações da área para 2024, apresentamos aqui motivos para incluir iniciativas de gamificação nessa jornada.

Compartilharemos quatro dicas para potencializar a aprendizagem na sua empresa.

Continue acompanhando para saber mais.

Por que usar estratégias de Business Games em 2024?

Segundo um estudo da Gupy, quatro em cada dez empresas usam gamificação para desenvolver seus colaboradores.

Estatísticas da mesma pesquisa apontaram que 61% das empresas entrevistadas priorizam treinamentos personalizados.

Além disso, o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, previu uma evolução de 15,4% na gamificação corporativa entre 2019 e 2024.

Ou seja, as empresas estão percebendo o impacto positivo da implementação dos Games como estratégia para um ensino ativo e personalizado.

Além da tendência, é importante saber como a gamificação atua na forma de capacitar profissionais.

Eles são influenciados por uma série de vantagens, que contribuem com o aprimoramento da: capacidade gerencial, trabalho em equipe, decisões estratégicas, relações interpessoais, visão do mercado e do negócio, entre outras.

Confirma os 3 principais impactos dos Games para a aprendizagem:

  1. As pessoas são envolvidas pela contextualização da situação. Ou seja, qual é o problema em questão e quem faz parte disso.
  2. Elas são estimuladas pela ação prática de imersão na experiência e interação com os demais integrantes.
  3. Promove a atitude com base na competição e cooperação – contribuindo com a retenção do conhecimento.

Vale dizer que esse modelo não tem a pretensão de substituir a realidade, mas simplificar situações complexas que demandam decisões variadas sem maiores riscos para um erro – tornando a experiência de aprendizado mais leve e efetiva.

4 Estratégias de Business Games para 2024

Desenvolver Business Games é muito mais do que colocar o conteúdo em um jogo. Gamificar é pensar nesse conteúdo a partir das estratégias e recursos que um Game oferece para incentivar a interação e ação dos jogadores.

Então, para apoiar na implantação dos Games nas ações de T&D em 2024, listamos abaixo quatro estratégias fundamentais:

1. Simulações realistas para tomada de decisões

Tem como objetivo proporcionar a vivência de uma situação muito parecida com a realidade, permitindo que os colaboradores enfrentem alguns obstáculos e desafios encontrados no ambiente corporativo.

A dica aqui é incorporar dados reais aos cenários complexos, mas em um ambiente seguro para tomada de decisões, com orientações claras e diretas independentemente das escolhas durante a jornada gamificada.

2. Foco em experiência concentrada e envolvimento ativo

Essa estratégia busca manter os participantes engajados por meio de uma imersão intensa e interativa – na qual eles precisam se envolver para descobrir cenários e caminhos.

Uma sugestão é trabalhar com recursos que estimulem o interesse coletivo e consistente, com recompensas e feedbacks imediatos para manter o foco e motivação durante todo o treinamento.

3. Cooperação e protagonismo na aprendizagem

O formato de Business Games também é uma excelente alternativa para promover a colaboração e trabalho em equipe, incentivando que as áreas superem desafios e tomem decisões juntas.

A implementação, nesse caso, consiste em criar atividades que exijam interação para a resolução de problemas. Ou seja, situações em que os profissionais não tenham capacidade de desvendar sozinhos.

4. Personalização da experiência do aprendizado

Essa estratégia consiste em adaptar a abordagem de ensino à realidade e às necessidades de cada área ou colaborador – como público operacional ou liderança, por exemplo.

Aqui, já é possível usar Inteligência Artificial para analisar a performance e obter feedbacks personalizados, permitir que os colaboradores escolham as trilhas de gamificação de acordo com seus objetivos e adaptar o conteúdo para tornar a experiência ainda mais envolvente.

E agora, uma dica bônus: que tal aproveitar uma solução adaptável ao seu contexto para começar 2024 com uma nova experiência em treinamentos gamificados?

Estamos falando do novo Game Corporativo da Target Multimídia.

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