Fórmula de Bhaskara, respiração celular, tabela periódica. Apesar de a maioria das pessoas ter passado por esses conceitos durante a escola, pouquíssimos ainda se lembram como aplicá-los. Agora, imagine como seria se esses aprendizados fossem feitos com Games Educativos?

Verdade seja dita: está tudo bem não lembrar de certos conteúdos aprendidos durante a formação escolar, que não usamos na nossa vida adulta. Porém, quando se trata de educação corporativa, o cenário é um pouco diferente.

No contexto empresarial, o armazenamento cognitivo do conhecimento desempenha um papel crucial, possibilitando a aplicação prática das habilidades e informações obtidas durante os treinamentos no ambiente de trabalho. Assim, a proximidade entre aprendizagem e prática facilita a absorção eficaz das informações nesse contexto.

Neste artigo, falaremos sobre desafios e oportunidades para favorecer a aprendizagem cognitiva. E mostraremos como os Games Corporativos são soluções eficientes para transformar o aprendizado em experiência.

Metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa

A capacidade de reter cognitivamente um assunto está relacionada com as estratégias de ensino aplicadas.

Métodos que envolvem a participação dos colaboradores, a aplicação prática do conhecimento e o uso de diferentes mídias, contribuem para uma aprendizagem mais efetiva.

Soluções dinâmicas, lúdicas e imersivas ajudam a quebrar barreiras e resistências diante do aprendizado corporativo.

O primeiro passo, é entender o seu público, suas as principais dores, necessidades e expectativas.

Para colaboradores com funções de liderança, por exemplo, o NanoLearning e suas pílulas de conhecimento podem ser uma ótima alternativa em função da praticidade e rápida disponibilidade.

Para a Geração Z, vale apostar em vídeos e desafios com habilidades cruzadas, que trazem ótimos resultados.

Enquanto o Edutainment pode ser aplicado para ativar o envolvimento, interação e imersão para todas as faixas etárias e níveis de formação.

Games educativos: transformando a experiência em aprendizagem

Os Games Educativos estão no topo da vanguarda do ensino corporativo e têm agradado a diferentes públicos dentro das empresas.

A chave desse sucesso é a experiência imersiva que eles proporcionam.

Muito mais do que serem submetidas a um conteúdo, as pessoas são convidadas a vivenciar jornadas dinâmicas, que se conectam com a sua rotina no trabalho.

Em geral, os Games criam situações e questões hipotéticas para que os colaboradores tomem decisões. E, dessa forma, as próprias respostas ajudam a construir o conhecimento.

Por conta da autonomia e dinamismo proporcionados, a assimilação do conteúdo soma forças e potencializa a fixação de conteúdos entregues em treinamentos prévios.

Além disso, existem outras razões que tornam os Games ideais para a retenção do conteúdo:

Engajamento e motivação

O fator lúdico e desafiador dos games estimula a participação ativa e voluntária, mantendo o interesse do jogador por períodos mais longos.

Esse engajamento prolongado contribui para a retenção do assunto tratado, pois as pessoas estão mais propensas a lembrar de informações aprendidas de forma interessante e prazerosa.

Experiência prática

A aplicação prática do conteúdo é um método eficaz para reforçar a fixação, pois os jogadores aprendem fazendo, fortalecendo a conexão entre o conhecimento teórico e sua utilização real.

Feedback imediato

O retorno instantâneo permite que as pessoas corrijam erros, reforcem comportamentos corretos e compreendam rapidamente as consequências de suas ações.

Adaptação ao ritmo do jogador

Os desafios e as atividades são ajustados conforme o desempenho individual, através de fases e níveis, proporcionando um ambiente de aprendizado personalizado.

A adaptação favorece a assimilação gradual do conhecimento, promovendo uma memorização mais duradoura.

Elementos sociais

Os Games Educativos permitem incorporar elementos sociais, como competições ou colaborações entre jogadores.

A interação social aumenta a motivação e o comprometimento, que favorece a retenção cognitiva por meio da troca de experiências e discussões.

Integrando os Games Educativos nas estratégias de educação corporativa

Há alguns passos importantes para integrar os Games na estratégia de T&D.

Para começar, é preciso definir o objetivo do treinamento e, depois, quais técnicas e habilidades devem ser desenvolvidas.

Para uma experiência gamificada completa, precisamos estabelecer um desafio central, definir regras claras, elaborar um sistema de recompensas e de acompanhamento dos resultados e da evolução para os próximos níveis.

Para iniciar este processo temos uma ótima opção aqui na Target. Uma solução rápida, completa e personalizada.

Um Game Corporativo com identidade visual e conteúdo customizável, desenvolvido para treinar de forma eficiente diferentes tipos de conteúdos e habilidades.

Jogue gratuitamente agora mesmo e experimente todas as funcionalidades.