Em um mundo cada vez mais dinâmico, o comportamento da geração Z no trabalho mudou também a forma como ela aprende. Quando o assunto é Educação Corporativa, é fundamental conhecer novas soluções para conquistar a atenção dessa turma.

Empresas que se atentam para essa necessidade estão tendo resultados melhores na retenção de talentos.

Continue lendo e confira algumas dicas sobre a geração Z e sobre como planejar seus treinamentos.

Quem é a geração Z

É a definição sociológica das pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Atualmente, é a geração mais nova a entrar no mercado de trabalho.

Mais que habilidades com tecnologias, a geração Z cresceu junto com os avanços tecnológicos.

São os nativos digitais e, por isso, consumidores árduos de aplicativos, vídeos e compartilhamentos.

Desse modo, têm grande facilidade para lidar com dispositivos, programas e operações tecnologicamente avançadas.

Por terem nascido e crescido em meio a diferentes e variados estímulos, acompanhando as drásticas transformações na comunicação, são pessoas mais aceleradas, impacientes e exigentes do que as das gerações anteriores.

Por isso, tarefas operacionais e burocráticas tendem a desanimar essa geração.

A geração Z no trabalho

A entrada da geração Z no trabalho demandou uma série de reformulações, desde os processos de recrutamento, até os formatos de gestão e cobrança.

De modo geral, para lidar com os jovens adultos que começam a compor grande parte das equipes, foi preciso pensar menos em estabilidade, e mais em autonomia.

Além disso, foi necessário abrir mão de políticas salariais complexas e oferecer planos de carreira mais objetivos.

Esse público busca por ambientes com equipes diversas e inclusivas, pois confiam que esse cenário permite experiências criativas e inovadoras.

Uma ótima notícia é que eles desejam progredir rapidamente. Dessa forma, buscam proativamente o aprendizado e desenvolvimento.

É uma turma que gosta de estudar e, quando o assunto é treinamento, prezam pela individualidade, autonomia e autenticidade.

5 dicas para engajar a geração Z no trabalho e nos treinamentos corporativos

Estar preparado para receber a geração Z significa adaptar-se ao modo como ela enxerga o mundo. Mas, também, encontrar novos meios para transmitir a cultura organizacional já consolidada.

Listamos abaixo dicas para colocar no seu planejamento de Treinamento e Desenvolvimento, considerando as necessidades da geração Z, sem abdicar do DNA da empresa.

Aposte nos recursos visuais, principalmente vídeos

YouTube, Instagram e TikTok; o que todas essas redes sociais têm em comum é o forte apelo para o conteúdo em formato de vídeos, o preferido da geração Z.

Esse público consome mais de 60 vídeos por dia, o que significa que a aposta nos recursos visuais para os treinamentos corporativos garante bons resultados.

E aqui vale um ponto de atenção: é fundamental investir na produção profissional dos vídeos, pois a essa nova geração reconhece e costuma acompanhar conteúdos de alta qualidade visual.

Além disso, é fundamental que os vídeos sejam curtos e relevantes. Uma das características desse público é a impaciência, o que significa que eles não dão atenção ao que não faz sentido, nem se conecta diretamente com as suas necessidades.

Por isso, vá direto ao ponto.

Promova experiências interativas e humanas

Apesar das fortes habilidades tecnológicas, engana-se quem pensa que a geração Z não valoriza o olho no olho.

A colaboração, interação e networking são fundamentais para esse público, sendo o ambiente virtual uma forma de estender as experiências humanas.

Propor grupos de discussão, hackathons e desafios em equipe são ótimas escolhas para atividades dinâmicas e interativas.

Além disso, a gamificação também se apresenta como uma aposta assertiva; principalmente quando envolve simulações, realidade virtual e vídeos em 360º, por exemplo.

Invista em trilhas de microlearning

Os jovens de hoje querem aprender e evoluir da forma mais rápida possível, e esperam resultados de impacto positivo no desempenho do trabalho. Por isso, as trilhas de microlearning “dão match” com essa turma!

Nossas dicas são: invista em pílulas direcionadas e relevantes, de consumo democrático, em qualquer hora e lugar. Disponibilize o treinamento em diferentes formatos de mídias, como vídeos ou podcasts, por exemplo.

Crie desafios com habilidades cruzadas

A geração Z está se preparando para empregos que ainda não existem. Talvez por esse motivo, não sejam apegados ao cargo ou hierarquia em uma organização.

Sendo assim, quanto mais estímulo para desenvolver competências diferenciadas, que não necessariamente tem relação com sua a formação, melhor.

Ofereça capacitações além do que eles fazem no dia a dia, como habilidades de empreendedorismo, liderança, gestão de projetos, comunicação, gerenciamento de dados, entre outras.

Potencialize os treinamentos por meio do aprendizado individualizado

Uma das melhores formas de treinar a geração Z é permitir que eles explorem as oportunidades de desenvolvimento por conta própria.

Lembre-se: esses jovens são reconhecidos por serem autodidatas. Eles aprendem técnicas e adquirem conhecimento através de tutoriais, de forma muito rápida.

Dessa forma, ofereça a autonomia e independência para que eles criem suas trilhas de aprendizagem.

Uma boa maneira de fazer isso é criando uma biblioteca de cursos e treinamentos livres, com diferentes temáticas e formatos. Neste sentido, investir em plataformas de gerenciamento seguras e eficientes é o caminho para a excelência.

E aí, sua empresa está pronta para receber a geração Z no trabalho e engajar esse público nos treinamentos?

Somos especialistas em desenvolver treinamentos digitais criativos, instigantes e interativos.

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