Hoje, um RH estratégico é parte fundamental do crescimento das organizações. Ser estratégico significa pensar, criar e estabelecer práticas que valorizam todos os envolvidos nos processos internos, reduzindo as fraquezas e antecipando soluções.

A importância da área de Treinamento e Desenvolvimento vem crescendo dentro desse cenário. Aprender é uma etapa fundamental para alcançar o sucesso. E quanto mais rápida e sólida for a aprendizagem, melhor.

Nesse artigo, falaremos sobre a perspectiva estratégica do T&D para o RH, e como ele é capaz de transformar a realidade das empresas.

 

Por trás de um RH estratégico

O RH possui uma visão sistêmica e geral da empresa. Assim, consegue identificar falhas e indicar caminhos para melhorias.

Para tanto, é necessário promover uma gestão otimizada, prática, humanizada e coerente com os objetivos organizacionais.

Além disso, investir tempo para prever as possíveis barreiras, e também as soluções para as superá-las, antes mesmo que existam.

Com isso, é preciso atentar para as questões externas e internas, e apontar caminhos possíveis para o progresso.

Para fazer tudo isso, é preciso:

  • Construir relacionamentos internos e externos confiáveis;
  • Conhecer as necessidades da organização e colaboradores;
  • Participar da elaboração do planejamento empresarial;
  • Conhecer e aplicar ações necessárias para atrair, reter e identificar talentos.

 

O novo papel do T&D para o RH estratégico: uma abordagem moderna

A valorização do aprendizado, e do capital intelectual, são essenciais para o cenário efervescente que temos hoje, quando o assunto é treinar pessoas.

São diversas as formas para ajudá-las a desenvolverem suas competências e conhecimentos. E também é enorme a quantidade de temas em pauta, desde atividades práticas e operacionais, até aquelas que envolvem os setores administrativos.

Algumas novas características de mercado diferenciam os modelos tradicionais de T&D das abordagens modernas. Acompanhe:

 

Planejamento x Casualidade

Cada vez mais os treinamentos são elaborados a partir de um levantamento de necessidades. Esse processo exige planejamento e é pensado para antever situações.

Tudo é feito com a máxima proatividade para se antecipar às necessidades. Assim, as soluções buscam evitar erros e problemas, e não apenas corrigi-los.

 

Intencionalidade x Aleatoriedade

Tanto o planejamento de treinamentos, como os de contratações onboarding e gerenciamento de pessoas, deve acontecer propositalmente, e não de modo aleatório.

Isso permite que as atividades sejam eficientes e atinjam o público certo, trazendo melhores resultados para a organização.

Com intenção, há otimização de processos, evitando desperdício de recursos e tempo.

 

Ações permanentes x Provisórias

A perspectiva estratégica elabora atividades permanentes e duradouras. A ideia não é apenas oferecer capacitações pontuais, mas sim estabelecer uma Cultura de Aprendizagem.

O ensino é estruturado considerando a operação futura, em meses e até anos. Ou seja, não apenas questões e mudanças imediatas, mas sim aquelas que irão perdurar.

As ações de T&D são constantes, já que visam melhorias para que todos se adaptem às mudanças que ocorrem diariamente.

 

Consensual x Impositivo

Outro ponto a ser destacado é o fato de as atividades serem consensuais, não impositivas. Isso significa que cada colaborador entende os motivos para participar das ações propostas.

Para tanto, além de promover e reforçar a importância do ensino, é preciso oferecer treinamentos dinâmicos e interessantes — que vão além do óbvio e entregam oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento.

Projetar trilhas de aprendizagem, onde as pessoas têm autonomia para conduzir o aprimoramento, é um novo caminho para que cada um se sinta parte ativa do processo.

 

5 atitudes para o T&D dentro do RH estratégico

É possível elencar 5 atitudes essenciais que transformam uma abordagem tradicional em inovadora:

  1. Menos eventos, mais jornadas;
  2. Valorização do capital intelectual;
  3. Promover a autonomia da aprendizagem;
  4. Relembrar para reforçar;
  5. Criar e estabelecer atividades constantemente.

 

Target: a parceira certa para um RH estratégico

Todo RH estratégico precisa ter ao seu lado o parceiro certo, que entenda suas necessidades. Acreditamos que somando forças com nossos clientes em um processo de co-criação, o objetivo fica cada vez mais perto.

Primeiro entendemos a realidade do seu negócio, e das pessoas que fazem ele acontecer, para depois partir para as melhores soluções digitais sob medida.

Aliamos conteúdos práticos de situações reais, a recursos dinâmicos e criativos para criar atividades que realmente engajam. Tudo para que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas, potencializando os resultados.

Entre em contato com nossa equipe e nos conte como podemos ajudar. Não esqueça de acompanhar a Target do Instagram e fique por dentro de todas as novidades.