Transformar conhecimento tácito em explícito: esse é um dos principais objetivos da valorização do capital intelectual. Principalmente quando esse conhecimento corre o risco de se perder, seja com pessoas que se aposentam, ou saem da empresa.

Em 2007, o economista norte americano Thomas A. Stewart lançou o livro Capital Intelectual – A nova vantagem competitiva das empresas. Nele, o autor colocou a informação e o conhecimento como as armas nucleares da nossa era. 

Saber transformar informações em conhecimento é uma habilidade fundamental dos profissionais que ajudam suas empresas a se destacarem da concorrência. E instigar a participação das pessoas é um dos papéis da área de T&D. 

Os componentes do capital intelectual

De modo geral, podemos indicar três componentes principais que, juntos, compõem o ativo intelectual de uma empresa. Ele não se constitui de partes distintas, mas de intercâmbio entre todas elas.

1. Capital estrutural

Está relacionado com toda a estrutura organizacional que dá suporte para que o capital humano cresça. Desde recursos tecnológicos, até processos internos para facilitar o desenvolvimento do negócio.

Entram nessa conta os Programas de Treinamento, a cultura de aprendizagem dos colaboradores, planilhas, controles de qualidade, sistemas e plataformas de gestão.

Regras de uso devem garantir o sigilo sobre os segredos comerciais, direitos autorais e propriedades intelectuais.

2. Capital relacional

Aqui entra a capacidade da empresa de se relacionar com o público externo, como clientes, fornecedores, acionistas e agências reguladoras.

Ele diz respeito ao acúmulo de estoques de conhecimento que sustentam o trabalho das pessoas, e sobre a forma como a sociedade respeita o fluxo interno de ações.

O capital relacional existe para que os colaboradores percebam sempre do que o cliente precisa, observe e valorize o relacionamento com eles.

Assim, conseguem prever problemas externos e adiantar soluções, entregando aquilo que deve estar prontamente disponível.

 

3. Capital humano

O capital humano é, especificamente, o conjunto de recursos humanos, habilidades e conhecimentos compartilhados dentro da empresa.

Considera todo o valor agregado pelos profissionais por meio dos seus conhecimentos técnicos e suas experiências, seus comportamentos e competências individuais.

Valorizar esse capital, e conectar a estratégia de negócio com a estratégia de talentos, são bases fundamentais para o crescimento da organização.

Capital intelectual e T&D

O principal desafio é o desenvolver processos que estimulem o compartilhamento dos conhecimentos individuais acumulados sobre a rotina de trabalho. Isso torna o ensino corporativo mais colaborativo e real.

Confira algumas formas práticas para fazer isso:

Gestão do conhecimento

É através de uma boa gestão do conhecimento que se consegue perceber as forças e as fraquezas das pessoas, para nortear as demandas de T&D.

Plataformas  LMS, por exemplo, ajudam a fazer o mapeamento completo da aprendizagem. Desde a definição, até a avaliação dos indicadores que vão demonstrar a necessidade de reformular, ou de criar novos treinamentos.

Elas permitem entregar mais autonomia para as pessoas fazerem o auto-gerenciamento do próprio processo de aprendizado, favorecendo o pensamento crítico.

As plataformas de gestão do conhecimento são uma maneira de reconhecer o capital humano e expandir o capital estrutural da organização.

Treinamentos e capacitações

Treinamentos personalizados transformam positivamente a visão das pessoas em relação às capacitações. Cursos criativos e inovadores ajudam a engajar colaboradores e desenvolver uma cultura de aprendizagem.

As pessoas passam a entender como o conhecimento individual possui valor para os resultados de toda a equipe. Assim, passam a tratar o compartilhamento de informações entre colegas como uma maneira de crescer e de fortalecer as relações.

Dessa forma, as capacitações deixam de ser apenas uma parte obrigatória da rotina, e tornam-se momentos de troca e evolução.

Universidades corporativas

A maior parte do capital intelectual é imensurável: está na cabeça de cada um e, portanto, é imprescindível para fortalecer a cultura de aprendizagem.

As Universidades Corporativas são espaços para armazenar e disponibilizar o conhecimento que já circula entre as pessoas. E para proporcionar um ambiente de aprendizagem que incentiva a busca pela informação.

Colha os benefícios de valorizar o capital intelectual

Diferentemente de um ativo financeiro, o capital intelectual não pode ser quantificado apenas em números. Vários de seus benefícios são percebidos de forma indireta, como:

  • Fluxo de informação e aprendizagem entre todos os setores;
  • Identificação do nível de capacitação básica de cada pessoa;
  • Valorização das experiências e habilidades individuais;
  • Otimização para desenvolver treinamentos mais eficientes;
  • Definição de sistemas de análise de desempenho baseados em métricas significativas;
  • Redução da taxa de turnover;
  • Incentivo à inovação.
  • Geração de oportunidades de colaboração e comunicação;
  • Conexão entre as pessoas e o negócio.

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