Educar, ensinar e alinhar pessoas com vivências, idades e experiências diferentes em uma mesma cultura de integridade, que respeite e valorize as particularidades de cada indivíduo, é crucial para o sucesso das estratégias de Diversidade & Inclusão de uma empresa.

Empresas que fomentam uma força de trabalho diversificada racial e etnicamente, têm 35% mais chance de ter retornos positivos acima da média nacional. Quando o assunto é pluralidade de gênero, a probabilidade é de 15%.

Desse modo, Diversidade e Inclusão deixa de ser um diferencial, sendo uma premissa para a competitividade no mercado, dada a sua relevância para o negócio.

Se por um lado, a importância e os benefícios de investir em treinamentos sobre esses são inquestionáveis. Por outro, profissionais de Recursos Humanos, Compliance e áreas correlatas ainda encontram desafios para estabelecer um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade e promova uma verdadeira a inclusão.

Neste artigo, além de detalharmos os principais desafios dessas áreas, falaremos como a Educação Corporativa ajuda potencializar o desenvolvimento desses temas nas corporações.

Educação Corporativa: a chave para promover a Diversidade & Inclusão

Uma pesquisa feita pela Korn Ferry mostrou que 85% das empresas buscam acelerar suas iniciativas voltadas para diversidade, equidade e inclusão – mas apenas 14% afirmaram que as ações são efetivas e alcançam os objetivos traçados.

A forma como os treinamentos, palestras, debates e outras técnicas de Educação Corporativas são aplicadas certamente têm impacto nesses resultados. Afinal, assuntos complexos e estratégicos como esses demandam a imersão dos colaboradores para máxima absorção do conteúdo.

Nesse cenário, a Educação Corporativa tem potencial para atuar em dois principais pilares da Diversidade & Inclusão:

  1. Desenvolvimento dos próprios talentos diversos, com o objetivo de maximizar suas carreiras e retê-los para poderem alcançar altos patamares.
  2. Fortalecimento de um ambiente corporativo diverso, com criação de políticas, boas práticas e engajamento de todo o público, principalmente da liderança.

A dica para garantir os objetivos desejados nessas duas frentes, é apostar em técnicas dinâmicas, com foco na experiência e conexão com o dia a dia dos colaboradores dos diferentes setores de uma empresa. Dessa forma, a retenção e engajamento das pessoas tende a ser muito maior.

O Game como solução eficaz de treinamento para Diversidade & Inclusão

Os Games Educativos são a solução é ideal para ensinar e reforçar conceitos e regras de convivência de uma forma leve, dinâmica e divertida.

E a melhor parte é que todo o conteúdo pode ser customizado conforme as particularidades da empresa – considerando o perfil dos profissionais, nível de maturidade no assunto e a representatividade, por exemplo.

Veja os benefícios de desenvolver treinamentos gamificados neste contexto:

  • Atratividade para diferentes públicos: a capacidade de personalizar o conteúdo e o tom de voz permite adaptar a abordagem para culturas, vivências e experiências específicas.
  • Reflexão sobre situações éticas: esses treinamentos oferecem uma plataforma interativa que permite aos colaboradores refletirem sobre situações e dilemas.
  • Quebra de barreiras: ao serem projetados para atrair pessoas de diferentes gerações, os Games contribuem para a quebra de barreiras e para uma compreensão mais ampla e respeitosa entre os colaboradores.
  • Facilidade de abordagem de assuntos sensíveis: oferecem uma abordagem mais suave e menos intrusiva para lidar com temas sensíveis e possibilitam a discussão de questões complexas de maneira mais confortável para todos.

Desafios da Diversidade & Inclusão além da contratação

“Diversidade é convidar para a festa. Inclusão é chamar para dançar”. Essa frase, muito famosa entre aqueles que trabalham com o assunto, representa bem a diferença entre contratar talentos diversos e criar um ambiente de trabalho inclusivo para que as pessoas possam se desenvolver.

E para “chamar para dançar” os principais desafios encontrados pelas empresas são:

  • Criar, comunicar e sustentar políticas para promoção de Diversidade & Inclusão.
  • Adaptar rotinas e infraestrutura das organizações.
  • Transformar a intenção em objetivos estratégicos, com resultados mensuráveis.
  • Minimizar o impacto dos vieses inconscientes nas relações e decisões.
  • Engajar a liderança – principalmente os médios líderes.
  • Combater o preconceito dentro e fora das instituições.

Geralmente, a maioria dos desafios está relacionada à integração da cultura de D&I nas empresas. Alinhar a cultura interna com as experiências externas dos colaboradores é o primeiro passo para superar esses obstáculos.

Em outras palavras: além de contratar talentos diversos, é necessário preparar a empresa para recebê-los.

Nesse contexto, a Educação Corporativa pode ser usada como uma forte aliada, principalmente quando desenvolvida a partir da lógica da gamificação.

A Target Multimídia conta com uma solução rápida, completa e personalizável de Game Educativo, o qual pode ser perfeitamente encaixado na estratégia de Diversidade & Inclusão da sua empresa.

São vários recursos disponíveis, como: 10 opções de avatares, até cinco níveis de evolução, pontuação por tempo e acerto, ranking de aprendizagem em tempo real e muito mais.

E você pode fazer um teste gratuito agora mesmo para comprovar todas as vantagens dessa solução para o seu negócio. Aproveite.

Testar gratuitamente