Promover acesso às melhores práticas de Compliance nas empresas foi um dos objetivos do EduCompliance 2023, evento gratuito que aconteceu no dia 22 de setembro, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). 

O evento reuniu especialistas para trocar informações sobre temas como dilemas e desvios éticos, pesquisa de percepção ética, dúvidas conceituais sobre Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, capacitação de lideranças, ESG, Compliance Ambiental, Diversidade e Inclusão e formatos inovadores de treinamentos. 

Além de acompanharem um dia inteiro de debates, os participantes puderam conhecer em primeira mão o Game “Compliance em Ação, desenvolvido pela Target Multimídia e lançado com exclusividade no evento. 

Continue a leitura para saber tudo o que rolou no EduCompliance 2023. 

 

Game “Compliance em Ação” 

O Game Compliance em Ação é um jogo em que é possível sentir na pele como a gamificação funciona para qualquer tema. 

Isso porque, o modelo lançado durante o evento pode ser personalizado para qualquer necessidade de treinamento. 

É possível adaptar desde a identidade visual até as perguntas realizadas. 

Desse modo, tudo fica com a cara e o conteúdo da sua empresa, sendo possível abordar e treinar habilidades em qualquer área ou tipo de processo. 

E o jogo funciona de maneia bastante intuitiva, onde quem responde mais rápido, e pede menos ajuda, faz mais pontos! 

Seja no celular ou no desktop, o engajamento é garantido quando rola a competição. 

 

Painel 1: Programas de Compliance Empresarial 

No primeiro painel, especialistas compartilharam perspectivas únicas e experiências valiosas sobre o fortalecimento da cultura de integridade e do Compliance nas empresas. 

Alex de Souza Medeiros (Diretor de GRC e Privacidade da MRV Engenharia), Fabrício Oliveira (Diretor de Governança, Riscos e Compliance do Grupo Zelo), Juliana Aschar (Gestora de Compliance, Auditoria Interna & Privacidade da Urba) e Luciana Procópio Bueno (Gerente de Ética e Conformidade da VLI Logística) compartilharam ações reais para boas práticas de Compliance Empresarial. 

Juntos, eles falaram sobre as principais soluções para treinamentos e explicaram como a aprendizagem baseada em situações reais é fundamental para o sucesso de ações de aprendizagem corporativa. 

Além disso, abordaram o papel das lideranças na criação da cultura de integridade e a importância dos agentes de integridade e do canal de denúncias e investigação, destacando também a comunicação de treinamento e como avaliar fornecedores. 

 

Painel 2: ESG e Compliance Ambiental 

O segundo painel contou com Felipe Falcone (Senior Legal Manager da Stellantis South America) Leonardo Corrêa (professor de Direito Ambiental Econômico da UFMG e advogado na VLF Advogados) e Leonardo Martins (Advogado Ambiental da CENIBRA). 

Os convidados discutiram sobre o desenvolvimento dos critérios ESG no cenário empresarial brasileiro e como eles têm ganhado força nos últimos anos. 

Além disso, exploraram os riscos associados à ausência de práticas ESG, incluindo o risco de danos à reputação, litígios, perda de valor de mercado e desafios regulatórios crescentes em um ambiente cada vez mais focado na sustentabilidade. 

O papel fundamental do departamento jurídico na implementação das políticas ESG e na garantia de conformidade com esses critérios em constante evolução, também foi assunto. 

 

Painel 3: ESG, Compliance e Diversidade e Inclusão 

As especialistas Anna Bernardino (Legal Manager da ArcelorMittal Brasil), Fernanda Galvão (Advogada especialista em Programas de Compliance da VLF Advogados) e Maria Clara Fernandes Oliveira (Gerente de ESG e Diversidade e Inclusão na VLI Logística), trouxeram à tona como práticas focadas em diversidade e inclusão estão se tornando prioridade para o Compliance nas empresas, impulsionando a lucratividade. 

Durante o painel, a natureza interdisciplinar do ESG, abordando áreas como responsabilidade social, ambiental, governança e RH, foi discutida. 

Além disso, apresentaram dicas práticas para promover a diversidade e inclusão, enfatizando que essas ações são aplicáveis a empresas de todos os tamanhos. 

Com isso, o terceiro painel demonstrou que promover a D&I nas empresas como parte integrante da cultura de integridade resulta em ambientes de trabalho mais éticos e saudáveis. 

 

Painel 4: Educação Corporativa para Compliance 

O quarto painel do EduCompliance 2023 teve a participação do Diretor Executivo da Target Multimídia, Sérgio Vilhena, e do Designer Instrucional, também da Target, Keiner Borges. 

Além do Game “Compliance em Ação”, eles também apresentaram cinco cases de treinamentos para área de Compliance, desenvolvidos pela Target. 

Os cases apresentados foram: 

 

Acesse o link abaixo e assista a transmissão online do EduCompliance 2023. 

 Clique AQUI

Confira também a cobertura feita pelo BH-TEC 

E se ficou com vontade de conhecer mais sobre o Game Compliance em Ação, entre em contato e acompanhe a Target no Instagram.