Agora, somos muitas! Os estudos unindo o melhor da tecnologia e educação já existem há quase dez anos, mas a verdade é que a pandemia impulsionou esse movimento em larga escala. Em 2013, o Distrito Edtech Report revelou a existência de cerca de 108 Edtechs no Brasil. Hoje, já somos mais de 434 (e contando).  

A fusão de especialidades relacionadas para gerar entregas mais interessantes em prol do aprendizado contínuo e personalizado, tem sido mais bem percebida pelos gestores das empresas. Talvez como reflexo da popularização das soluções digitais, que estão mais presentes em todos os outros níveis da educação – e não apenas na corporativa.  

As empresas de tecnologia educacional trabalham para acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade e trazer novas formas para aplicar metodologias, recursos, estímulos e formatos de conteúdo. E para entregar estratégias inovadoras para todos os personagens da jornada de aprendizagem, alunos, professores e administradores.   

Por falar nisso, o Learning Experience (experiência de aprendizado, em inglês), é uma das nossas armas mais poderosas para isso. Colocando o usuário no centro das atividades, damos a ele o protagonismo de seu desenvolvimento! Vem com a gente entender um pouco mais sobre como esses conceitos se complementam a favor da educação nas empresas.    

Muito além dos e-learnings, Edtechs!

A proposta das Edtechs vai muito além de desenvolver cursos digitais. Somos empresas engajadas em entregar soluções cada vez mais completas e integradas, construídas por meio e com apoio da tecnologia.   

Elas podem incluir webinars, plataformas gamificadas, podcasts, apostilas virtuais, e-learnings, aplicativos, simulações por meio de realidade virtual, treinamentos multimídia, vídeos e animações dinâmicas, mobile learning, e-books, entre outros formatos para aprender.   

Learning Experience: a Netflix do aprendizado.

Playlists personalizadas de músicas, podcasts, filmes e séries já fazem parte das plataformas de streaming mais usadas no mundo inteiro. E a educação não poderia ficar de fora dessa. É exatamente esse o princípio por trás da Learning Experience, também conhecida como LXP.   

Nesse formato de aprendizagem, é o aluno quem controla seu próprio desenvolvimento, a partir de três principais pilares: usuário no centro, contextualização e interação social. Entenda como eles funcionam na prática.  

Usuário no centro 

Momentos chave para que os próprios alunos escolham a rotina de aprendizado que mais faz sentido para o seu perfil e rotina dentro da empresa.   

Contextualização 

Por meio de inteligência artificial, o histórico, decisões e comportamentos realizados pelo usuário dentro de uma plataforma são rastreados para que possam ser recomendados conteúdos parecidos com o que ele costuma consumir.  

Dessa forma, a Learning Experience confere personalização e facilidade aos alunos, que recebem indicações complementares a todo momento, incorporando a educação continuada.   

Interação Social 

Engana-se quem acha que a tecnologia exclui a interação. Na verdade, ela é um dos princípios mais importantes da experiência de aprendizagem.  

Por isso, mesmo em um formato digital, são previstas interações entre os alunos, espaços para trocas de experiências, perguntas e respostas, aulas ao vivo, interações em grupos personalizados, enquetes e mais.    

As vantagens desse match para a sua empresa: 

Conforme citamos, a personalização e o protagonismo do aluno durante a aprendizagem são o que une as Edtechs e a LXP. Mas,  além disso, também podemos incluir na lista: 
  

  • Facilidade de implementação, já que muitas empresas, como a Target, conseguem otimizar os conteúdos de acordo com as plataformas e estruturas pré-existentes. 
       
  • Construção de aprendizado coletivo, considerando, principalmente, as interações entre os colegas dentro da plataforma. 
       
  • Otimização de recursos, sem necessidade de um local físico e infraestrutura para realização dos treinamentos. 
       
  • Possibilidade de utilização de recursos audiovisuais personalizados, com foco no engajamento do colaborador.  
      
  • Facilidade no acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores por parte da empresa e dos profissionais de Recursos Humanos.   

 
Brilhou o olho por aí? Então vem trocar uma ideia com a gente para entender como é possível implementar todas as soluções oferecidas pelas Edtechs, construindo uma estratégia de educação corporativa focada nas pessoas da sua Empresa.