Você piscou e 2022 já está dando as caras. Depois de meses naquele “vai/não vai”, parece que as empresas estão conseguindo olhar para o negócio com mais clareza de futuro. Sabe o que isso significa? O cenário é ideal para planejar. E, falando nisso, como está o seu planejamento de T&D para o próximo ano?

Nessa reta final de 2021, além de avaliar os status das metas, também é hora traçar novos planos para os programas de Treinamento & Desenvolvimento, de olho no futuro do desenvolvimento profissional. Afinal, não é novidade que a forma de ensinar e aprender mudou, e mudou muito.

As áreas de RH estão se adaptando a essas mudanças que impactaram na forma de oferecer e de consumir informações ligadas ao desenvolvimento profissional. Isso tem tudo a ver com o plano que a sua empresa vai traçar para os próximos meses.

Vem, ainda dá tempo de fazer o seu planejamento de T&D

Sabemos que o final do ano é corrido para todos, com aquele misto de sentimentos para entregar as ações planejadas e organizar o calendário do ano seguinte. Nessas horas, contar com um guia que lhe ajude a pensar em novos caminhos pode fazer a diferença.

Seja no modelo digital, presencial ou híbrido, a verdade é que a área de Treinamento & Desenvolvimento corporativo vem se tornando cada vez mais fundamental para o crescimento das pessoas e das empresas.

Por isso, as soluções personalizadas e próximas da realidade do negócio estão sendo mais valorizadas enquanto estratégias. Um contexto oportuno para propor inovações sólidas e bem-organizadas.

Trouxemos para você, hoje,  alguns dos pontos mais relevantes a se considerar para construir o seu planejamento de T&D perfeito para 2022.


1- Antes de planejar, mergulhe na estratégia corporativa

Para onde a sua empresa está indo e em quais esforços apostar? Esses questionamentos são o primeiro passo para mapear as necessidades e oportunidades atuais de desenvolvimento profissional.

Seu planejamento diz respeito às capacitações que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano. Por isso, é importante estruturar as trilhas educacionais necessárias para que os profissionais desenvolvam as habilidades e comportamentos totalmente alinhados com a estratégia corporativa atual.


2- Trace metas objetivas 

Quais habilidades e comportamentos precisam ser desenvolvidos e quais processos eles devem melhorar? Identifique os gaps e traduza o seu planejamento com ações concretas.

Suas metas devem ser coerentes com o número de pessoas das áreas que serão treinadas, orçamento disponível, infraestrutura pré-existente e disponibilidade de tempo das equipes.

Metas são pequenos passos para alcançar grandes objetivos. Por isso, daqui em diante você precisará colocar cada uma delas dentro do cronograma de execução.


3- Fale a língua de cada um dos seus públicos internos

Qual é a melhor maneira de conquistar a atenção e o engajamento das pessoas? Encontre a forma ideal para transmitir os temas em pauta. Pense em como facilitar essa entrega e simplificar o entendimento das informações.

Os formatos podem ser os mais diversos: E-learning, vídeo-animação, gamificação… o céu é o limite! O mais importante é bater as necessidades de cada público com a disponibilidade de recursos nesse momento.

Conheça as novas soluções de mercado antes de definir quais recursos digitais e metodologias de ensino são as melhores para o seu planejamento de T&D.


4- Detalhe seus planos, sem economizar informações

Invista um pouco de tempo para deixar cada etapa clara. Reforce os objetivos e estabeleça a relação deles com a estratégia organizacional.

Enumere os motivos para execução de cada treinamento e parta para a elaboração dos módulos de aprendizagem e levantamento das pessoas, materiais e suporte necessários.

Defina datas reais para cada etapa de desenvolvimento, para divulgar, implantar e medir os resultados das ações. Crie um documento oficial com tudo isso e o mantenha atualizado.


5- Planeje também etapas de revisão

O que está funcionando e o que pode ser melhorado? Determine prazos frequentes para revalidar seu planejamento, considerando a relação com a estratégia organizacional, aprendizado e satisfação com o conteúdo apresentado.

Além dos fatores internos, avalie também os agentes internos que podem demandar ajustes. Com a pandemia, por exemplo, muita coisa precisou ser adaptada. Por isso, preveja sempre que mudanças podem vir a acontecer.


Crie planejamentos de valor   

Treinamento & Desenvolvimento caminham juntos para apoiar o crescimento das organizações. Estruturar ações complementares em um plano sólido é o primeiro passo para o sucesso.

Se você gostou dessas dicas para construir o seu planejamento de T&D, que tal conhecer um pouco mais das soluções da Target? Somos especialistas em soluções personalizadas para a educação corporativa.

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