O treinamento de imersão é um velho aliado do ensino corporativo. Ele promove mergulhos em um tema focal, com curta duração e alto índice de aprendizagem. A ideia é proporcionar uma vivência completa em determinado assunto, aliando teoria e prática.    

A imersão empresarial pode acontecer de diferentes maneiras. Pode ser desenvolvida por meio de um treinamento exclusivamente digital, em eventos presenciais, ou por meio do ensino híbrido 

Assim, pode ter como finalidade um treinamento de integração onboarding, por exemplo ou a solução para um desafio específico, como no treinamento sobre Vacinas, que fizemos com o Laboratório Hermes Pardini.    

O mais importante das atividades de imersão é a experiência dos participantes. Ela precisa ser profunda e transformadora. Ao final, o colaborador deve desenvolver não apenas competências específicas, mas também seus relacionamentos e soft skills 

Muitas atividades podem proporcionar essa imersão na cultura e nos procedimentos da empresa. Hoje, falaremos mais sobre como os games corporativos personalizados são uma ferramenta poderosa para sacudir o seu pessoal. 

Chegando mais longe e mais rápido 

No geral, a imersão empresarial é um meio de conectar os participantes à empresa de uma forma mais natural e dinâmica. 

Os objetivos de aprendizagem variam a cada treinamento, mas a essência das atividades imersivas é sempre a mesma: favorecer a aproximação de entendimento entre os colaboradores, gestores e diretores, acerca de um tema bem definido.  

Esse tipo de atividade transporta a todos para um ambiente menos formal, fora do local de trabalho, proporcionando essa integração entre os membros da empresa. 

Em um treinamento de imersão, é fundamental que todos os participantes atuem ativamente nas tarefas. Mesmo em palestras, a ideia é que todos atuem como uma grande equipe. 

Os games são uma ótima ferramenta para estimular essa participação ativa de todos. Jogar é um exercício que envolve tomar decisões, sejam elas individuais ou coletivas.  

Jogos como ferramenta para o seu treinamento de imersão  

Nem todas as pessoas têm a mesma facilidade de interação, e é justamente por isso que os jogos aproximam tanto. Eles democratizam o compartilhamento de experiências, nivelando as pessoas dentro de um ambiente virtual. 

No Jogo Compliance Champions, criado para o Congresso de Integridade, os participantes baixaram o app durante o evento e já começaram a jogar. A adesão foi imediata, mesmo envolvendo variados tipos de perfis. 

O game mostrava, em tempo real, o ranking de classificação dos participantes, instigando a competitividade. Assim, puderam ultrapassar desafios e conquistar etapas, enquanto participavam das atividades presenciais. 

O game personalizado pode ser unido a outras atividades, inclusive presenciais, para aumentar a imersão, proporcionando maior contato com o tema focal.  

Treinamento de imersão à distância   

Parece um pouco contraditório falar sobre treinamento de imersão à distância, mas a verdade é que, nos últimos anos, tivemos que aprender a estar próximos, mesmo longe. 

Como nesse projeto de Realidade Virtual em 3D que criamos junto com a CBA para demonstrar o fluxo de produção da bauxita para seus stakeholders. Um acontecimento historicamente presencial que foi completamente adaptado para ser digital. 

Mas para além dos desafios que a pandemia nos trouxe, muitas empresas já optam em investir no digital como forma de economizar com a organização e logística de treinamentos presenciais, que nem sempre é simples.  

Hoje, com a expansão do metaverso e das tecnologias de realidade virtual, os treinamentos imersivos podem ser mais impactantes, acessíveis e econômicos. E assim, entregar experiências únicas e emocionantes, que ajudam a fortalecer a  cultura de aprendizagem no ambiente corporativo.

Inclua um game no seu próximo projeto de imersão 

A gamificação tem se popularizado aos poucos dentro dos treinamentos corporativos. Usar essa ferramenta em atividades de imersão é um modo mais inteligente de despertar a curiosidade e reter a atenção dos colaboradores para temas estratégicos.
 

5 Benefícios do uso de games no treinamento de imersão: 

  1. Acessibilidade a maior número de colaboradores; 
  2. Permitem a aprendizagem de forma lúdica; 
  3. Podem acontecer sem a necessidade de um evento presencial;
  4. Favorecem o engajamento dos participantes; 
  5. Criam um ambiente de aprendizado seguro, onde errar não causa danos.
     

Converse com um de nossos especialistas e veja como criar um game corporativo exclusivo para as necessidades atuais da sua empresa.