Apesar de ainda parecer coisa de outro mundo para algumas pessoas, a verdade é que a Inteligência Artificial (IA) já deixou de ser futuro há algum tempo. Hoje, o uso da Inteligência Artificial no universo corporativo já é uma realidade.

É cedo para termos certeza sobre quais serão os impactos que ela pode causar em nosso modo de viver, trabalhar, se relacionar e de aprender.

Mas é fato que a popularização de modelos de IA, como o famoso ChatGPT, e outros criados pela OpenAI, apontam previsões importantes no modo como as pessoas encaram esses novos sistemas.

E para a área de treinamentos, o que podemos esperar? Nesse texto, falamos sobre o que a Inteligência Artificial tem para oferecer para a área de T&D. Acompanhe!

 

A Inteligência Artificial aplicada ao novo mundo

Ela é uma área da ciência da computação que tem o objetivo de criar soluções que simulam a capacidade de raciocínio humana para identificar e resolver problemas.

Os estudos sobre IA começaram na década de 50. Entre 1960 e 1970 surgiram as primeiras ferramentas que usam essa tecnologia, como o programa de xadrez “El Ajedrecista” e o sistema de conversação “ELIZA”.

Atualmente, convivemos com uma variedade de modelos, como assistentes virtuais, sistemas de recomendação, reconhecimento facial, chatbots, carros autônomos e muito mais.

 

Os impactos no mundo de T&D

Os principais motivos para usar Inteligência Artificial nas empresas envolvem redução de tempo e custos, aumento de produtividade, eliminação de erros e melhoria nos resultados.

Considerando esses ganhos, são várias as reflexões sobre substituir a inteligência humana pela inteligência simulada. A melhor perspectiva, certamente, é a da integração.

É fundamental, por exemplo, treinar as lideranças para diagnosticar as incertezas e necessidades de suas equipes. Mas, também, saber confrontar essas informações com os direcionamentos estratégicos da companhia.

Esse tipo de aplicação pode ser facilitado pelo cruzamento de dados feita com IA.

 

A aplicação da IA em treinamentos

A melhor forma de acompanhar a evolução é por meio do conhecimento.

Como em todas as fases de mudanças sociais, os treinamentos corporativos funcionam como propulsores da adaptação.

Por isso, nada melhor que usar a própria Inteligência Artificial para ensinar sobre ela, como forma de aplicar a aprendizagem no fluxo de trabalho.

Confira algumas formas de usá-la dentro das soluções de ensino:

 

Conteúdos personalizados para cada pessoa

Por meio de algoritmos avançados, é possível entender as necessidades e interesses individuais de cada colaborador, oferecendo conteúdo personalizado conforme o que ele precisa para evoluir dentro do trabalho.

A lógica funciona mais ou menos como as séries sugeridas na Netflix, ou nas playlists personalizadas do Spotify.

A IA também é capaz de dar feedbacks em tempo real, sugerindo os melhores recursos de aprendizagem de acordo com o desempenho individual no trabalho.

Dessa forma, é possível oferecer trilhas de aprendizagem mais eficientes e relevantes, reduzindo tempo e custo.

 

Robôs ou chatbots para treinamentos online

A interação entre robôs e colaboradores também deve ser uma tendência para treinamentos corporativos.

Os “instrutores virtuais” conseguem tirar dúvidas, encaminhar links rápidos e orientar em relação às preferências de aprendizado, ou áreas com maior oportunidade de desenvolvimento.

Eles facilitam a busca por respostas diretas e objetivas.

Ensino híbrido por meio da IA

Tanto os bots, como outras soluções com IA, ajudam a fortalecer o ensino híbrido, sugerindo o aprendizado presencial para conteúdos com baixa adesão na plataforma digital.

A popularização do ChatGPT, por exemplo, nos mostra que as pessoas estão dispostas a inserir esses modelos em seu cotidiano, inclusive para a aprendizagem.

 

Gamificação, simulações, realidade virtual ou aumentada

A Inteligência Artificial tem o poder de integrar tecnologias, como a realidade virtual e a aumentada, para criar treinamentos mais dinâmicos e envolventes, aumentando o interesse das pessoas e a retenção de conhecimento.

No caso da gamificação, a IA também pode ser usada para projetar experiências que mobilizam os colaboradores a competirem entre si para concluir determinada trilha de aprendizagem, por exemplo.

 

IA para monitoramento e mensuração

Além da entrega de conhecimento para os colaboradores, a área de T&D das empresas precisa cumprir uma grande expectativa em relação ao retorno financeiro.

Dessa forma, é primordial apresentar de forma clara os dados de evolução mensurável dos treinamentos corporativos.

E a IA também consegue ajudar com isso.

As plataformas de gestão de aprendizagem são cada vez mais eficientes para a análise de dados. É possível identificar e criar relatórios sobre os cursos mais eficientes, definir os horários, temas, ferramentas e locais de preferência para aprendizado, entre vários outros dados.

 

O trabalho humano será substituído?

Com tantos ganhos trazidos peça IA, existe o medo da desvalorização do trabalho humano. No entanto, é importante considerar que ela é baseada no pensamento humano. Dessa forma, ela é incapaz de substituir a criatividade e forma de pensar das pessoas.

O que vai determinar o verdadeiro impacto da Inteligência Artificial é o modo como as pessoas vão usá-las para melhorar seus processos.

A equipe de especialistas da Target está preparada para ajudar você a desenvolver soluções de T&D personalizadas. Entre em contato para saber mais.

Para receber outros conteúdos sobre inovações e tendências no treinamento corporativo, nos acompanhe também no LinkedIn.