O final do ano se aproxima e chegou a hora de pensar nas tendências de T&D para 2023. Ficar de olho no que o mercado aponta faz parte da preparação para os novos desafios.  

E a educação corporativa precisa acompanhar todas as mudanças do mundo. Ou seja, absorver o melhor das inovações tecnológicas e das transformações sociais.  

Durante o período de isolamento da pandemia, por exemplo, as pessoas aprenderam a usar as tecnologias para a gerenciar seus horários, entendendo quando, onde e como produzir melhor.  

Esse autogerenciamento produtivo mostrou também preparo para gerenciar o próprio processo de aprendizagem. A ideia de “trabalhar em qualquer lugar” ampliou o conceito de “aprender em todos os lugares”.  

Continue lendo e fique por dentro dessas 5 tendências de Treinamento e Desenvolvimento para 2023.  

  

5 principais tendências de T&D para 2023

1. Lifewide Learning e Lifow

Entendida como uma evolução do conceito de lifelong learning, a premissa do lifewide learning, ou “aprender por toda a vida”, é que a aprendizagem acontece em diferentes espaços, simultaneamente.   

Mais do que aprender o tempo todo, a ideia aqui é aprender em qualquer lugar. É, literalmente, o aprendizado através da vida de um indivíduo, a cada momento.   

Neste sentido, podemos pensar no conceito de lifow, que vem da expressão “Learning in the Flow of Work”, que considera o ambiente de trabalho como um lugar ideal para adquirir conhecimento.  
Juntos, Lifewide e Lifow conectam o ensino à realidade operacional. A rotina de trabalho e as atividades diárias são a base para desenvolver novas habilidades.

2. Edutretenimento

Aprender se divertindo, quase sem perceber que está aprendendo. Como o próprio nome já indica, o Edutretenimento une a educação com entretenimento.   

Isso significa criar treinamentos com base na criatividade e inovação. Assim, enquanto a educação é o objetivo, o entretenimento é a linguagem. 

Vale quase tudo nesse contexto: músicas, filmes, séries ou jogos.  

A ideia é criar conteúdos próprios usando essas mídias, que sejam únicos, tenham a cara da sua empresa e sejam instigantes para o público-alvo.  

Cases, estudos de casos e tomadas de decisão, podem ser produzidos com vídeos e animações, como esses que produzimos para o Treinamento LGPD da VLI. 

Os jogos corporativos podem ser usados para reforçar vários temas, como o treinamento de Código de Conduta e do Programa de Compliance da CBA, um game altamente exclusivo e integrativo. 

Para ter sucesso com essa estratégia, o mais importante é investir em um storytelling envolvente e divertido, com personagens carismáticos e representativos.

3. Ensino híbrido

Essa não é exatamente uma novidade, mas muito vai evoluir a partir de tudo aquilo que 2022 nos permitiu aplicar. 

Afinal, esse foi mais um ano de adaptação, da volta do contato presencial em conjunto com o trabalho remoto. A abordagem híbrida está sendo aplicada em diferentes setores das organizações.  

As oportunidades para desenvolver o Blended Learning se multiplicaram e, hoje, vão muito além de videoaulas e webinários.  

É por isso que os treinamentos híbridos ainda entram na lista de tendências de T&D para 2023 

Aqui, vem à tona novamente a tendência sobre lifewide. Basta pensar que tudo o que se aprende através da capacitação regular pode ser aprofundado em outros momentos da vida.   

Desse modo, o treinamento híbrido abraça os treinamentos presenciais, o e-learning e outras formas de aprendizagem em todos os momentos.  

Para isso acontecer, é necessário fortalecer a cultura de aprendizagem, para que todos entendam que os momentos fora dos treinamentos formais podem ser oportunidades de ampliar os conhecimentos e aprimorar habilidades.

4. Personalização da aprendizagem

Entender que cada pessoa tem um jeito e um tempo para aprender é o primeiro passo para perceber a importância da personalização.  

Para que as atividades façam sentido para todos, elas precisam corresponder àquilo que as pessoas entendem como necessário para melhorar seu desempenho.  

Para colocá-las como protagonistas da aprendizagem, precisamos ir além da interatividade, criando ferramentas que realmente possibilitem o autocontrole sobre o seu processo de desenvolvimento.   

A educação para adultos precisa ser coerente com a realidade de cada um. Então, personalizar passa pela flexibilização e gerenciamento de cada conteúdo para públicos diversos.  

Ou seja, cada um tem a liberdade para definir, dentro de diferentes trilhas de aprendizagem disponíveis, qual o melhor caminho a seguir.  

5. Otimização do gerenciamento do conhecimento

As plataformas de gestão da aprendizagem, como a LMS, estão na lista de tendências para 2023.  

Cada vez mais, elas entregam recursos que otimizam o gerenciamento do conhecimento. E ajudam a identificar quais ações são indispensáveis para o crescimento da empresa.   

Na prática, coletam dados que permitem acompanhar o desenvolvimento das pessoas, transformar processos e conquistar resultados melhores.  

  

Como planejar suas ações de T&D para 2023

Estruturar um planejamento é fundamental para traçar metas e definir caminhos. Antes de começar, lembre-se de revisar os seguintes pontos:
 

  • Aprender com o que já passou: reavalie os resultados de 2021 e as ações de 2022. Peça feedbacks aos colaboradores e entenda o que funcionou e o que precisa ser melhorado.
     
  • Levantamento das necessidades de treinamento: reserve os últimos meses do ano para identificar as dificuldades, lacunas e as oportunidades de crescimento das equipes.
     
  • Plano de desenvolvimento: compartilhe as novas sugestões com os gestores das equipes para que todos possam contribuir com opiniões e esclarecimentos.
     
  • Estabelecer objetivos e métricas: defina objetivos reais a serem alcançados, métricas individuais e coletivas, indicando quais atividades ajudarão a conquistá-los.
     
  • Encontrar um parceiro: para desenvolver ações eficientes de treinamento, encontre um parceiro capaz de mergulhar nos desafios da sua empresa.

A Target conta com uma equipe especializada em soluções personalizadas para Educação Corporativa. Estamos preparados para entender suas necessidades e ajudar a construir a realidade de cada projeto. 

Entre em contato e entenda como. Para conhecer mais sobre nosso jeito de trabalhar, acompanhe a gente também no Instagram