Cada vez mais, a Gamificação da Aprendizagem tem ganhado espaço nos treinamentos corporativos. Isso acontece por conta dos seus resultados positivos, principalmente nas questões de engajamento.

Além de maximizar a retenção cognitiva, os jogos têm o poder de promover colaboração, protagonismo e a tomada de decisões, com base em experiências personalizadas.

Mas você já parou para pensar nos motivos pelos quais os Games Corporativos são tão eficientes?

O artigo “Gamification of Learning Deactivates the Default Mode Network” (A Gamificação da Aprendizagem Desativa a Rede do Modo Padrão, em português), publicado na editora e plataforma de ciência aberta, Frontiers, explica como o cérebro humano funciona ao ser estimulado por diferentes formatos de aprendizagem.

A pesquisa foi realizada com 24 estudantes, submetidos a três diferentes modelos de estudos: perguntas e respostas; questionário de múltipla escolha com troca de pontuação a cada resposta certa; e o formato de gamificação, onde os participantes competiram com seus colegas para responder às perguntas, com recompensas.

O resultado dos comportamentos foi avaliado por meio de ressonância magnética funcional (fMRI) – um exame de neuroimagem usado para analisar a função cerebral e cognitiva.

Trouxemos para este artigo da Target Multimídia algumas das conclusões do estudo, que revelam o impacto positivo da Gamificação no processo de aprendizagem e explicam um pouco mais sobre o nível de efetividade dessa estratégia.

Gamificação da Aprendizagem e a desativação do Modo Padrão do Cérebro (DMN)

Antes de entender o impacto da Gamificação da Aprendizagem no Modo Padrão do Cérebro (DMN) é importante ter em mente o que significa o DMN.

Default Mode Network, ou Rede de Modo Padrão, indica um estado introspectivo que ativa o modo de repouso no cérebro. É quando a mente divaga e não foca em atividades direcionadas a um objetivo específico – apesar de estar acordada e atenta. É como se estivéssemos em “modo automático”.

Pesquisas mostram que momentos com menor desativação da Rede de Modo Padrão podem estar associados às falhas de atenção e menor desempenho em tarefas que exigem foco e controle.

O estudo aplicado aos diferentes formatos de aprendizado, comprovou que incorporar estratégias de Gamificação contribui com a maior desativação do DMN.

Ou seja, na medida em que os participantes foram submetidos a situações parecidas a de um jogo, com envolvimento em experiências de pontuação e recompensas, os centros de DMN foram desativados, contribuindo com a maior atenção e performance no aprendizado.

Gamificação da Aprendizagem e a Memória de Trabalho (WMN)

Apesar de o estudo não conseguir comprovar que a desativação de DMN está sempre relacionada a ativação de WMN, foi constatado que a Gamificação da Aprendizagem aumenta a ativação da Rede de Memória do Trabalho.

Essa, por sua vez, consiste em um sistema cognitivo responsável por reter informações temporariamente.

Apesar de ser comparada à memória de curto prazo, alguns teóricos afirmam que a diferença está em permitir a manipulação das informações armazenadas, no caso da WMN, enquanto a memória de curto prazo permite apenas o armazenamento de dados.

Com base nessas avaliações foi possível identificar melhorias significativas na aprendizagem quando os participantes foram submetidos a jornadas de gamificação.

A Relação entre estresse e desempenho

O estudo também aborda a relação entre a gamificação e o estresse autorrelatado, destacando a competição, escalada e incerteza, como elementos-chave para uma aprendizagem mais efetiva.

A pesquisa sugere que o estresse associado a esses elementos específicos pode desencadear hormônios benéficos para aprimorar a memória, implicando que o estresse, quando relacionado à gamificação, pode impactar positivamente a atenção e a memória durante tarefas de aprendizado.

Ou seja, os recursos utilizados na gamificação desempenham um papel crucial ao influenciar respostas emocionais e o bom desempenho em processos de aprendizagem.

Recursos usados em táticas de Gamificação da Aprendizagem

A Gamificação da Aprendizagem consiste no uso de elementos, recursos e mecânicas de Games em contextos educacionais.

Isso envolve o uso de recompensas, desafios, pontuações e outros elementos característicos de jogos para incentivar o progresso e o interesse das pessoas.

Conheça alguns recursos usados para potencializar os resultados dessa estratégia em treinamentos corporativos:

  • Sistema de recompensa e pontuação: além de ativação de WMN e desativação de DMN, o estudo comprovou aumento na atividade ventral do estriado (parte do cérebro) ao receber recompensas, aumento de pontuação e feedbacks positivos em relação às perguntas do jogo.
  • Contador de tempo: a consciência de disponibilidade de tempo durante o jogo contribui com o aumento do foco e concentração dos participantes – aumentando a sensação de incerteza através do desafio proposto.
  • Oferta de ajuda: apesar de a gamificação ser uma estratégia de Treinamento & Desenvolvimento que promove o protagonismo na tomada de decisão, a oferta de ajuda contribui com o direcional e mentoria para mobilizar os colaboradores.
  • Rankings: promove a competição saudável entre a equipe, aumentando o engajamento e efetividade do treinamento.
  • Diferentes níveis de desafios: estratégia para manter o interesse do jogador, incentivando-o a progredir continuamente e enfrentar desafios mais significativos à medida que avança no conteúdo.

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