Para entregar resultados concretos no seu treinamento de equipes, é preciso mais que boas ferramentas de ensino.  

Comprovar resultados positivos só é possível com um Planejamento de T&D bem estruturado. Os equívocos mais comuns, ao planejar, nem sempre são óbvios.  

Por isso, trouxemos dicas para você evitar os três erros mais cometidos na hora de implementar treinamentos. 

 

1. Falta de alinhamento com a estratégia empresarial

O erro aqui está em prever conteúdos que não trazem resultados com foco nos objetivos da empresa, tornando o treinamento obsoleto antes mesmo de ser lançado.  

Imagine, por exemplo, que uma das prioridades atuais seja atingir objetivos de ESG. Nesse contexto, é primordial que os treinamentos estejam em conformidade com essa meta.  

Para que as pessoas contribuam, elas precisam ter clareza não só sobre o que significa o termo e seus conceitos. Precisam ver, na prática, um conjunto de ações no seu dia a dia que traduzem o ESG.  

Busque equilibrar o conteúdo relacionado à estratégia da companhia com aquilo que as pessoas querem e precisam aprender para entregarem o seu melhor.  

Durante as atividades coletivas, as habilidades individuais podem ser usadas para fortalecer a equipe. Estimule que elas sejam compartilhadas justamente para que se consiga atingir um objetivo mais amplo. 

O ensino corporativo precisa trazer resultados positivos para os colaboradores e para o negócio. Assim, a trilha de aprendizagem precisa ser planejada de acordo com os objetivos estratégicos da organização. 

 

Como evitar esse erro: 

  • Conheça a estratégia de negócio e saiba como cada um pode contribuir; 
  • Entenda o cenário geral, social e do mercado – a pandemia, por exemplo, trouxe necessidades de diferentes formatos de relações, exigindo adaptabilidade; 
  • Identifique e antecipe todas as questões técnicas e humanas que possam impactar positiva ou negativamente o negócio. 

 

2. Não ter um sistema de gestão dos treinamentos

Outro erro comum é criar muitas capacitações e atividades diferentes, sem vínculo entre elas.  

É verdade: quanto mais aprendizado, melhor. Mas a falta de controle e gestão prejudica o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, os resultados. Lembre-se, um número alto de treinamentos implantados não necessariamente é um bom indicativo. 

A segmentação de públicos, objetivos e expectativas específicas devem fazer parte da gestão. Com um sistema eficiente é possível otimizar processos, diminuir custos e evitar o retrabalho. 

Por isso, é fundamental que os treinamentos sejam personalizados para as atividades e necessidades de cada equipe, além é claro, que tenham resultados mensuráveis, mas esse é nosso próximo tópico. 

 

Como evitar esse erro: 

 

3. Falta de um modelo de mensuração de resultados  

A mensuração dos resultados faz parte da gestão do seu treinamento de equipes 

Ela deve receber o maior esforço do planejamento, já que é quando se comprova a eficiência de todos os investimentos. 

É necessário ter esse foco desde o princípio, durante a definição de objetivos e métricas. 

Escolha o formato de mensuração mais adequado para o contexto. É possível medir resultados diretos e indiretos, informações quantitativas e qualitativas. 

Aplique pesquisas digitais em formato de pulso (poucas perguntas, com avaliação por escala) ao final de cada treinamento.  

Avalie desde a comunicação, linguagem, conteúdo, até a influência das lideranças para realizarem a capacitação.  

Pergunte também sobre as experiências qualitativamente. Com esse formato de avaliação, é possível analisar com profundidade os resultados.  

Crie um ambiente de sugestões, como uma ouvidoria, para que as pessoas contribuam com críticas e ideias durante todos os processos de aprendizagem. 

Assim, você conseguirá apresentar um panorama rico em dados e informações para a alta gestão e demonstrar o retorno dos investimentos em T&D.  

 

Como evitar esse erro: 

  • Para um trabalho cada vez mais assertivo e inteligente, antes de lançar o treinamento, planeje um modelo de mensuração de resultados focado em objetivos bem específicos. Dessa forma, é possível gerar dados e relatórios demonstrativos da experiência global, com indicadores consistentes. 

 

Treinamento de equipes: como não errar

Errar faz parte de todo processo de transformação e crescimento. Avaliar erros favorece a melhoria contínua e o aperfeiçoamento das atividades. 

Diferentes indicadores de T&D nos ajudam a fazer essa análise e enxergar novos caminhos.  

A Target pode ser ajudar a desenvolver o seu treinamento de equipes com resultados mensuráveis. Entre em contato para saber mais.  

Acompanhe-nos no Instagram para conhecer mais sobre nosso modo de fazer a educação corporativa ser uma estratégia de negócios.