Início>Posts>Treinamento>Como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento?

Como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento?

O Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é o processo essencial para o gestor que deseja encontrar oportunidades de crescimento para os membros de sua equipe. Trata-se de um desafio constante que requer atenção.

Saber quais são as carências de conhecimento ou habilidades dos colaboradores, possibilita identificar as dificuldades e lacunas que impedem o desenvolvimento profissional e a obtenção de resultados alinhados com os objetivos da organização.

Por meio desse processo, é possível praticar uma eficiente gestão de conhecimento e tomar decisões sobre as melhores formas de abordar as competências atuais e as exigidas pelo mercado.

Veja como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento em sua empresa de maneira prática e eficaz.

Comece observando as evidências

O primeiro passo deve ser direcionar sua atenção para os resultados ineficientes, a pouca motivação, os conflitos, o alto índice de absenteísmo e rotatividade, além das insatisfações dos colaboradores.

Essas evidências apontam a existência de um ou mais problemas. A base deles apresenta todas as lacunas que podem ser preenchidas por meio de treinamentos e programas de capacitação.

Extraia relatórios por área para iniciar seu Levantamento de Necessidade de Treinamento. E converse com os respectivos gestores para estabelecer critérios que identifiquem o que pode ser considerado ineficiência.

Realize avaliações de desempenho

Identifique se o colaborador realiza suas tarefas de modo satisfatório, de acordo com os objetivos de seu cargo.

O resultado de cada avaliação de desempenho proporciona parâmetros precisos que embasam decisões, como a definição dos treinamentos que serão aplicados.

Por meio dessa ferramenta, você e sua equipe têm as condições necessárias para compreender, de modo mais amplo, como as tarefas são realizadas e se precisam de alguma intervenção para melhoria.

Com essas informações em mãos, sua célula de Treinamento e Desenvolvimento pode planejar capacitações específicas para indivíduos e grupos, sempre com foco na relevância para os profissionais e os objetivos organizacionais.

Fale com os demais líderes

É essencial que você chame gestores e líderes de cada área para levantar resultados mais precisos em relação à produtividade das equipes. Conversas assim possibilitam encontrar, entre outros:

  • dificuldades em processos;
  • problemas na formação dos profissionais;
  • conflitos pontuais e recorrentes.

Os gestores e líderes que acompanham de perto as operações de suas áreas podem e devem contribuir ativamente com o Levantamento de Necessidades de Treinamento.

A partir das informações levantadas, será possível elaborar treinamentos ainda mais precisos para cada equipe — contribuindo com o diferencial competitivo da corporação.

Faça o cruzamento de dados

Com foco nos dois últimos tópicos — avaliação de desempenho e conversa com outros líderes e gestores —, prepare-se para cruzar os dados obtidos nessas duas ações.

Os pontos encontrados devem ser debatidos entre RH e cada área, para que as prioridades sejam elencadas. Essa troca de pontos de vista direcionará seus treinamentos para o que, de fato, sua organização precisa.

Outro ponto que merece destaque é ouvir as solicitações de supervisores e gerentes. Quando a necessidade de treinamento é evidente, eles solicitam as ferramentas para que suas equipes aprimorem ou desenvolvam competências e habilidades.

Aplique questionários para fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento

Questionários aplicados entre os colaboradores, para que opinem e façam sugestões sobre os assuntos que acreditam ser importantes, também é uma maneira eficaz de fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento.

Não se trata da opção mais popular entre analistas e gestores de RH, mas contribui com uma base mais sólida e rica para o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Essa prática pode ser otimizada ao perguntar como cada conhecimento será aplicado na atuação profissional. Também identifica oportunidades e possibilidades que não foram encontradas nas três análises de dados citadas anteriormente.

Considere que os colaboradores são, do ponto de vista prático, os profissionais que estão mais próximos de qualquer resultado desejado pela organização. Eles podem oferecer feedbacks importantes para direcionar seus treinamentos.

Efetue avaliações de conhecimento técnico

Considere avaliações de conhecimento técnico e habilidades específicas — determinando o potencial para desempenhar cada função.

Essas avaliações, que mensuram o nível de conhecimento, permitem ver como cada colaborador evolui, apontando o momento ideal para a aplicação de novos treinamentos ou capacitações especiais.

Os resultados também determinam quais habilidades e conhecimentos estão desatualizados ou que ainda não foram absorvidos do modo correto — ampliando o leque de tipos de treinamento que podem ser aplicados.

A frequência com a qual esses testes são realizados contribui com um Levantamento de Necessidades de Treinamento ainda mais preciso e atualizado, possibilitando uma atuação precisa em cima dos aspectos que influenciam nos resultados da corporação.

Entrevista de desligamento

Por fim, mas não menos importante, você pode utilizar a entrevista de desligamento como forma de identificar as necessidades de treinamento de sua equipe.

Essa entrevista representa um grande potencial para gerar dados relevantes sobre a cultura organizacional e identificar melhorias nos processos. Ela deve ser adotada tanto nos casos de demissão sem justa causa quanto nos pedidos de desligamento.

Realizar uma entrevista focada no Levantamento de Necessidades de Treinamento permite encontrar diversas lacunas e deficiências. Principalmente, em situações nas quais o colaborador se sentiu intimidado para falar.

O diálogo do momento do desligamento de um profissional costuma ser mais sincero, porque não haverá mais o compromisso entre as partes. Contudo, é fundamental selecionar quem participará dessa entrevista.

O profissional que teve seu contrato encerrado de maneira ruidosa pode nutrir sentimentos ruins em relação ao negócio ou gestores, podendo não ser totalmente verdadeiro em seu discurso.

Essas são as principais ferramentas para que você faça o Levantamento de Necessidades de Treinamento de modo planejado e com foco na identificação de dificuldades, lacunas e oportunidades de crescimento da equipe.

Converse conosco sobre o seu projeto de educação corporativa:

2020-02-13T13:23:36-03:00agosto 22nd, 2019|Treinamento|0 Comentários

Deixar um comentário

Ir ao Topo