Toda organização é influenciada por fatores externos e internos. De fora, vêm as questões mercadológicas, econômicas e sociais. De dentro, seus recursos, valores e o nível de preparo das pessoas, reforçados pela cultura de aprendizagem.

Hoje, o conhecimento adquirido antes de entrar na empresa é apenas o primeiro passo de uma grande jornada. Muitas novas ações de ensino são oferecidas dentro da própria organização para estimular os colaboradores a compartilharem conhecimentos.

Ao adotar a aprendizagem contínua dentro de sua cultura organizacional, a empresa conquista um ambiente interno mais colaborativo e adaptativo. E isso significa contar com equipes mais bem preparadas para lidar com os fatores externos.

Treinamentos e aprendizado no fluxo

Os treinamentos podem ser muito mais que movimentos unilaterais, deslocados da prática do trabalho. Pelo contrário, o segredo é fazer com que os colaboradores sejam protagonistas dos momentos de aprendizagem.

O aprendizado no fluxo é responsável por grande parte do conhecimento adquirido no ambiente de trabalho. Por isso, trazer essas situações para treinamentos e estudos corporativos também é uma forma de difundir a cultura de aprendizagem internamente.

Isso pode ser feito de várias formas. Por exemplo, sugerindo gravações de vídeos em duplas com a execução de uma atividade que demonstre habilidades específicas. Os melhores podem ser exibidos dentro de um programa de desenvolvimento, estimulando trocas de experiências.

O sucesso desse aproveitamento da realidade deve ser apoiado por ferramentas tecnológicas, recursos de engajamento e imersão, sempre baseados em metodologias de ensino ativas. E sustentados por um planejamento de T&D robusto e funcional.

Os multiplicadores do conhecimento

Aprender durante o fluxo de trabalho é mais efetivo quando os próprios profissionais percebem o valor das trocas. A liberdade para pedir e oferecer ajuda é fundamental para acelerar o progresso dos aprendizados na empresa.

É comum que algumas pessoas se destaquem dentro desse processo, tornando-se figuras centrais para a consulta de informações. Elas se tornam peças chave dentro da cultura de aprendizagem, sendo chamadas de multiplicadores de conhecimento.

Normalmente, são profissionais mais experientes, que ganham o reconhecimento de seus colegas como lideranças, independentemente dos cargos que ocupam.  Por isso, equipá-los com mais conhecimento também é uma forma de contribuir com toda a equipe.

A arte de dar feedbacks

A aprendizagem está diretamente ligada à capacidade de dar e receber feedbacks. Eles são fundamentais para a evolução de todos os colaboradores. Afinal, só é possível melhorar quando você tem consciência de suas limitações.

Faz parte dessa nova cultura observar se as pessoas estão cientes sobre seus acertos e pontos de desenvolvimento a melhorar. Em um ambiente organizacional saudável, esses retornos devem ser compreendidos como uma etapa natural do trabalho.

Assim, formar multiplicadores e lideranças capazes de manter conexões contínuas também é uma forma de fazer com que os feedbacks sejam algo mais instantâneo e orgânico dentro dos processos de aprendizagem.

Valorização das Soft Skills

Falando nas relações interpessoais, as habilidades comportamentais nunca foram tão valorizadas quanto agora. Hoje, empatia, inteligência emocional e boa comunicação são tão importantes quanto os conhecimentos técnicos.

Trabalhar as chamadas Soft Skills é imprescindível para criar ambientes colaborativos, um dos preceitos da cultura de aprendizagem. Por isso, os treinamentos devem trazer mais questões que ajudem as pessoas a desenvolverem características subjetivas.

Essas são competências que também podem ser adquiridas e desenvolvidas através de treino. Os recursos digitais interativos têm se mostrado eficazes para criar situações em que os colaboradores precisem tomar decisões baseadas em boas práticas e valores.

Os resultados da cultura de aprendizagem

Organizações que valorizam a cultura de aprendizagem destacam-se pela capacidade de inovar e pela agilidade para se adaptar aos movimentos do mercado. Lidam mais facilmente com o abandono de conceitos que mudam ou que deixam de fazer sentido.

Assim, os colaboradores conseguem expandir continuamente suas capacidades de criar novos padrões de pensamento e comportamento.  E quanto mais bem preparados eles estão para disseminar o conhecimento, mais rápidos são os resultados positivos.

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