Edutainment é o termo usado para definir o cruzamento entre entretenimento e ensino, com diferentes formatos e modelos de aprendizagem.

Essa fusão favorece criar soluções com ferramentas como games personalizados, vídeos interativos, animações, simulações, entre outras. E, assim, engajar as pessoas com formatos de informação que elas já conhecem e, principalmente, já gostam.

Na era tecnológica, com interações cada vez mais rápidas, nos encontramos em uma posição cada vez mais passiva, respondendo a estímulos pré-determinados.

Usar o entretenimento no processo da educação corporativa torna a jornada de aprendizagem mais imersiva, interativa e divertida.

Neste artigo, falaremos mais sobre as vantagens dessa abordagem e como implantá-la no seu planejamento de T&D.

 

Como funciona o Edutainment

Em primeiro lugar, é importante deixar de lado a ideia de que o importante é o formato.

O Edutainmet é um conceito que usa diferentes formatos – todos eles associados ao entretenimento aplicado à educação.

Ele funciona de diferentes maneiras, a depender das necessidades da empresa e dos colaboradores.

Comece mapeando o perfil do público interno, para entender quais recursos serão os mais amigáveis para conversar com ele.

 

Princípios básicos do Edutainment

Não estamos falando de um modelo, ou formato de aprendizagem ou conteúdo, mas sim um conceito.

Ou seja, sua aplicação pode se dar pelo uso de recursos multimídia, com a finalidade de despertar:

  • Envolvimento: as pessoas devem se envolver no processo de aprendizagem. Seja na tomada de decisão para definir sua própria trilha de aprendizagem, interagindo com o conteúdo, e realizando ações, incentivadas por ele.
  • Imersão: uma característica fundamental desse conceito é a que o colaborador mergulhe no treinamento, sem distrações. Isso está diretamente ligado com o potencial do material trazer estímulos intensos para a mente.
  • Interação: é um dos princípios que ajuda a alcançar os tópicos citados acima. Aqui, falamos tanto da interatividade do treinamento quanto da interação entre as pessoas, que podem falar sobre o conteúdo e trocar experiências e opiniões – tornando a aprendizagem um processo coletivo.
  • Diversão: o foco de todo o treinamento deve ser o desenvolvimento de habilidades, mas a diversão é o princípio básico do Edutainment. É claro que o objetivo não é simplesmente entreter, pelo menos não no sentido de um “passa tempo”. Mas a diversão deve estar presente em todo o treinamento, servido como guia para criar as atividades.

 

Edutainment para empresas: alguns exemplos

O ensino corporativo deve refletir as mudanças e evolução da sociedade. Afinal, as pessoas que fazem a empresa são afetadas pelas transformações sociais.

Empresas que buscam por treinamentos ativos, dinâmicos e eficientes sabem que engajar mais colaboradores significa apresentar resultados práticos melhores.

Esse conceito pode ser usado para ensinar todos os tipos de conhecimentos, tanto para desenvolver as soft, quanto as hard skills.

A ideia é que o colaborador aprenda quase sem perceber que está em um treinamento.

 

Edutainment e gamificação

Talvez esse seja o primeiro tipo de treinamento que vem à mente quando falamos em entretenimento. E não é à toa. Os jogos revolucionaram o ensino empresarial e, hoje, entregam diversão com ótimos resultados.

O exemplo que trouxemos é o game “Forças de Vendas”, da SUPERBRAS, um treinamento comercial gamificado que traz muita interatividade para os colaboradores, ao mesmo tempo em que reforça o processo de consolidação de uma nova cultura interna.

 

Edutainment e treinamentos com vídeos

Difícil falar sobre entretenimento e não pensar em audiovisual: filmes, séries e animações fazem parte da nossa vida, nos ajudando a relaxar e descontrair.

No ensino corporativo, esses recursos são usados de maneira criativa para compartilhar processos, treinar novos colaboradores, fornecedores e parceiros.

É o exemplo dos vídeos de integração e segurança para visitantes da NEXA RESOURCES.

Neles, prestadores de serviços, fornecedores, investidores e consultores são apresentados à empresa e recebem orientações de cuidados gerais da segurança.

Trilhas sonoras, recursos gráficos e locução foram pensados para trazer leveza ao material – sem afetar a seriedade do assunto.

 

Realidade virtual

A realidade virtual é um recurso que intensifica o entretenimento.

O vídeo de realidade virtual em 3D produzido para a CBA, que apresenta o fluxo produtivo da empresa, é um exemplo de como esse recurso pode aproximar as pessoas e entregar conteúdos extremamente imersivos.

O objetivo é levar o público para dentro da CBA, fazendo com ele conheça mais a fundo o processo que dá origem ao produto final, acabado, usado no dia a dia.

 

Como aplicar o Edutainment

Não existe um manual fechado para isso. O ideal é reconhecer as necessidades e entender as possibilidades oferecidas por essa abordagem. Por exemplo, nem todos os públicos estão dispostos a lidar com conteúdos lúdicos que, em determinadas situações, podem ser considerados infantilizados.

Diante de tantos modelos e formas de aprendizagem, definir o melhor caminho é algo de suma importância.

Há diversas soluções que podem se encaixam nas suas demandas, que são únicas e merecem soluções específicas.

A Target ajuda você a encontrar a melhor metodologia, formato e criar treinamentos altamente personalizados e eficientes. Entre em contato e conheça nossas soluções.