Inovação e tecnologia: como elas aparecem nas estratégias da sua Empresa? Até há pouco tempo, “digitalizar” era uma missão tratada como “adaptação necessária” para manter a competitividade. Mas, então,  chegou a pandemia… e tornou urgente o que parecia distante. No calor da pressa, muitos acabaram caindo nas armadilhas da transformação digital.

Algumas empresas que já faziam treinamentos “para inglês ver”, sem planejamento, seguiram nesse caminho. E, agora, contabilizamos prejuízos em tempo, investimentos, baixo engajamento, perda de capital humano e retrabalho. Hoje, estamos todos em busca de caminhos mais sólidos para aquecer nossas estratégias de T&D.

Se o mundo nunca mais vai ser o mesmo  e sobrevive quem melhor se adapta, como podemos fazer isso de um jeito mais assertivo? Mesmo após a pandemia, a transformação digital seguirá fazendo parte da cultura corporativa. Você já deve ter percebido que desfrutar dos benefícios dessa nova realidade exige uma transformação MAIOR.

Não é sobre migrar processos para redes online, nem sobre disponibilizar um curso em uma plataforma digital. Não é só sobre digitalizar. Mas, sobre saber onde se deseja chegar com cada passo. Pense no impacto positivo de criar ferramentas de capacitação próprias, que vão atender as necessidades reais dos desafios do seu time.

Quer saber como evitar as armadilhas da transformação digital? Vem com a gente!

Aonde vamos? 

Sempre é possível pensar em uma estratégia digital de treinamento, seja em modelo online, treinamento in loco, ou com ensino híbrido. Públicos internos, tipos de conteúdo e objetivos de aprendizagem são algumas das informações indispensáveis para entregar uma jornada digital que gere valor para as pessoas.

Recentemente, disponibilizamos aqui no site os 8 passos fundamentais do nosso fluxograma estratégico para planejar treinamentos corporativos digitais. Uma receita que garante ganho de tempo e ajuda a minimizar retrabalhos. Recomendamos que você leia para não pular nenhuma etapa de validação dos seus projetos de treinamento.
 

Cultura organizacional e liderança participativa

Apesar de estar em segundo lugar na nossa lista, essa dica deve caminhar em sinergia com a anterior. Isso, porquê  trazer a inovação, sem considerar a cultura organizacional, é uma das maiores armadilhas da transformação digital.

Os valores, os processos e a forma de pensar e agir das pessoas deve prepará-las para o quê virá nos treinamentos. A aprendizagem contínua tem tudo a ver com a transformação digital. Um passo de cada vez, autonomia para pensar e motivação para ajudar a construir novas soluções para a Empresa.

É por isso que toda mudança cultural deve começar no nível das lideranças, de onde vem a permissão para refletir. Elas devem ser sempre tratadas como o primeiro público de um treinamento. Líderes bem preparados, antenados e adeptos às novas ferramentas e metodologias de treinamento  ajudam a quebrar barreiras e estimulam a adesão das pessoas.

Infraestrutura de tecnologia

Para quem já caiu em uma das armadilhas da transformação digital, achando que isso se resumia ao acesso à VPN, aqui vai uma reflexão: esse movimento não se resume às ferramentas e plataformas tecnológicas, mas à infraestrutura  de tecnologia é, sim, fundamental para que a transformação dê certo.

Quando falamos em treinamento e desenvolvimento, mais que pensar em como distribuir um curso, é importante oferecer uma estrutura e criar um cronograma para que a trilha de conhecimento online do colaborador faça sentido.  Assim, deve-se  disponibilizar  uma rede de internet eficiente, até os melhores formatos de entrega desktop e mobile, tipos de conteúdos, inclusão dos treinamentos na rotina do profissional, entre tantas outras questões importantes para uma boa experiência de aprendizagem corporativa.

Nunca pense que acabou

A última armadilha que trouxemos para esse post é a tendência de achar que a transformação digital tem fim. A todo momento surgem novas formas de pensar e fazer. Novos problemas, oportunidades, ferramentas e plataformas… e assim como o aprendizado, esse movimento é contínuo.

Para conseguir usar a transformação digital a favor da organização, é preciso entender que esse é um caminho de atualização sem volta e sem fim. Acompanhar o movimento do mercado, repensar as estratégias sempre que necessário, manter as pessoas alinhadas e a cultura da Empresa funcionando no mesmo ritmo dos objetivos do negócio.

Por fim, mais uma das armadilhas da transformação digital é achar que a Empresa precisa dar conta de tudo sozinha. Levar parceiros especialistas para dentro dos projetos é fundamental para inovar na área de T&D. Conte com a experiência da Target para não cair nessas armadilhas!


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