Aprimorar as habilidades do seu time é essencial se você quer gerar mais resultados para a empresa. Hoje, desenvolver as chamadas Hard e Soft Skills é prioridade na maior parte dos planejamentos de T&D.

A forma como as pessoas agem se tornou tão importante quanto suas capacidades de cumprir tarefas especializadas. Chegou a hora de valorizar as aptidões comportamentais na mesma proporção em que as técnicas já são trabalhadas.

Geralmente, os treinamentos de Hard Skills são mais objetivos, já que apresentam conteúdos operacionais. As Soft Skills têm saído das sombras da subjetividade para ganhar programas e ações de Treinamento e Desenvolvimento que também retratam a realidade.

A importância das Soft Skills para o ambiente corporativo

Muito mais que saber se relacionar com os colegas de trabalho, as Soft Skills envolvem temáticas estratégicas para o fortalecimento e solidez das empresas, fatores muito valorizados por investidores e acionistas.  

Elas são voltadas para o cumprimento de requisitos relacionados a tomadas de decisões. Aparecem dentro de temas como Compliance, Segurança da Informação e Proteção de Dados, por exemplo.  

Recentemente, criamos esse game interativo com a Política de Compliance da CBA, que se tornou uma ferramenta de imersão muito potente para a equipe. Com ele, os colaboradores participam de histórias que se relacionam com a rotina da empresa.  

Dessa forma, é possível proporcionar momentos de reflexão sobre atitudes diárias, mesmo que a pessoa ainda não tenha passado por uma determinada situação. Ou seja, a experiência vivida através do jogo prepara o aluno para a realidade.

Benefícios das Soft Skills para o seu negócio

Empresas que valorizam as habilidades comportamentais são mais preparadas para resolver problemas. Elas treinam as pessoas para antecipar as adversidades. 

Os colaboradores podem contribuir de modos diferentes, a partir de suas origens e pontos de vista, ao mesmo tempo em que valorizam a cultura da empresa.  Com isso, as tarefas são realizadas de modo mais eficiente e as soluções são mais criativas e assertivas.

Veja os benefícios do desenvolvimento das Soft Skills:

Para a empresa 

  1. Melhora o atendimento ao cliente; 
  2. Aumenta as vendas; 
  3. Garante a segurança de dados e informações;
  4. Possibilita retenção dos colaboradores;
  5. Melhora a resolução de conflitos.  

Para o colaborador 

  1. Aumenta a motivação;  
  2. Alimenta o sentimento de valorização;
  3. Melhora as relações de trabalho;
  4. Ajuda a dar mais segurança na realização de tarefas;
  5. Colabora para o bem-estar no ambiente de corporativo.  

Estratégias para desenvolver Soft Skills

Apesar de encontrarmos inúmeros tutoriais ensinando como o colaborador pode aprimorar seus conhecimentos e habilidades, entendemos que valorizar a cultura de aprendizagem dentro das empresas é o grande trunfo. 

Muitas já reconhecem que desenvolver metodologias de aprendizado não é mais algo “bom de se fazer”. Se tornou essencial para o sucesso do negócio.  

Assim, o aprimoramento de Hard e Soft Skills deve ser planejado com muita atenção. Confira algumas dicas:

Analisar as necessidades 

Antes de definir uma capacitação, é preciso identificar as demandas organizacionais e individuais. 

Reconhecer as deficiências de aptidões subjetivas nem sempre é fácil. Por isso, ofereça um ambiente acolhedor para que o colaborador se sinta confortável para compartilhar o que sente e como pensa.

Entender as possibilidades de cada metodologia 

Usar a metodologia certa é fundamental para o sucesso de uma ação.   

Para nosso projeto junto a VLI, por exemplo, tivemos o desafio de transformar o conteúdo denso sobre as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados em um autotreinamento leve e dinâmico que, ao mesmo tempo, tratasse do tema com a seriedade que ele exige.  

Para isso, trabalhamos com pílulas de vídeos e diversos exercícios mentais que estimulam o pensamento crítico dos colaboradores sobre a importância da segurança de dados.

Definir metas e indicadores 

Diferente de um curso para aprimorar habilidades técnicas, onde a aprendizagem pode ser medida com um teste, as práticas emocionais e comportamentais são mais difíceis de mensurar. Então, defina metas e meça os indicadores específicos durante e após ação.   

A própria capacitação pode apresentar ao aluno os resultados de como ele está se saindo durante a atividade.   

Isso é possível em treinamentos gamificados. Por exemplo, durante o  I Congresso Integridade do qual nós participamos, criamos um game em que o algoritmo detecta o que o jogador está errando, e foca nesses erros até ele acertar.

Metodologias para desenvolver Soft Skills  

Existem muitas metodologias para a concepção de ações de T&D. É possível apostar em um caminho único, assim como utilizá-las de forma complementar ao longo de um treinamento, de acordo com o tipo de conhecimento a ensinar. 

As chamadas metodologias ativas, como o Modelo ADDIE, Taxonomia de Bloom e as técnicas de sala de aula invertida, são fundamentais para trabalhar a educação dentro do ambiente corporativo. 

Se você precisa de ajuda para definir a melhor abordagem para desenvolver Hard e Soft Skills na sua empresa, nós podemos ajudar.