A ideia de valor muda ao longo dos anos. Principalmente depois da Covid-19, a remuneração financeira tornou-se apenas o primeiro ponto para manter um colaborador motivado. E o chamado salário emocional tem sido cada vez mais valorizado.

Isso inclui desde os honorários e benefícios, até o vínculo e alinhamento entre os propósitos e valores da empresa e dos colaboradores. Cada um desses pilares ajuda a conectar e melhorar a experiência das pessoas com as empresas.

O movimento que temos visto nos últimos anos é uma demanda crescente por elementos que promovem essa conexão. Eles geram mais segurança, motivação e sinergia para trabalhar em equipe.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse tipo de oferta, e também sobre como entregar treinamento e desenvolvimento como mobilizador emocional para os profissionais.

Exemplos de salário emocional

Esse conceito consiste em um conjunto de incentivos emocionais e motivacionais oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores.

O principal objetivo é construir um bom clima organizacional e, por consequência, o desenvolvimento e retenção de pessoas.

Eles envolvem fatores que melhoram a qualidade de vida, bem-estar físico e mental, gerando também oportunidade de crescimento profissional.

E, assim, reforçam o reconhecimento, senso de pertencimento e orgulho.

Os incentivos podem variar conforme o segmento da empresa e, principalmente, de acordo com o público interno.

São alguns exemplos:

  • Possibilidade de trabalho híbrido ou remoto, com auxílio para home office.
  • Treinamentos de habilidades e competências.
  • Espaços de lazer e descanso.
  • Ginástica laboral e promoção de atividades físicas.
  • Auxílio psicológico, jurídico, social e financeiro.
  • Transparência em relação aos resultados e objetivos da empresa.
  • Horário e rotina organizacional flexíveis.
  • Momentos formalizados para feedback e avaliação de desempenho.
  • Bonificação e salário variável.

A importância do salário emocional

Segundo uma pesquisa divulgada no final de 2022 pela empresa de recrutamento Robert Half, trabalhar em uma organização com apoio e acolhimento é prioridade nos objetivos de carreira para 70% dos líderes e 66% dos demais membros das equipes.

Estudos como esses comprovam que o valor financeiro já não está entre os principais motivos para querer permanecer numa empresa.

Os diversos modelos de salário emocional contribuem com a satisfação integrada dos profissionais, impactando na dedicação e engajamento deles.

Como consequência, os desempenhos individuais melhoram, garantindo resultados ainda mais positivos para as organizações.

Ou seja, promover incentivos emocionais é bom para todos.

Treinamento e desenvolvimento como salário emocional

Oportunidades de desenvolvimento fazem com que o colaborador perceba que a organização aposta no seu crescimento, garantindo seu protagonismo para direcionar a carreira.

Para que o seu planejamento de T&D gere valor para a companhia e para os profissionais, é importante considerar alguns passos.

Identificar os diferentes perfis

Realizar um diagnóstico para identificar a demanda de cada público da empresa é o primeiro passo para criar ações e estratégias bem direcionadas e assertivas.

Além disso, é fundamental criar trilhas de aprendizagem que ajudem as pessoas a adotarem um estilo de vida baseado no aprendizado contínuo.

Esse levantamento prévio auxilia na tomada de decisão pelos melhores formatos, frequências e soluções para cada treinamento.

Engajamento da liderança

A liderança é a principal influenciadora de transformações na organização. Isso significa que de nada adianta promover ótimos treinamentos, se os líderes diretos não motivarem o aprendizado.

Sendo assim, vale direcionar esforços para o engajamento desse público, mostrando todos os benefícios estratégicos para os seus times e para a empresa.

Além de instrumentalizar o desdobramento das principais mensagens relacionadas ao salário emocional para as equipes.

Isso é, todos precisam estar cientes sobre a importância das ações de T&D, encarando os treinamentos como uma valorização pessoal e profissional.

Treinamentos dinâmicos e engajadores

Verdade seja dita: quanto mais dinâmicos são os treinamentos, maior é o valor agregado.

Isso porque o maior engajamento contribui com a mobilização e performance dos profissionais.

Sendo assim, nossa principal dica é ir além do óbvio. Encontre aquilo que é verdadeiramente estratégico para a organização.

Para engajar as pessoas, trabalhe com uma variedade de soluções de treinamento, com diferentes perfis e para diversos temas do universo corporativo.

Junto com nossos clientes, criamos e-learnings, jogos e simulações, vídeos e animações e muito mais.

Tudo 100% personalizado para que cada equipe se sinta realmente valorizada.

Estamos aqui para entender as necessidades da sua empresa e desenvolver treinamentos sob medida.

Para saber mais sobre como tornar converter treinamentos como parte do salário emocional, entre em contato com a Target.