Uma plataforma LMS pode disponibilizar uma série de recursos digitais para os gestores de treinamentos – síncronos e assíncronos – oferecendo o suporte necessário para acompanhar os processos e resultados. 

A gestão de aprendizagem corporativa consiste em aplicar e gerenciar estratégias de aprendizagem capazes de proporcionar crescimento para todos: colaboradores e empresa.

É sobre isso que falaremos neste artigo: como as ferramentas do sistema LMS ajudam na tarefa de planejar, implementar e coordenar ações relacionadas aos treinamentos corporativos.  

  

Plataforma LMS e a gestão de aprendizagem  

LMS é a sigla em inglês para Learning Management System – chamado de Sistema de Gestão de Aprendizagem em português.   

O sistema LMS é uma plataforma de ensino online cujo principal objetivo é otimizar e melhorar o processo de treinamentos online, oferecendo as ferramentas necessárias para uma melhor administração de atividades à distância.   

Sempre associado ao ensino remoto, o LMS também se encaixa na modalidade híbrida, seja no suporte a treinamentos presenciais ou na aplicação de novas metodologias de ensino 

  

As possibilidades da plataforma LMS  

Esse tipo de plataforma permite criar cursos ou treinamentos personalizados e dinâmicos, centralizando todas as tarefas em um só lugar.   

Ao mesmo tempo em que facilita o controle das atividades, pode ser usado para aumentar o engajamento dos participantes, construindo Trilhas de Aprendizagem e Programas de Educação Continuada 

Confira as principais possibilidades oferecidas por um LMS:  

  • Personalização de trilha de aprendizagem: o gestor consegue projetar tarefas e atividades interligadas e adaptadas à realidade da empresa, guiando o participante através de etapas de ensino.

  • Gestão de sala de aula: possibilidade de gerenciar treinamentos presenciais através de ferramentas de controle de presença, planejamento de conteúdo e programação de cursos.

  • Testes e pesquisas: permite a criação de testes e avaliações de desempenho em diferentes formatos.
     
  • Gestão de conteúdo: facilita a distribuição e atualização de conteúdo, suportando diferentes formatos e arquivos como vídeos, PDF, áudios, animações e recursos padrão de conteúdo e-learning 

  

Plataforma LMS e treinamento corporativo  

Cada vez mais é preciso planejar e aplicar estratégias de ensino que combinem tecnologia intuitiva, conteúdo relevante e metodologias inovadoras. Pacote completo para alcançar um ensino eficiente e de qualidade.   

No mundo corporativo, é importante pensar em treinamentos que ajudem a desenvolver as hard e soft skills dos colaboradores de maneira efetiva.  

Normalmente preocupados com a rotina durante o horário de trabalho, manter o foco e a atenção durante os treinamentos pode ser um desafio para esses profissionais.  

Muitos saem das aulas frustrados por não conseguirem absorver o conteúdo. No final, o curso gera muitos gastos e traz poucos resultados.   

É neste ponto que a plataforma LMS, aliada à produção de conteúdos com recursos variados, pode ajudar, pois facilita a implementação de diferentes métodos de aprendizagem e também oferece ao colaborador a oportunidade de comandar o seu próprio processo de evolução.   

  

Benefícios da plataforma LMS para o ensino corporativo  

O LMS pode oferecer benefícios para diferentes setores e cenários, como treinamentos de reciclagem, aprendizagem colaborativa, ensino de novas funções e habilidades, serviços financeiros, de segurança, entre outros.  

 Entenda mais 5 benefícios que o sistema LMS traz para o ensino corporativo: 

  

1. Redução de custos:  

O ensino à distância ou híbrido diminui consideravelmente os gastos ocasionados pelos treinamentos presenciais. Além da economia no uso de recursos físicos como apostilas, um curso digital pode ser usado mais de uma vez com diferentes alunos.   

Ainda, o retorno obtido através de um treinamento corporativo eficiente faz do uso do Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem o melhor custo x benefício.  

  

2. Maior engajamento:  

As diferentes possibilidades do LMS podem tornar o processo de ensino mais interessante, incentivando a participação das pessoas em cursos dinâmicos e interativos. 

Além disso, fazem com que os resultados positivos sejam percebidos mais facilmente, motivando os colaboradores a colocarem o aprendizado em prática.  

  

3. Otimização de treinamento:  

A plataforma facilita o processo de criação de novos treinamentos, otimizando o tempo e fazendo com que um curso antigo seja reciclado com mais agilidade.   

  

4. Fácil acompanhamento:  

Com o LMS, é possível acompanhar indicadores, monitorar resultados, oferecer feedbacks e propor novas atividades.  

  

5. Mais autonomia para o aluno:  

O sistema concentra todo o conteúdo em um só local, permitindo que o colaborador consulte um assunto ou tema sempre que tiver dúvida.   

Assim, ele tem a possibilidade de voltar ao treinamento onde e quando quiser, e também de participar de fóruns de discussões sobre as atividades.  

  

Para cada empresa, há um processo de ensino “pessoal e intransferível”. Conte com a nossa ajuda para desenvolver um treinamento corporativo inovador, usando a plataforma LMS da Target ou a de sua preferência.