Início>Posts>Tecnologia>Aprendizagem móvel: é hora de aprender com o conteúdo no bolso

Aprendizagem móvel: é hora de aprender com o conteúdo no bolso

Há quem diga que a aprendizagem móvel, ou mobile learning, mudará o modo como as pessoas adquirem conhecimento. Na realidade, já está mudando. Essa é uma categoria do ensino a distância, que utiliza dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks para entregar conteúdo de uma forma bastante inteligente.

No âmbito das organizações, a aprendizagem móvel é um recurso avançado para programas de educação corporativa, treinando e capacitando profissionais durante a rotina de trabalho.

Trata-se de um meio muito eficaz para alavancar resultados no desenvolvimento de competências. Pois, em vez do colaborador ficar restrito a um espaço e a um equipamento (geralmente, o computador), ele fica livre para acessar os materiais de qualquer ponto dentro da empresa. Enquanto isso, ele pode até aguardar uma reunião e participar na pausa para o café.

Quem está viajando a trabalho e leva esses dispositivos também pode encontrar oportunidades para aprender e enriquecer o próprio conhecimento.

Quais são os benefícios da aprendizagem móvel?

A principal vantagem da aprendizagem móvel é a possibilidade de adquirir conhecimento a partir de qualquer dispositivo mobile conectado à internet no momento que lhe convém. Isso proporciona comodidade e resulta em uma importante economia de tempo.

Mas as vantagens não param por aí, veja!

Colaboradores motivados

Entre um caderno ou uma pilha de papéis e um celular ou tablet, os colaboradores preferem tecnologias que agilizem e otimizem suas tarefas. Assim, a aprendizagem móvel é um modo inteligente de combinar a necessidade da empresa de aperfeiçoar o colaborador e a necessidade desse em ganhar mais produtividade.

Um exemplo: digamos que a sua empresa tenha implementado um novo software de ERP. Torna-se mais fácil explorar o passo a passo de como utilizar o sistema por meio da tela de um smartphone ou tablet, do que apresentar figuras estáticas e longas descrições em uma apostila.

Conteúdo sempre atualizado

Custa menos para a empresa atualizar um conteúdo eletrônico do que reimprimir um livro ou apostila. Além disso, o uso de papel não é algo ecologicamente correto e ele tende a perder qualidade no decorrer do tempo.

Por meio da aprendizagem móvel, o conteúdo estará sempre atualizado. Imagens, vídeos e áudios podem complementar o treinamento ou programa de capacitação, mostrando exemplos mais realistas e de fácil compreensão.

Maneira de explorar o potencial de aprendizagem

Explorar, essa é a palavra-chave da aprendizagem por dispositivos móveis. O mobile exige que o conteúdo seja mais dinâmico possível, até para manter a atenção de quem o utiliza.

Por isso, a depender de um material muito bem desenvolvido para o dispositivo, o colaborador pode ter a sua curiosidade mais aguçada. Resultado: ele vai se sentir estimulado a participar mais de um treinamento, a produzir conteúdo, a realizar avaliações on-line. Além de interagir com outros profissionais, de diferentes áreas.

Quais formatos podem ser utilizados na aprendizagem móvel?

Vídeos, áudios, e-books, testes educacionais e jogos são os formatos de aprendizagem móvel que incentivam os colaboradores a aprender de forma simplificada.

Contudo, independentemente do formato, é preciso considerar alguns fatores.

O primeiro se refere ao tamanho dos arquivos. Faz-se necessário produzir conteúdos muito leves. Pois, nem sempre o sinal de internet colabora com um download rápido e pode não facilitar um streaming.

Outro ponto importante em relação ao formato é o fato de ele ser responsivo, ou seja, adaptável aos diferentes tamanhos de tela. Quem vê o conteúdo em uma tela de smartphone deve sentir o mesmo conforto visual do colaborador que está com um tablet ou em um desktop.

O tempo de duração de seus conteúdos também deve ser curto. Isso possibilita, além do download rápido, um aprendizado mais dinâmico e entre os intervalos de determinadas atividades.

Partes interativas, indicadas por botões, devem receber destaque e serem grandes. Pois, alguns colaboradores utilizarão a ponta dos dedos para clicar.

Saiba mais sobre os formatos para aprendizagem móvel:

Vídeos

Essenciais para manter o foco nas aulas. Esse formato é acessível e permite a exibição de exemplos bem ilustrados. O que colabora bastante com a aprendizagem de profissionais que são mais visuais.

Treinamentos e programas de capacitação feitos em vídeo podem aumentar o rendimento dos profissionais em mais de 50%. Além disso, os vídeos podem ser assistidos em qualquer lugar — não somente em uma sala ou mesa de trabalho.

Narradores podem descrever detalhadamente diferentes processos, enquanto apresentadores mostram a aplicação de exemplos dentro de sua organização, como as regras de segurança no trabalho. Essa humanização do conteúdo cria uma conexão emocional maior entre o que é apresentado e seus colaboradores. O engajamento aumenta ainda mais se você utilizar, por exemplo, depoimentos filmados com seus próprios colaboradores.

E-books

Livros físicos ocupam mais espaço que os virtuais. Estes, por exemplo, podem ser armazenados em nuvem, no seu servidor ou em cada dispositivo utilizado pelos colaboradores da sua empresa.

Também há a preservação do material, pois não ocorre a degradação das folhas. Além disso, o e-book possibilita uma rápida atualização do conteúdo apresentado, sempre que for necessário.

Os e-books podem ter versões em podcasts. Assim, facilitamos para os mais auditivos, possibilitamos o acesso ao conteúdo enquanto realizam outra atividade e incluímos os deficientes visuais no processo de aprendizagem.

Testes educacionais

Todo e qualquer conteúdo apresentado pode ser avaliado. No entanto, para a sua organização, é mais prático que isso seja feito de forma rápida e precisa.

Na aprendizagem móvel, os testes educacionais podem ser aplicados on-line. Isso permite a rápida computação dos resultados, emissão de relatórios e de uma resposta para o colaborador.

É possível apresentar, por exemplo, quais áreas do programa de capacitação ou treinamento tiveram um menor desempenho por parte do profissional. Isso o incentiva, inclusive, a rever o conteúdo.

Jogos

Os jogos estão entre os aplicativos mais populares para smartphones e tablets. São excelentes opções de passatempo. Mas é possível aprender jogando! A mecânica que suporta a jogabilidade pode melhorar a aprendizagem.

Sua empresa pode desenvolver competências e capacitar pessoas por meio de jogos para dispositivos mobile.

Nas últimas décadas, pesquisadores e cientistas descobriram que os jogos, principalmente os digitais, são capazes de ativar partes do cérebro relacionadas ao raciocínio lógico-dedutivo, além de cognição e tomada de decisão.

Os jogos são tão importantes que influenciam até na nossa capacidade de abstração e de interação com diferentes narrativas e regras.

Treinamentos e programas de capacitação presenciais, com instrutor em sala, também ganham com a aprendizagem móvel. Os conteúdos disponibilizados para dispositivos mobile podem ser complementares — incentivando o aprofundamento dos tópicos levantados.

Se você deseja alavancar a produtividade de sua equipe, conte com os formatos de aprendizagem móvel como opção moderna, viável e eficaz.

Conheça as soluções da Target Multimídia para aprendizagem móvel!


2020-02-13T14:22:19-03:00julho 25th, 2019|Tecnologia|0 Comentários

Deixar um comentário

Ir ao Topo