Trouxemos 3 desejos possíveis nesta lista. Juntos, eles indicam como a gestão de T&D poderá aproveitar melhor, em 2022, tudo o que a educação corporativa digital ganhou nos dois últimos anos. 

Durante a pandemia, o ensino híbrido foi elevado ao status de necessidade. Segundo a pesquisa da WTC São Paulo Business Club, no final de 2020, os brasileiros já preferiam o modelo híbrido, com foco no digital, para treinamentos e desenvolvimento de equipes.

Agora, enquanto o mundo se prepara para voltar ao normal, chegou também a hora de perguntar: o que ficará das mudanças que a Covid trouxe? É hora de entender o que adaptar, daqui em diante, para alcançar resultados melhores de aprendizagem. 

Aqui vão algumas respostas, com um quê de pedidos para o bom velhinho:

3 desejos para a educação corporativa digital em 2022

1- Engajar com mais estímulos de recompensa

Já é uma tendência que os conteúdos estratégicos incluam mais planos de compensações. Afinal, está comprovado que incentivar o aprendizado com premiações e certificados simbólicos é uma maneira de engajar as pessoas. 

São pequenas ações que demonstram o quanto a empresa se importa com o desenvolvimento de seus colaboradores. Isso ajuda a fortalecer as mudanças de comportamento e a evolução da cultura interna.  

Por isso, mais que ensinar, é fundamental que os programas de T&D trabalhem com incentivos para alimentar o propósito das pessoas. O reconhecimento já não se resume a bons salários, mas à capacidade de valorizar as conquistas de cada pessoa.

A tendência é que nos próximos anos a Inteligência Artificial esteja mais acessível e bem implementada dentro das empresas. Com ela, será possível criar programas de treinamento com experiências cada vez mais adaptativas, personalizadas e realistas.

2- Ativar as lideranças dentro dos programas de T&D 

Mesmo cercadas de tecnologia para aprender, as pessoas querem relacionamentos próximos. Principalmente com seus gerentes e superiores, que podem transmitir conhecimentos que as façam crescer dentro da empresa. 

O envolvimento dos líderes é proporcional ao nível de adesão do time. Por isso, é preciso equipar esses profissionais com mais ferramentas e habilidades para dar suporte aos processos de ensino e aprendizagem. 

Os efeitos positivos da educação corporativa digital são potencializados quando as lideranças estão preparadas para manter a equipe motivada. Assim, instruí-las é fundamental em uma estratégia de capacitação vencedora. 

Integrar o treinamento à rotina de trabalho deve incluir pequenas doses diárias de reforço. E olhar apurado para reconhecer, na prática, a materialização do aprendizado adquirido nos treinamentos. 

3- Diversificar a oferta de conteúdo digital  

Neste momento, as empresas estão experimentando uma força de trabalho acostumada com os ambientes digitais. Neles, as pessoas esperam por ciclos mais curtos de aprendizagem, com feedbacks rápidos e precisos.  

Por isso, as ferramentas de ensino e recursos tecnológicos estão sendo direcionadas para os conceitos de microlearning e de mobile learning. Eles permitem a cada pessoa treinar em seu próprio ritmo, de forma remota, sem prejudicar o período de trabalho. 

A pesquisa da WTC trouxe os formatos de aprendizagem digital preferidos pelas pessoas ativas no mercado: 86% preferem lives e webinars, 68% citaram microlearnings, com vídeos curtos, 58% escolheram cursos de e-learning de média duração, enquanto 41% ainda preferem treinamentos digitais completos.

Adaptar-se bem a esse novo contexto inclui a capacidade de criar conteúdos em formatos variados, como games e simulações, envolvendo os diferentes perfis de colaboradores com formas diversificadas de interatividade.

Resumindo a nossa lista de desejos para o ano novo 

Nós queremos que os treinamentos que criamos em parceria com as empresas sejam prazerosos e motivadores. E que aprender por meio da educação corporativa digital seja algo em que as pessoas pensem com animação e entusiasmo. 

Por isso, estamos prontos para imergir no seu universo profissional, ajudando seu time a escolher os recursos e estímulos mais interessantes para cada objetivo de desenvolvimento da companhia.

Se você também quer aproveitar os aprendizados de 2020 e 2021 para dar grandes passos em 2022, vem com a gente! Somos o seu parceiro estratégico para criar soluções educacionais personalizadas.

Converse com os nossos especialistas