>>>Era dos podcasts: como o consumo do novo formato de conteúdo aumentou mais de 300%

Era dos podcasts: como o consumo do novo formato de conteúdo aumentou mais de 300%

A voz é um instrumento poderoso de interação e nos ajuda a expressar emoções, transmitir ideias, dialogar com outras pessoas e compartilhar conhecimentos. Na era da internet, ela é a protagonista dos podcasts — programas digitais em formato de áudio.

Os podcasts, que são como os programas de rádio, também se destacam entre as atuais tendências do marketing, e podem perfeitamente nos ajudar nos treinamentos. Um dos motivos é o seu diferencial: o consumo por demanda. Você escolhe o que, quando e onde quer ouvir.

Dados da PodPesquisa 2018 indicam que 79%, dos quase 22 mil entrevistados, ouvem podcasts quando estão se locomovendo. Além disso, 68% dos participantes da pesquisa afirmam que consomem esse formato durante a realização de tarefas domésticas.

Esse programa digital também pode ser aplicado em ações corporativas. Continue a leitura e descubra como!

A redescoberta dos podcasts

Os programas digitais em formato de áudio não são novidade. Eles surgiram em 2004, no auge da era do iPod — o tocador de músicas da Apple. Naquela época, os usuários precisavam baixar cada arquivo por meio do software iTunes.

O processo não era dos mais simples e desencorajava a maioria das pessoas — o que acabava impedindo a massificação do formato. Contudo, as constantes melhorias nas conexões de internet e nos aparelhos trouxeram o podcast à tona novamente.

Somente no Spotify, serviço de streaming de música, houve um aumento de 330% no número médio de usuários, no mundo todo, que consomem podcasts somente nessa plataforma. E a tendência é ver esse número crescer!

Esse foi um dos motivos que levou o Spotify a comprar a Gimlet, empresa especializada em podcasts, por US$ 230 milhões.

Outro serviço de streaming de música, o Deezer, divulgou dados sobre o consumo de podcasts no Brasil. Em terras tupiniquins, o aumento no consumo nessa plataforma foi de 40% em 2018.

Entre os entrevistados pela PodPesquisa 2018, a média ponderada de consumo diário chega a 2h52min. O número é relativamente alto, mas tem uma boa explicação.

A necessidade de otimizar o tempo

24 horas são suficientes para fazer tudo o que você gostaria? Há quem afirme que não! Conciliar vida pessoal e profissional, então, pode se tornar um verdadeiro desafio quando não há a otimização do tempo.

A tecnologia, no entanto, permite alcançar resultados positivos por meio dos recursos disponíveis — e um deles é o podcast. Como se trata de um formato de áudio, ele permite o consumo enquanto você faz alguma atividade física ou manual.

Os trajetos casa-trabalho e trabalho-casa também podem ser utilizados para se divertir, refletir e aprender. Em vez de consumir notícias sobre o trânsito — algo dispensável quando se tem um aplicativo atualizado em tempo real —, os podcasts ganham vez.

Quando possuem conteúdo relevante, esses programas de áudio tornam seus momentos mais produtivos. Por isso, também é possível aprender durante uma caminhada, prática de exercícios na academia ou espera na recepção do médico.

Toda vez que houver uma lacuna de tempo ou atenção, o conteúdo em áudio pode ser encaixado com perfeição para que você desenvolva sua liderança.

Como gestor, diante de uma rotina movimentada e atarefada, torna-se mais fácil incluir esse novo hábito para aprimorar suas habilidades. E nós separamos alguns podcasts para você!

Podcasts que merecem atenção e audição

How I Build This

Podcast criado e apresentado por Guy Raz com foco em conversas com empreendedores que estão por trás de marcas conhecidas. Seus entrevistados são, realmente, quem cria e impulsiona empresas.

Man in the Arena

Os empreendedores brasileiros Leo Kuba, Miguel Cavalcanti e In Hsieh, entrevistam convidados que podem contribuir com a sua evolução como líder. Há sempre uma boa dica de gestão ou recomendação de livros.

Direto das Trincheiras

Fundador da BizRevolution, empresa de marketing, Ricardo Jordão Magalhães dá dicas de vendas, inovação, automação e desenvolvimento pessoal. Seu objetivo é o de motivar o ouvinte diariamente.

5’PM Podcast

Ricardo Vargas, especialista em gerenciamento de projetos, discute as dificuldades desse tema em seu podcast. Ideal para quem deseja ingressar na área ou aprimorar conhecimentos.

Like a Boss

Possui o formato de série e cada temporada tem 6 episódios. Líderes e fundadores de empresas inovadores conversam sobre perfis de liderança, decisões e formas de trabalho — um excelente panorama para conhecer e comparar estilos diferentes.

As ações corporativas ganham um novo canal

Na tentativa de aumentar os resultados da empresa, muitos gestores buscam formas de se aproximar dos colaboradores. Entretanto, os canais escolhidos nem sempre são os mais eficientes para essa finalidade.

Alguns, como o mural e o e-mail, podem acabar engessados e limitados demais. Além disso, eles não cumprem a necessidade de otimizar o tempo. Em compensação, podcasts podem ser ouvidos dentro e fora do escritório.

A maioria dos podcasts de sucesso tem o mesmo formato: bate-papo entre amigos em torno de um assunto comum. É dessa maneira que você pode se comunicar com os membros da sua equipe de trabalho.

O formato digital de áudio de um podcast oferece a oportunidade de falar com as pessoas utilizando o mesmo tom de voz delas — criando uma conexão mais forte e duradoura, além de facilitar o aprendizado.

Torna-se mais fácil transmitir um conceito ou ideia a partir de uma mensagem por voz, pois você pode externar emoções. Além disso, é possível:

Mostrar autoridade

Como gestor, você se torna o ponto focal do departamento ou da empresa e pode transmitir conhecimento a partir da sua especialidade no assunto debatido. E quando precisar falar de outros assuntos, convoque os demais líderes para que participem.

Reter talentos

Feedbacks coletivos podem ser transmitidos pelos podcasts, enaltecendo, por exemplo, os excelentes resultados de uma campanha de vendas. O mesmo pode ocorrer para incentivar as pessoas ou propor novas formas de trabalhar.

Baixo custo de produção

Podcasts podem ser gravados com o celular. Mas é importante que o áudio fique com boa qualidade e que passe por uma edição. Por meio dela, será possível incluir uma abertura e um fechamento.

Suas ações corporativas ganharam um aliado que cresce no mundo todo. O aprendizado pode acontecer dentro e fora de sua empresa, garantindo o engajamento dos seus colaboradores por meio de podcasts que ajudam a treinar, capacitar e reter talentos.

Assine a newsletter e receba as nossas atualizações de conteúdo por e-mail!

2019-10-03T12:33:18-03:00junho 6th, 2019|Tecnologia|0 Comentários

Deixar Um Comentário