Seja muito bem-vindo a um dos únicos assuntos do mundo em que não é preciso escolher um lado. Chegou a hora daquele tal de “em cima do muro” brilhar! As novas formas de ensino híbrido juntam o melhor dos ambientes presencial e virtual para oferecer aprendizagem corporativa que faz sentido para todos.  

Já tem um tempo que a aprendizagem em sala de aula não é mais considerada a única maneira de ensinar. E, com a pandemia, os cursos e treinamentos digitais foram impulsionados mais do que já vinham sendo. Tudo pela urgência de continuar fazendo com que os colaboradores continuem se desenvolvendo, onde quer que estejam. 

Quem acredita e defende que o presencial não vai existir mais? O olho no olho e as experiências práticas dificilmente serão substituídas. Por isso, é tão importante identificar quais etapas de conteúdo têm mais potencial de aprendizagem físicos ou digital. E prever momentos chave, em cada treinamento, para que as duas modalidades “passem os bastões” uma para a outra.   

ensino híbrido é uma tendência da educação corporativa que vem sendo cada vez mais compreendida e aproveitada pelas Empresas. A gente acredita, reconhece e assina embaixo!
 

4 benefícios insubstituíveis da aprendizagem presencial: 

  • A vivência presencial estimula o aprendizado graças à interação física: as trocas humanas de impressões, o olho no olho e o apoio dos facilitadores, professores, instrutores e colegas da Empresa. 
  • A facilidade de movimentação para criar grupos de trabalho para atividades específicas, feitas em equipes, muitas vezes com participações voluntárias das pessoas, contribui para desenvolvimento interpessoal. 
  • A possibilidade de feedbacks e esclarecimentos instantâneos, ao vivo, favorece a troca de informações e a oportunidade de aprender com as dúvidas e erros dos outros. 
  • A infraestrutura disponibilizada pela própria Empresa, sem a necessidade de que cada colaborador precise de computadores, por exemplo, ajuda a conter investimentos.

4 motivos para somar o virtual na educação corporativa:   

  • Redução de tempo: nem sempre é necessário parar o trabalho de muitos profissionais simultaneamente. Para atividades em grupo, é possível criar turmas por escalas de horários. E as tarefas de aprendizagem individual podem ser feitas com autonomia por cada colaborador. 
  • A acessibilidade ao conhecimento é, com certeza, um dos maiores ganhos de investir em criar conteúdos no ambiente virtual. Treinamentos disponíveis a toda hora e em todos os lugares, com mapeamento e armazenamento de dados em tempo real. E sem contar na padronização de entrega de conteúdos em qualquer lugar. 
  • Estímulo à autonomia dos colaboradores: como nem sempre há uma rotina de treinamentos, os próprios profissionais podem organizar seus processos de aprendizagem. Assim, cada um torna-se protagonista do seu desenvolvimento. 
  • Facilidade de implementação, já que o conteúdo pode chegar muito mais rápido aos colaboradores, sem a necessidade de agendar dias e horários. Não é preciso movimentar muitas pessoas para começar a treinar. 

Como adotar o ensino híbrido? 

Comece a olhar os desafios de aprendizagem da Empresa de forma ampla. Reúna todas as metas antes de criar soluções isoladas para cada uma delas. Entender possíveis afinidades, é um passo importante para traçar trilhas de aprendizagens ricas, com diversidade de ferramentas e estímulos.  

O segundo ponto a considerar é que essa modalidade de capacitação não consiste apenas em juntar os dois modelos de aprendizagem. Ou seja, colocar computadores em uma sala de aula, ou distribuir tablets, não é ensino híbrido – ou, pelo menos, não é só isso. 

Toda a estratégia – desde os objetivos, público-alvo, canais de distribuição de conteúdo, criação das atividades, indicadores, comunicação e mensuração de resultados – precisa ser construída considerando “entregas” e “reforços” nos diferentes meios: presencial e online. 

Uma plataforma online pode se tornar um repositório de informações valiosas sobre a Empresa. Materiais ricos, vídeos, e-books, autotestes e outras atividades podem ser relacionadas e costuradas em uma linha do tempo inteligente.

Quando houver uma palestra presencial, por exemplo, é importante que esteja claro para os profissionais qual conteúdo se pretende reforçar ou entregar. Para as oportunidades serem valorizadas, é preciso que façam sentido para todos.   
 

Parcerias de sucesso!

As formas de relacionar o presencial e o virtual são tão diversas quanto os recursos digitais e metodologias que temos para isso. Para definir as melhores metodologias de ensino e estratégias de aprendizagem para a sua empresa, é preciso considerar todas as possibilidades. Por isso, nossa dica é procurar um parceiro que tenha experiência e domine todas as ferramentas.

Um dos diferenciais que você deve buscar com o “fornecedor parceiro” é o acompanhamento integral dos projetos, empresas capazes de imergir no seu ambiente de trabalho para planejar com conhecimento amplo dos desafios e objetivos. Os melhores formatos de treinamento são sempre diferentes em cada contexto.

Somos uma Empresa de soluções personalizadas para educação corporativa que serve para facilitar a didática e aumentar o engajamento dos profissionais. Acreditamos que as grandes transformações acontecem quando trabalhamos junto com você e não apenas para você. 

Para conhecer alguns dos nossos cases, clique aqui. Ou clique aqui para entrar em contato conosco e saber como podemos apoiar sua Empresa para crescer por meio do desenvolvimento das pessoas.