Ninguém poderia imaginar o impacto do Metaverso para a sociedade. No mundo corporativo, entre outras coisas, ele significa o fortalecimento dos Treinamentos Virtuais.  

O Metaverso é um espaço virtual onde as pessoas podem interagir umas com as outras, de diferentes maneiras, dentro de ambientes digitais. Ele é todo o universo que existe dentro de um jogo, por exemplo, onde as pessoas criam avatares e cumprem tarefas.  

A expansão do Metaverso é um tema em alta, mas a verdade é que a realidade virtual não surgiu da noite para o dia. Aqui mesmo, já viemos construindo treinamentos com essa pegada há alguns anos.   

Com características únicas de imersão e interatividade, o ambiente virtual aumenta a autonomia do aluno. Como protagonista do processo de ensino, ele transforma o modo de enxergar e absorver os conteúdos corporativos.  

Como Metaverso impacta nos Treinamentos Virtuais  

Ainda há um caminho a ser percorrido até que a aprendizagem digital deixe de ser pensada como uma reprodução do ensino presencial.

Quando abrimos mão da lógica dos treinamentos tradicionais para dar espaço à inovação é que a mágica realmente acontece.   

A realidade virtual usa o melhor das metodologias de ensino para transformar o processo de aprendizagem em algo inusitado e prazeroso.   

Investir em inovação e tecnologias de ensino virtuais é oferecer aos colaboradores todos os estímulos necessários para aprender de um jeito mais dinâmico.  

O que já sabemos sobre Treinamentos no Metaverso: 

Associações com a realidade 

O estudo A Teaching Method Based on Virtual Worlds and Mastery Learning aponta que o ensino que utiliza o mundo virtual produz melhores resultados em comparação àquele que oferece ao estudante o conteúdo através de uma plataforma de aprendizagem.   

No ambiente corporativo, isso significa que os colaboradores além de aprenderem melhor, conseguem fazer mais associações entre o tema abordado na capacitação e o dia a dia de trabalho. 

Personalização e exclusividade 

O mundo virtual é criado com base no mundo real. Então, um treinamento corporativo digital é desenvolvido sempre a partir da realidade da empresa, de forma personalizada.  

Diferente do presencial, onde é difícil consertar erros que acontecem “ao vivo”, os Treinamentos Virtuais podem ser testados e adaptados, com melhorias constantes.    

Foi isso o que aconteceu durante a criação do game Jornada CBA. As adaptações foram fundamentais no processo de planejamento e construção desse material de ensino.

Também vale citar o vídeo em Realidade Virtual em 3D que construímos para simular todo o processo da bauxita, levando as pessoas pelo fluxo produtivo de uma forma impossível em uma visita presencial.  

Neste projeto, a realidade virtual não foi usada apenas para impressionar os participantes, mas foi de fato essencial para a imersão em um evento, antes presencial, acontecer de modo 100% remoto. 

Maior adesão e aproveitamento 

Capacitações mais envolventes possuem uma maior adesão porque incentivam a participação ativa do colaborador durante o processo de aprendizagem.   

Existem diferentes maneiras de instigar a participação das pessoas. A gamificação, por exemplo, é um ótimo formato de treinamento que incentiva por meio da competição.  

Pudemos perceber isso durante o I Congresso Integridade, para o qual criamos o game “Compliance Champions”. O objetivo foi oferecer aos participantes a experiência de aprendizagem por meio da gamificação.  

A participação não era obrigatória, mas o desafio e o incentivo pela competição fizeram com que as pessoas interagissem muito com game, gerando um ótimo engajamento.  

Fortalecimento da cultura de aprendizagem  

Com uma adesão maior dos colaboradores aos cursos, e observando a melhoria nos resultados, todos percebem a importância de desenvolver suas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais.  

Isso ajuda a criar uma rede de apoio durante o processo de ensino, o que aumenta e reafirma a cultura de aprendizagem internamente. 

As pessoas passam a perceber que a capacitação corporativa traz benefícios não apenas para a empresa, mas também para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.  

Como funcionam as Universidades Corporativas no Metaverso 

O Metaverso nos permite pensar em  Universidades Corporativas completas.   

Tendo elas como o espaço onde se encontram todos os conteúdos de capacitação, é possível criar um ambiente online que concentre todos os diferentes tipos de Treinamentos Virtuais, permitindo que o aluno se desloque facilmente entre eles.  

Tudo isso pode ser planejado para a modalidade de ensino híbrido, onde o colaborador consegue participar de uma atividade presencial e, em seguida, acesse ao conteúdo de complementação, ou reforço, virtualmente.

Esse espaço digital também é perfeito para fazer enquetes, exercícios de fixação, atividades interativas, debates ou alinhamento de dúvidas com os superiores técnicos da empresa. 

3 Benefícios dos Treinamentos Virtuais no Metaverso 

  1. Acessibilidade: o ambiente virtual estreita distância e dá acesso remoto a lugares, pessoas e instituições, em qualquer lugar.
  2. Desenvolvimento de habilidades do século XXI: o ensino digital otimiza o desenvolvimento de habilidades técnicas de alto nível e também das Soft Skills.
  3. Estímulo motivacional e foco: as tecnologias virtuais exigem disciplina e autonomia dos alunos, promovendo mais motivação e foco nas atividades. 

Um novo dia de um novo tempo  

Se o futuro é agora, é compreensível que todos estejam na corrida pela aceleração digital. Mas é preciso cuidado para evitar cair em ciladas proporcionadas por uma “digitalização às pressas”.  

A Realidade Virtual deve ser usada com inteligência, em momentos estratégicos, que façam sentido para os objetivos a serem alcançados.  Não por ser simplesmente um atrativo tecnológico que vai instigar as pessoas. 

Todas essas novas possibilidades causam um impacto que vai além da aprendizagem. Podem transformar o modo como as pessoas se relacionam umas com as outras, e transformam, principalmente, a visão dos colaboradores sobre a empresa que trabalham.

Acompanhe nosso blog para saber como os Treinamentos Virtuais contribuem, cada vez mais, para o ensino corporativo.