O DESAFIO

 

Você já parou para pensar quantos recursos preciosos são desperdiçados nos processos diários de uma empresa no setor industrial? Agora tente imaginar qual o custo desse desperdício para a companhia a longo prazo. Um gasto muito grande, não é mesmo?

Produzir com qualidade, reduzindo ou eliminando o desperdício de recursos valiosos são objetivos de toda companhia. Pensando em otimizar o seus processos e com os desafios citados como foco, a MRS, operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, se juntou à Target para desenvolver uma solução digital que fosse capaz de engajar as pessoas, disseminar o conhecimento e apresentar resultados, no menor espaço de tempo possível. 

ACADEMIA LEAN – O PROJETO

 

Para atingir esses objetivos, a MRS decidiu aplicar ao dia a dia da Diretoria de Engenharia e Manutenção a metodologia Lean – que significa agregar maior valor aos clientes otimizando a utilização de recursos e eliminando os desperdícios no processo, ou seja, operar de forma enxuta e com mais qualidade. 

 

De acordo com Leonardo Schneider, da Gerência de Engenharia Industrial da MRS: O projeto Academia Lean foi idealizado com o objetivo de disseminar a Cultura de Excelência Operacional na empresa, visando quebrar o paradigma de que para se ter produtividade seria necessário abrir mão da segurança e qualidade na manutenção dos nossos ativos. O treinamento nos possibilitou atingir este objetivo, com abordagens direcionadas para o público alvo a ser atingido, além de trazer de forma estruturada alguns conceitos de melhoria contínua novos e relembrar outros que já tínhamos aplicado na MRS através dos Projetos de Produtividade.” 

 

 

PESQUISA E COCRIAÇÃO 

 

Unir nossa experiência em design instrucional, a “caixa de ferramentas” tecnológicas que temos disponível, com o conhecimento e vivência de campo dos especialistas MRS, sem dúvidas, é um dos pontos chave do sucesso da metodologia.

 

O principal ponto nessa etapa é buscar a chave da conexão com os colaboradores através da personalização do treinamento. Essa personalização aumenta o engajamento do público-alvo justamente por se tratar de experiências reais, vivenciadas na prática. 

 

Após identificar essas experiências e, em cocriação, transformá-las em conteúdo, chegou o momento de decidir estrategicamente quais os recursos digitais e metodologias de aprendizagem serão aplicados ao treinamento.

 

 

O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO DIGITAL

 

O treinamento foi criado em formato e-learning, o que encaixou perfeitamente com o objetivo de reduzir desperdícios e otimizar esforços, uma vez que esse recurso permite a capilaridade na distribuição, acesso facilitado pela internet, chegando assim, ao maior número de colaboradores no menor espaço de tempo possível. 

 

Ele foi dividido em 03 módulos, para que o conteúdo não ficasse extenso e cansativo,  e cada módulo conta com cases práticos e atividades interativas sucedidas de feedback, além da avaliação final.

 

RECURSOS QUE RETÉM A ATENÇÃO E GERAM APRENDIZAGEM

Ao definir os recursos a serem utilizados, uma pesquisa criteriosa sobre o perfil do  público-alvo é fundamental.

Telas interativas, navegação intuitiva, artes gráficas criativas e depoimentos dos colaboradores da MRS com dicas e comentários importantes sobre a mensagem-chave, fizeram do treinamento uma experiência leve e dinâmica onde os colaboradores absorvem conhecimento sem se sentir em um treinamento chato ou monótono.

 

Leonardo acrescenta que: “Estamos na fase de preparação dos gestores para que os mesmos sejam agentes de mudança e disseminadores da Cultura de Excelência Operacional sugerida pela MRS. Nosso próximo passo é disponibilizar os módulos da Academia Lean para todos os níveis da Diretoria de Engenharia e Manutenção”.

 

 

 

Este treinamento será utilizado no onboarding de novos funcionários e em reciclagens periódicas do quadro atual de pessoas da Diretoria de Engenharia e Manutenção da MRS.

 

De acordo com Leonardo: “Os feedbacks recebidos até o momento pelos colaboradores que fizeram parte da “aplicação piloto” dos treinamentos nos dão a certeza de que colheremos bons frutos com esta nova forma de aprendizado que estamos trazendo neste projeto da Academia Lean. O apoio da Diretoria de Engenharia de Manutenção e da Gerência Geral de Planejamento e Controle da Manutenção fizeram a diferença para que este projeto se tornasse uma realidade e para que a Cultura de Excelência Operacional ganhasse a importância necessária.”

 

NO CONTEXTO ATUAL

 

O momento é mais que propício para falar de produtividade e excelência operacional e a MRS acertou ao investir na capacitação do seu time com a Academia Lean – que visa justamente o ganho de produtividade e diminuição do desperdício de recursos que, principalmente num cenário como o que estamos passando, são objetivos extremamente valiosos para qualquer companhia.

 

Ser assertivo nas ações é o que vai ajudar agora. Os treinamentos online têm tido cada vez mais procura, mas, se são feitos sem planejamento e na correria, correm o sério risco de não atingir o objetivo principal, que é o de transmitir a mensagem de forma eficaz.

 

Com o distanciamento social e o home office, muitas empresas vão buscar soluções digitais para treinamento sem se atentar a etapas importantes do processo como: estratégia, planejamento, objetivos e métricas. Sem isso, será só entretenimento. 

 

Se os resultados não forem efetivos e as pessoas não perceberem o real valor do aprendizado, é bem provável que, em próximas oportunidades, o engajamento será ainda menor. 

 

Os treinamentos online bem planejados e implementados serão grandes aliados nesse momento. Vamos conversar sobre o seu projeto? Agora é a hora de transformar o seu conteúdo em uma experiência de aprendizagem efetiva.