Mais que um discurso inspiracional, a educação continuada e permanente é um termo em alta no mundo corporativo. Isso se deve ao fato de as empresas entenderem, cada vez mais, que o desenvolvimento dos profissionais faz parte da melhoria dos processos. Apesar de ser uma prioridade nova no Brasil, a cultura do lifelong learning  está crescendo rápido nas empresas.

Em janeiro de 2021, a gente trouxe um Case da Target, aqui mesmo no site, sobre o Programa de Educação Continuada para Lideranças, que desenvolvemos junto com a VLI. Contamos com uma diversidade de ferramentas de ensino, distribuídas em um cronograma estratégico: e-learning, one pages, apresentações, podcasts e vídeos, produzidos pelos próprios colaboradores, promovendo o ensino híbrido na prática.

Aliás, guarde na memória esse termo (que também está em alta). Falaremos um pouco mais, sobre ele, daqui a pouco.

O que é lifelong learning e como essa cultura contribui para as empresas?

O conceito de lifelong learning foi criado com base em dois aspectos principais:

1) Graças à tecnologia, às conexões e inovações que surgem a cada instante, o mundo muda o tempo todo;

2) O formato de aprendizagem formal nas escolas tradicionais não é o único modelo eficaz de aprendizagem. Pelo contrário! Muitos até consideram que não é suficiente para preparar as pessoas durante suas vidas, mantendo-as atualizadas, competitivas e produtivas.

Apesar de aparecer com mais força apenas nesta última década, essa ideia surgiu na Europa, por volta de 1970. Ela entende a educação como um processo contínuo, que ultrapassa as barreiras de instituições, nível social e idade.

Apostar em lifelong learning significa investir no desenvolvimento e evolução perenes das pessoas, a partir dos diversos formatos de aprendizagem disponíveis.

Por conta da importância atribuída ao conceito, ele tem sido adotado também no ambiente corporativo. Pode ser oferecido como um benefício para os colaboradores, mas garante resultados para todos.

Os ganhos são expressivos, tanto em termos de produtividade, quanto para criação e fortalecimento da cultura organizacional.

Sim, cabe às empresas estimular e alimentar o conhecimento dos seus colaboradores. Mas, qual é o caminho mais estratégico para fazer isso?

A lista é enorme e você não precisa de muito investimento para plantar pequenas atitudes. Desde indicações de livros e filmes, para aprendizado voluntário, passando por oferecer matérias sobre análises de filmes específicos para usar em treinamentos, cursos e webinars com trocas de experiências entre profissionais, treinamentos remotos, entre outras.

O estímulo ao aprendizado é muito mais do que levar profissionais para uma sala e apresentar uma aula. Isso faz parte do velho ensino formal. O que vemos agora é uma mudança de cultura, um convite para um novo estilo de vida.

Isso também tem relação com o ensino híbrido. Lembra dele?

Um movimento que já vinha crescendo com a velocidade das inovações tecnológicas e foi impulsionado pela pandemia: o ensino híbrido une o modelo de aprendizagem presencial aos formatos digitais.

Para isso, são usados recursos digitas e metodologias didáticas presenciais que, juntas, têm o objetivo defacilitar a aprendizagem. Uma das vantagens de usar esse modelo é que ele consegue suprir necessidades que, individualmente, nenhum deles conseguiria resolver.

Como a Target ajuda as empresas nesse contexto?

A gente sabe (e defende) que não deve existir uma guerra entre os modelos de ensino presencial e online. A melhor solução é utilizar o melhor de cada um.

O ensino a distância, com apoio da tecnologia, pode ter inúmeras vantagens de encantamento para reter a atenção das pessoas. Mas o aprendizado em campo, na prática, nunca será substituído. É lá que ele realmente acontece. Essa estratégia também contribui para ativar a cultura lifelong learning nos treinamentos feitos em parceria com os nossos clientes.

Apoiamos cada equipe para desenhar seus treinamentos internos com programas exclusivos, personalizados, participativos e colaborativos. Eles respeitam as etapas que cada grupo de profissionais alvo precisa para a construção do conhecimento, trabalhando empresa e pessoas juntos, com o melhor que eles podem oferecer.

E quem ganha com isso? Todos saem ganhando! Na medida em que os profissionais entendem a necessidade de aprendizagem e evolução constantes, o apoio das empresas, oferecendo novas ferramentas, também tende a crescer.

Quer saber mais? Leia mais artigos do nosso Blog ou entre em contato com o nosso time de especialistas em treinamentos corporativos.