Parece que os brasileiros finalmente vão ter um pouco de paz. Com o avanço das vacinas para idades mais ativas no mercado, as empresas se prepararam para o mundo pós-pandemia. Sai na frente quem já incluiu mais tecnologia no desenvolvimento de suas lideranças corporativas.

Não é novidade que eles têm enorme poder de engajamento e direcionamento de suas equipes. Quando o assunto é comunicação interna, temas apresentados pelos líderes têm sempre maior adesão do que quando transmitidos por outros canais.

Por isso, diante do cenário de incertezas da pandemia, foi natural que a atenção das áreas de Treinamento & Desenvolvimento tenham se voltado imediatamente para as lideranças. Elas são,  mais que nunca, os alicerces mais preciosos da construção de uma nova realidade.

Os novos desafios das lideranças

A partir de 2020, esse público, do qual já se esperava tanto, ganhou novos desafios. As lideranças corporativas precisaram assumir papéis que não faziam parte, necessariamente, de suas rotinas de trabalho.

Foi preciso desenvolver habilidades interpessoais em um curto tempo, como empatia, adaptabilidade, sensibilidade, escuta ativa, comunicação constante  e outras skills afins, para liderar times diversos e distantes. E também agilidade para colocar mais tecnologia dentro dos processos.

O que antes era projeto de digitalização, muitas vezes em etapas, tornou-se prioridade imediata. Seja para entregar, receber  ou registrar informações, a revolução digital está sendo inevitável.

São muitos os aprendizados que essas mudanças trouxeram. E se tem algo que chegou para ficar foi o modelo de trabalho e ensino híbrido. Isso significa que o desafio de adaptação dos líderes às inovações digitais não vai parar por aqui.

É possível que toda a estratégia de aprendizado seja construída considerando o melhor dos dois ambientes: presencial e online. Trouxemos para vocês hoje alguns programas criados com essa proposta!


Programas de Desenvolvimento de Líderes com o padrão Target 

Escola Técnica VLI

A VLI tinha o desafio de criar treinamentos para desenvolver suas novas lideranças em unidades de Portos e Terminais. Ambientes com características particulares muito diversas e pouco conhecidas por esses profissionais.

Nosso maior desafio foi proporcionar experiências de aprendizagem evolutivas aos líderes dentro do mesmo Programa. Para isso, desenvolvemos atividades dividido em quatro fases: Nivelamento, Aprendizado, Interação e Protagonismo.

Cada módulo usa ferramentas e recursos de acordo com os estágios de maturidade dos líderes em relação aos nove temas. E assim, oferecemos uma oportunidade de construção participativa das habilidades para tomar decisões estratégicas nas unidades.

Saiba mais sobre esse Escola Técnica VLI.

Academia Lean MRS

A MRS decidiu aplicar ao dia a dia da Diretoria de Engenharia e Manutenção a metodologia Lean para operar de forma enxuta e com mais qualidade. Ela consiste em agregar maior valor aos clientes, otimizando o uso de recursos e eliminando os desperdícios nos processos.

Para isso, criamos um treinamento em formato e-learning, que permitiu a capilaridade na distribuição dos conteúdos. O acesso facilitado pela internet permitiu alcançar o maior número de diretores no menor espaço de tempo possível.

Para quebrar a densidade dos conteúdos, o projeto foi dividido em três módulos. Cada um deles conta com cases práticos e atividades interativas sucedidas de feedback, além da avaliação final.

Clique para conhecer a Academia Lean MRS.

Universidade Localiza

A Universidade Localiza, uma de nossas grandes parceiras, vem passando por intensas transformações nos últimos anos. Com a expansão dos negócios, está focada em uma cultura colaborativa, inovadora e de alta performance.

A partir de um processo colaborativo que uniu a experiência da Target com a estratégia do time de Educação Corporativa da Localiza, desenhamos uma trilha de aprendizagem que contou com cursos, desafios, atividades interativas e storytelling.

Para conquistar a atenção dos colaboradores, investimos em recursos audiovisuais que tornam o conteúdo mais leve e fácil de assimilar. Entre eles, vídeos, fotografias, infográficos, ilustrações, fluxogramas, animações com personagens, áudios e atividades gamificadas.

Entenda como a Universidade Localiza funciona.

Apesar de fazerem parte de setores diferentes, esses três exemplos trazem insights muito ricos para o desenvolvimento das lideranças corporativas no cenário pós-pandêmico. Por fim, fica a dica: não abra mão de contratar um parceiro especialista no assunto.

A gente pode te ajudar nisso! Clique aqui e conheça nossos serviços. Quem sabe nosso próximo case será o seu?