Início>Posts>Novidades>A importância do treinamento e desenvolvimento corporativo

A importância do treinamento e desenvolvimento corporativo

O Treinamento e Desenvolvimento corporativo tem recebido cada vez mais espaço e importância dentro das empresas, e não apenas por parte dos setores de RH.

Com um mercado cada dia mais competitivo, ter nas equipes de trabalho os profissionais mais qualificados coloca a sua empresa à frente dos concorrentes.

Além de encontrar esses profissionais – e recebê-los da melhor forma, com um bom Treinamento de Integração – é fundamental que sigam trilhando a aprendizagem.

Treinamento e Desenvolvimento corporativo é sempre o melhor caminho para resultados mais consistentes, tanto em termos de produtividade, quanto de retenção de talentos.

Treinamento e Desenvolvimento corporativo na prática

A Educação Corporativa tem o Treinamento e Desenvolvimento como ferramenta para alcançar metas específicas da empresa.

Isso inclui, por exemplo, a preparação de novos funcionários para a cultura da empresa e a qualificação de colaboradores atuais.

Na prática, o Treinamento e Desenvolvimento corporativo pode ocorrer por meio de Programas de Treinamento que utilizam recursos como Gamificação, Mentorias, Universidade Corporativa, Coaching Executivo, Videoaulas, entre outros.

Os conteúdos podem ser disponibilizados tanto no formato EAD (ensino à distância), quanto em treinamentos presenciais.

Programas de Treinamento e Desenvolvimento podem ainda ser pensados para serem entregues no formato Blended Learning, que alia as duas modalidades de ensino.

Qual a diferença entre Treinamento e Desenvolvimento?

Há diferenças fundamentais entre Treinamento e Desenvolvimento. O primeiro, trata-se de um processo de curto prazo, com um objetivo bem delimitado.

Ele pode visar, por exemplo, a Integração de novos colaboradores à cultura da empresa, ou a preparação de um colaborador para uma nova atividade, após ser promovido.

Alguns tipos de Treinamentos podem envolver também o aperfeiçoamento de conhecimentos específicos, como o Compliance Empresarial, Segurança do Trabalho, entre outros.

Enquanto isso, o Desenvolvimento é algo a longo prazo, que tem como objetivo a otimização da performance e das habilidades dos colaboradores.

Esse Desenvolvimento pode incluir um planejamento de carreira dentro da empresa, Treinamentos para determinadas competências técnicas, o aperfeiçoamento da inteligência emocional, etc.

Algumas vantagens do Treinamento e Desenvolvimento corporativo

As principais vantagens do Treinamento e Desenvolvimento corporativo estão relacionadas à melhor performance e engajamento do colaborador.

Com um bom Programa de Desenvolvimento, que oferece os Treinamentos certos para cada perfil, seus colaboradores aprendem a entregar um trabalho de mais qualidade.

Além disso, eles se sentem mais motivados, por perceberem que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento profissional.

E mais do que isso, eles passam a ter perspectivas de crescimento dentro da empresa.

Assim, com profissionais mais produtivos e motivados, a rotatividade diminui. E, consequentemente, há uma redução de custos que seriam despendidos com demissões e novas admissões.

Outra vantagem derivada da menor rotatividade é que a empresa se torna mais competitiva por conseguir manter os seus colaboradores qualificados.

Dessa qualificação e motivação podem vir, ainda, inovações na forma de trabalhar.

Também podemos destacar que esses profissionais, sentindo-se valorizados, tendem a propagar uma boa imagem da empresa.

Dessa forma, a organização fica melhor vista tanto por potenciais clientes, quanto por potenciais colaboradores.

Empresas que realizam Treinamento e Desenvolvimento corporativo têm uma equipe mais sintonizada.

Ou seja, os profissionais conseguem trabalhar com sinergia e empatia, rumo ao mesmo objetivo, por terem sido treinados com a devida atenção.

treinamento e desenvolvimento

Estruturando o Treinamento e Desenvolvimento

Antes de iniciar Treinamentos e Programas de Desenvolvimento em sua empresa, você deve fazer um levantamento das principais necessidades.

Ou seja, você precisa verificar quais são as dificuldades e oportunidades de crescimento dos seus colaboradores.

Para tal, é necessário avaliar o desempenho e o conhecimento técnico das pessoas individualmente.

Além disso, é indicado pedir sugestões de assuntos que os próprios colaboradores acreditam ser interessantes para o seu crescimento profissional.

É indicado ainda entrevistar supervisores e gerentes que possam identificar as dificuldades de cada colaborador no dia a dia.

Também devem ser observados os conflitos, os índices de rotatividade e as insatisfações gerais.  

Após realizar todos esses passos, é possível saber as habilidades que seus colaboradores precisam desenvolver ou aprimorar.

Com essas informações, você pode começar a traçar metas, e então poderá iniciar um planejamento para Treinamento e Desenvolvimento corporativo.

Daí em diante, poderão ser estabelecidos os assuntos, metodologias, recursos e linguagem de cada abordagem.

Medindo resultados

Após aplicar cada ação de Treinamento e Desenvolvimento, é importante medir seus resultados.

Em um primeiro momento, é indicado que se avalie a reação de cada colaborador perante o Treinamento pelo qual passou.

É importante verificar como o colaborador respondeu aos estímulos do processo, e quais são suas percepções sobre ele.

Em um segundo momento, se deve avaliar o que foi aprendido por cada participante. Para isso, podem ser realizados testes de desempenho, práticos ou teóricos.

Após essa etapa, é chegado o momento de verificar se o que foi aprendido está sendo aplicado no dia a dia.

Isso pode ser feito avaliando a produtividade dos colaboradores, por meio da visão de seus superiores diretos.

Finalmente, o que se deve fazer é avaliar os resultados do Treinamento e Desenvolvimento para o todo do negócio.

Ao se ter consciência do quanto e como os Treinamentos e Programas de Desenvolvimento estão auxiliando a empresa e seus colaboradores, é possível saber como eles podem ser aprimorados no futuro.

Os resultados a longo prazo

A longo prazo, o Treinamento e Desenvolvimento corporativo faz com que a empresa entregue trabalho de mais qualidade.

Por consequência, teremos resultados financeiros melhores. Porém, para além disso, a organização ganha também com uma boa reputação perante o mercado.

Com o desenvolvimento constante dos profissionais, essa imagem deve perdurar por muitos anos!

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre Treinamento e Desenvolvimento corporativo entre em contato com a gente. Teremos prazer em estudar a necessidade da sua empresa.


2020-02-13T14:19:55-03:00novembro 12th, 2018|Novidades|0 Comentários

Deixar um comentário

Ir ao Topo