Não adianta chorar pelo leite derramado – ou seria pelo e-learning apagado? No dia 31 de dezembro de 2020 chega ao fim a história do Adobe Flash Player. Agora é aproveitar a oportunidade para repensar e atualizar os treinamentos em Flash.

Nós falamos em fevereiro, aqui mesmo no Blog da Target, sobre os fundamentos dessa multiplataforma e já avisamos sobre o seu fim. Por muito tempo, ela foi bastante usada para criar e reproduzir conteúdos como vídeos, animações e programações.

Empresas que ainda possuem treinamentos online total ou parcialmente feitos em Flash, agora precisam correr contra o tempo. Entender quais são as prioridades da empresa para 2021 é o primeiro passo para essa transição.

Preparamos hoje 3 dicas sobre como atualizar os Treinamentos em Flash. Para saber mais é só continuar acompanhando esse post com a gente.

1.     Partiu colocar a casa em ordem!

Nossa primeira dica é passar aquela geral nos treinamentos online feitos em Flash que já estão implementados na sua empresa. Quais ainda têm grande importância? Quais não fazem mais parte da estratégia do negócio? Quais tiveram os melhores resultados? Quais têm potencial de atualização de conteúdo?

Após identificar todos eles, que tal agrupá-los em relação à relevância e importância para o dia a dia das pessoas? Essa análise é fundamental para organizar o processo daqui para frente.

A sugestão é que você invista o tempo que achar necessário nessa etapa. E, claro, se puder contar com um parceiro que vai te ajudar nessa triagem estratégica com ideias de recursos e novas abordagens, melhor ainda!

2.     Uma revisão de respeito.

Treinamentos identificados e priorizados? A próxima dica é apostar em uma revisão global: conteúdo, design instrucional, identidade visual e atividades interativas. Será que todos eles ainda fazem sentido para o público atual?

É possível que ao atualizar os treinamentos em Flash você perceba por exemplo que as informações são boas, mas os recursos já não são mais atrativos quanto na época em que foram criados.

E-learning, mobile learning, treinamento multimídia, vídeos e animações, jogos e simulações, rapid learning (e a lista continua): essas são algumas das soluções para Educação Corporativa que podem ser somadas ao seus Treinamentos.

Vale rever em cada material onde as atualizações, além da linguagem, serão bem vindas. E aproveitar para gerar mais engajamento e entregar mais valor para as pessoas.

3.     HTML5: o melhor caminho para atualizar os Treinamentos em Flash!

Existem programas e sites que oferecem a conversão de formato, mas geralmente os resultados não são tão confiáveis, exigindo bastante retrabalho para adaptar tudo o que não foi migrado da forma correta.

HTML5 é linguagem de marcação. O termo pode ser usado para definir a tecnologia como um todo. Como o termo Cotonete, por exemplo, é usado para haste flexível de plástico com algodões em suas pontas.

O HTML5 (conteúdo), CSS (visual) e Javascript (interação) formam o conjunto perfeito para publicação de conteúdos interativos online.

A melhor solução para converter todos os materiais, e manter a maior parte das funcionalidades, é refazendo as programações manualmente.

Essa é uma ótima oportunidade para realizar a revisão e melhorias dos conteúdos.

Vantagens de converter os treinamentos em Flash para HTML5:

  • Facilidade na atualização dos conteúdos.
  • Maior acessibilidade, por diferentes plataformas (mobile, desktop e todos os navegadores – tudo de forma responsiva).
  • Possibilidade de preservação e gerenciamento dos arquivos.
  • Rapidez de acesso, mesmo em conexões mais lentas.
  • Melhores experiências para os usuários.

Estamos prontos para te ajudar a converter os seus treinamentos em Flash!

Se você seguir essas dicas e contar com o parceiro certo, vai conseguir fazer as atualizações com mais agilidade, qualidade e, principalmente, sem retrabalho.

O que a princípio pode parecer mais um problema a ser resolvido, pode se tornar uma oportunidade para revitalizar e ampliar o alcance dos treinamentos.

Nosso compromisso é fazer a melhor entrega, de acordo com as possibilidades de cada cliente.

Há mais de 20 anos apoiamos empresas com soluções educacionais inovadoras que geram valor para o negócio e para a carreira de seus colaboradores.

Para saber mais ou tirar dúvidas sobre quais são as opções e como atualizar os treinamentos em Flash, entre em contato!