>>, Treinamento>Desenvolvimento de pessoas: Como deixar a empresa mais forte

Desenvolvimento de pessoas: Como deixar a empresa mais forte

Os colaboradores são a alma da empresa. Quando os profissionais não são engajados, envolvidos com o negócio ou não sabem bem como desempenhar as funções que a empresa precisa, o negócio acaba sendo prejudicado. Investir no desenvolvimento de pessoas é o caminho para que as organizações consigam alcançar seus resultados.

O desenvolvimento de pessoas envolve uma série de fatores, que vão desde a retenção de novos talentos até o colaborador que já está na empresa há alguns anos. Aplicar algumas estratégias pode ajudar a fortalecer o seu negócio, tanto internamente, quanto externamente, tornando sua empresa mais competitiva no mercado. Entenda melhor sobre o assunto e veja como aplicar essa estratégia em sua empresa.

A importância do desenvolvimento de pessoas dentro das empresas

A qualificação profissional é necessária em qualquer momento da vida. Seja para quem está procurando o primeiro emprego ou para aquele que já está há muitos anos exercendo a mesma função. Apesar de ter peso diferente nos dois casos, o desenvolvimento de pessoas ajuda na capacitação do profissional, preparando-o para diferentes desafios do mercado e da sua profissão.

Para as empresas, o desenvolvimento de pessoas atua no fortalecimento interno dos negócios. As atividades passam a ser exercidas com mais qualidade, os profissionais adquirem cada vez mais conhecimento e discernimento para saber lidar com os problemas e as adversidades enfrentadas pelo caminho.

Por outro lado, quando faltam profissionais capacitados dentro da empresa, as consequências podem ser prejudiciais para o negócio. Profissionais menos capacitados são mais inseguros, mais dependentes e são mais resistentes às mudanças e a tomada de decisões rápidas. Em geral, esses profissionais estão sempre buscando alguém para orientar seus passos.

Esse tipo de padrão não é interessante para os negócios de uma empresa. Profissionais autônomos se arriscam mais, conseguem responder rapidamente aos desafios e aprender com as falhas. Quando a empresa tem equipes muito dependentes, deixa de ter sucesso por não ter uma resposta rápida nos momentos mais necessários.

Investir no desenvolvimento de pessoas é fundamental para que as empresas consigam se fortalecer internamente. Veja a seguir, algumas ações que você pode colocar em prática no seu negócio.

Fortaleça sua empresa investindo no desenvolvimento de pessoas: veja 7 dicas para aplicar

Promova a troca de experiências

Sempre que um colaborador com menos experiência for contratado, coloque-o para formar dupla com profissionais mais experientes. A ideia é que essa relação promova a troca de experiências. Profissionais que já estão há algum tempo na empresa também podem aprender com aqueles que estão chegando.

Nesse caso, o ideal é que a junção seja feita com um novo colaborador que está vindo de outra empresa, pois pode compartilhar o conhecimento adquirido em outros trabalhos. Além disso, a forma com que cada profissional lida com a sua atividade também pode auxiliar.

Essa experiência inicial ainda pode ser enriquecida por meio de um onboarding digital. Ele simplifica o entrosamento que o primeiro dia basicamente já exige, enriquecendo o começo da relação entre profissional e empresa sem burocracia. Ou seja, esse é o momento de oferecer todas as informações necessárias para que o profissional inicie sua jornada de forma mais confortável possível.

Crie um ciclo de feedbacks

Feedbacks são importantes para que o colaborador saiba como sua performance no trabalho está sendo percebida por seus líderes. Além disso, é uma oportunidade de aperfeiçoar seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos.

O feedback também é um momento de troca. É importante que o líder peça feedback aos seus colaboradores, por meio de uma conversa franca e aberta. Transmitir segurança aos profissionais ajudará nesse momento, fazendo com que eles se sintam confortáveis em expor sua opinião.

No entanto, não espere o momento do feedback para elogiar o trabalho da sua equipe. Mostrar que os profissionais têm valor para a empresa é sempre importante e motivador. Na hora do feedback, evite usar as palavras “pontos fracos”, “falhas” ou erros. Fale sempre em quais são os pontos que podem ser melhorados.

Seja motivador com a sua equipe

O engajamento da equipe depende, em grande parte, do estímulo das lideranças. Gestores que são engajados, chegam animados no trabalho, promovem feedbacks, escutam seus colaboradores, promovem treinamentos e o desenvolvimento dos profissionais têm equipes mais motivadas. Adote esse comportamento com a sua equipe. Seja um líder motivador.

Tenha líderes inspiradores

Assim como os líderes têm papel fundamental no engajamento dos colaboradores, também são capazes de inspirar suas equipes. Um líder que se destaca, que tem uma carreira marcada por grandes feitos ou até mesmo aqueles que são diferenciados apenas pela forma de lidar com suas equipes, conseguem inspirar quem está ao seu redor.

Por isso, na hora de contratar profissionais para esse cargo, investigue sobre o relacionamento que tinham nas antigas empresas, como foi sua atuação, peça referências e garanta que está colocando um líder inspirador dentro da sua companhia.

Cultive a cultura organizacional

A cultura organizacional representa uma série de costumes, valores, crenças e filosofias que regem o negócio. A cultura organizacional influencia na forma com que os colaboradores veem o a empresa e como agem no ambiente corporativo. Para isso, entretanto, é fundamental que diretores, gestores e líderes sejam propagadores da cultura organizacional. É crucial que eles sejam exemplos vivos de atitudes que refletem essa cultura. Pois, cultura não se ensina, se sente.

A mensagem transmitida e a conduta dos profissionais devem estar de acordo com o que a empresa definiu para a sua cultura.

Atraia e mantenha os melhores talentos

A atração de talentos deve ser feita de forma estratégica, visando buscar os perfis que estão de acordo com os valores da empresa. E, principalmente, auxiliando-os, logo após à contratação, no onboarding.

Essa ferramenta, inclusive, é um start de motivação para a integração dentro da companhia. Pois, além de familiarizar o novo colaborador aos objetivos da empresa, é uma oportunidade de aproveitar o pleno potencial do profissional que está desejoso de entregar resultados ao time que irá compor.

Da mesma forma, é tão necessário que a empresa invista em ações de retenção de talentos para consolidar o sentimento de pertencimento, influenciando, assim, no bem-estar e na qualidade de vida do profissional.

Ofereça treinamentos internos

Os treinamentos ajudam os colaboradores a desenvolverem novas habilidades, adquirir conhecimento e aperfeiçoar o que for preciso para as suas atividades diárias. Os treinamentos podem acontecer dentro da própria empresa, de forma que não atrapalhe o fluxo de trabalho. Assim, a empresa também garante maior participação.

Os treinamentos também podem ser online ou por meio de soluções multimídia, de forma dinâmica, por onde o colaborador pode aprender, tirar suas dúvidas e até interagir. Recursos, como por exemplo o gamification – que estimula o aprendizado por meio da lógica de jogos, facilitam o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

A Target Multimídia conta com uma série de soluções criativas que ajudam empresas a promoverem o desenvolvimento de seus colaboradores.

Converse com um de nossos especialistas e torne sua equipe preparada com um treinamento corporativo:

2020-02-20T17:17:13-03:00fevereiro 13th, 2020|Educação Corporativa, Treinamento|0 Comentários

Deixar Um Comentário