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9 dicas para utilizar EAD na Educação em Segurança do Trabalho

O Ministério do Trabalho acaba de estabelecer novas regras para os treinamentos voltados à Educação em Segurança do Trabalho. Até bem pouco tempo, as capacitações para as Normas Regulamentadoras (NRs) tinham que ser obrigatoriamente presenciais.

A partir de agora, novas possibilidades se abrem com a utilização das modalidades de ensino a distância (EAD) e semipresencial.

Os treinamentos de segurança são fundamentais e ganham ainda mais força com as soluções digitais. A chance de simular procedimentos perigosos em ambientes seguros, antes de praticá-los, vale ouro.

A Nota Técnica nº 54/2018, divulgada em 23 de março de 2018, aprovou essa alteração indicando 9 requisitos que precisam ser adotados. São itens que garantem a qualidade dos conteúdos e a melhor forma de serem disponibilizados para os colaboradores.

Os requisitos vão desde o Projeto Pedagógico, passando pela duração, local e horário, definição das tecnologias e adequação ao público alvo. Preveem também instruções sobre os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos conteúdos e sistemas de avaliação.

A Nota abre o início de uma mudança na forma como os conteúdos de Segurança são apresentados hoje nas empresas. É uma oportunidade para contar com todos os recursos tecnológicos que os treinamentos digitais já possibilitam. Assim, nos coloca em um novo momento para a Educação em Segurança do Trabalho.

Educação em Segurança do Trabalho

Vamos ver agora cada um dos 9 requisitos estabelecidos pelo MTE e nossas dicas para atendê-los:

Requisito 01 – Projeto pedagógico

Deve caracterizar e descrever a capacitação, os objetivos da capacitação, a infraestrutura física, as estratégias pedagógicas, os recursos tecnológicos, o material didático, as atividades a serem desenvolvidas e os mecanismos de avaliação.

01- Projetos pedagógicos

Projeto pedagógico

O Ministério indicou a criação de um projeto pedagógico bem completo, que já faz parte de nossa metodologia. Definir quais são os indicadores a serem melhorados deve ser premissa básica de qualquer solução digital para treinamento. O projeto pedagógico levará em conta algumas das características de cada empresa. Como, por exemplo, a infraestrutura disponível, perfil dos colaboradores, materiais específicos da empresa e políticas de certificação.

Requisito 02 – Duração

A duração do curso a distância deve ser igual à duração do curso na modalidade presencial, já que a capacitação é prevista em NR, onde se estipula a duração mínima necessária.

02- Duração do conteúdo

Duração

Preservar os tempos de duração de cada conteúdo vigente na modalidade presencial não apenas é possível, como um fator positivo. Os recursos digitais possibilitam otimizar o tempo de apresentação das informações. Em paralelo, podemos apresentar atividades interativas de fixação que contribuem para a aprendizagem. Na medida em que a entrega dos conceitos é simplificada de forma visual, poderemos investir mais em interatividade, assim como na possibilidade de exercitar tomadas de decisão em um ambiente seguro.

Requisito 03 – Local e horário

Deve ser disponibilizado ambiente adequado à tecnologia que será utilizada na capacitação por EaD e semipresencial. A capacitação em SST deve ser realizada em horário de trabalho, e acesso ao local de estudo deve ser franqueado pelo empregador, seja em suas próprias dependências ou na de terceiro contratado para realização da capacitação.
Também deve ser garantido pelo empregador o acesso à mídia escolhida (televisão, computador, internet, login, senha, conforme o caso).

03- Treinamento EAD

Local e horário

Desenvolver um material de treinamento EAD que vai ser ministrado dentro do local e horário de trabalho nos ajuda a resguardar a efetividade dos conteúdos ensinados. Oferecer treinamentos em um ambiente favorável aos estudos é fundamental. Afinal, a imersão e a concentração são muito importantes para o aprendizado. O acompanhamento da evolução e desafios de cada colaborador também é amplamente favorecido no ambiente interno.

Requisito 04 – Interação

Os projetos pedagógicos devem prever que as tecnologias adotadas na implementação de EaD e semipresencial proporcionem a interação entre os atores da capacitação, ou seja, deve-se propiciar a comunicação entre alunos e professores.

04- Interação

Interação

Esse ambiente também favorece os preceitos de interação. Para garantir a comunicação, ferramentas como chats, grupos e fóruns de discussão, ou mesmo atividades presenciais, devem ser previstas no projeto pedagógico. Incluir momentos para a interação entre alunos e instrutores, ao longo dos treinamentos digitais, não é apenas possível, como indicado.

Requisito 05 – Tecnologias

A definição do uso das tecnologias a serem adotadas deve estar em consonância com a realidade do local onde será ministrada a capacitação. Deve-se verificar se há suporte e infraestrutura para a adoção das diferentes mídias que proverão a capacitação nos formatos EaD e semipresencial.

05- Tecnologias

Tecnologias

Uma boa parceria de desenvolvimento dos conteúdos para EAD também vai considerar as tecnologias disponíveis. A integração com as equipes de TI de cada empresa traz a chance de aproveitar ao máximo a infraestrutura já existente. Nem sempre precisaremos de plataformas robustas para entregar os recursos audiovisuais online. Mesmo para locais com estrutura menor é possível adaptar a forma de entrega dos treinamentos. De plataformas de petróleo, até obras em florestas. O conteúdo pode chegar onde a empresa estiver.

Requisito 06 – Público alvo

A seleção da modalidade de EaD e semipresencial deve considerar as características do  trabalhador, tais como escolaridade e familiaridade com os recursos pedagógicos e tecnológicos necessários à implementação dessa modalidade de capacitação.

06- Público-alvo

Público alvo

Estudar o perfil do público alvo de cada treinamento é uma das etapas iniciais na produção do projeto pedagógico. A preocupação com a experiência do usuário, linguagem e forma de apresentação das informações são fundamentais. Envolver os profissionais da empresa nas etapas de criação e produção do treinamento também é um fator que contribui diretamente para o engajamento. Aqui a interação entre as áreas técnicas e pedagógicas faz a diferença.

Requisito 07 – Profissionais

Os profissionais da educação que atuarem no EaD e semipresencial além de terem formação condizente e específica conforme NRs, devem ter preparação específica para atuar nesse tipo de modalidade.

07- Profissionais especialistas

Profissionais

Os profissionais especialistas sempre estarão à frente dos conteúdos técnicos. E quando falamos em treinamentos para Educação em Segurança do Trabalho, esses profissionais continuam sendo a fonte mais importante de informações. Então, acreditamos que apenas por meio da construção conjunta – aliando conhecimentos técnicos e vivências de campo aos recursos pedagógicos e instrucionais – é possível criar materiais efetivos.

Requisito 08 – Conteúdo Prático

É indispensável que os treinamentos práticos previstos em norma, caracterizados como aqueles que demandam a aprendizagem do trabalhador in loco, além de constar no projeto pedagógico, devem ser ministrados de forma presencial.

08- Conteúdo

Conteúdo prático

Assim como as possibilidades de interação presenciais, os conteúdos práticos sempre terão lugar cativo. Que tal apresentar desafios no ambiente virtual que deverão ser complementados com uma simulação prática da atividade? Amarrar a dinâmica do treinamento digital à aplicação real de um conceito, em campo, contribui de forma significativa para a compreensão e fixação.

Requisito 09 – Sistemas de avaliação

Existência de sistemas de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, que sejam contínuos e efetivos, de forma a verificar o desenvolvimento das habilidades e o real aprendizado do conteúdo pelo trabalhador.

09- Sistemas de avaliação

Sistemas de avaliação

Por fim, acompanhar e medir a aprendizagem é o nosso grande objetivo. Os sistemas de avaliação, muito além de aprovar e certificar, reforçam o sentimento de aptidão dos colaboradores para desempenhar suas atividades e os tornarem profissionais mais realizados. Atividades Interativas, jogos, testes no formato de Quiz e avaliações com perguntas e respostas randômicas, contribuem para o acompanhamento da evolução de cada colaborador.

Educação em Segurança do Trabalho

Conheça mais sobre o mix do presencial e online, o Blended Learning.

Os pontos levantados pelo Ministério do Trabalho são apenas alguns dos itens que podemos considerar para o melhor aproveitamento dessa modalidade. Se a sua empresa deseja desenvolver soluções EAD para Educação em Segurança do Trabalho, esse é um momento especial para falarmos sobre esse assunto.

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2018-05-11T16:38:23+00:00maio 7th, 2018|Novidades|2 Comentários

2 Comments

  1. Maria da Luz Martins 26 de maio de 2018 em 19:04 - Responder

    Em 2011 concluí Doutorado em Educação e minha tese foi: Ações Pedagógicas na Prevenção de Acidente no Trabalho. Impressionante, abordei a pesquisa de Campo, documental e ações profissional técnico praticamente seguindo os nove requisitos. Criei a apresentação do Curso para CIPA ( 50% teórico e 50% prático – gravado ), com apostila no formato de bolso, fita Kacet e o livro: Gestão de Segurança e Higiene no Traalho. Apresentei à DRT/PR, acharam ótimo e nunca entraram em contato para construirmos um Projeto abrangente às Empresas que desenvolvem atividades Insalubres/Perigosas. Acabei me aposentado como professora Universitária (presencial e EAD) e meu empenho ficou parado.

    • Sérgio Vilhena 28 de maio de 2018 em 15:34 - Responder

      Os desafios no ambiente corporativo também são enormes, Maria da Luz. Estamos engajados nesta causa há mais de 15 anos e sempre em busca dos visionários que acreditam e querem fazer diferente. À medida que os resultados positivos vão aparecendo e a evolução tecnológica vai influenciando cada vez mais no cotidiano das pessoas, as barreiras, aos poucos, vão caindo. Bem aos poucos. Obrigado pela sua colaboração 🙂

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