Foi-se o tempo em que apenas bons salários davam, às Empresas, uma vantagem competitiva na busca por talentos. Hoje, com uma nova geração chegando ao mercado de trabalho também as buscas dos profissionais incluem garantias de desenvolvimento profissional, um plano de carreira, bem-estar e qualidade de vida. 

Mas as necessidades das empresas mudaram. Se, até há pouco tempo, o diploma de uma universidade era o ingresso para o mercado de trabalho, hoje temos mais demandas.

Saber fazer uma análise profunda, se relacionar com diferentes áreas e pessoas, tomar decisões rápidas e reaprender mudanças nos processos, são atributos tão importantes quanto a formação acadêmica. Aliás, capacidade de REAPRENDER se tornou um grande diferencial nos dias de hoje. 

Somado a isso, o avanço da tecnologia, a automatização de ferramentas e o aumento da expectativa de vida (que faz com que os profissionais permaneçam nas empresas por mais tempo), tornam imprescindível manter as pessoas em um estado de aprendizagem contínua.   

desenvolvimento profissional está sendo inserido em todas as fases da jornada de cada pessoa dentro da Empresa. Assim, os Programas de Treinamento do Futuro irão muito além da chamada “Integração” ou ações pontuais. E nós já estamos vivendo essa transformação!

 

Capacitar a liderança para apoiar as áreas de RH e T&D

O capital humano é o ativo mais importante para o sucesso de uma organização. E quando a empresa deixa claro o que espera do trabalho de cada profissional e estimula o conhecimento constante, os resultados são sempre melhores.

Por isso, é tão importante que as áreas de RH e T&D capacitem as lideranças. Esses profissionais, além de exemplos a serem seguidos, são os multiplicadores mais poderosos das narrativas do negócio. E os líderes, por sua vez, devem ser equipados com ferramentas que ajudem a extrair respostas melhores dos liderados, por meio do incentivo e da inspiração. 


Conhecimento alinhado aos objetivos da organização

Você provavelmente conhece a frase: “Se não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. E quando se trata da estratégia de uma companhia, os caminhos errados podem trazer grandes prejuízos. 

As propostas de desenvolvimento profissional precisam estar alinhadas com as metas do negócio. Dessa forma, além de aprenderem novas técnicas e aplicarem teorias nos processos produtivos, para benefício próprio, os profissionais ajudam a conquistar os objetivos mais rapidamente, como uma via de mão dupla. 


Estimular a vontade genuína

A busca pelo desenvolvimento profissional não pode ser algo imposto pela liderança ou pelo RH, mas sim entendida como uma proposta de valor para os profissionais e para a Empresa.

Mais que disponibilizar um curso, indicar um livro ou patrocinar uma palestra, vale demostrar o quanto aquilo vai contribuir para o dia a dia de trabalho e agregar na trajetória pessoal e profissional das pessoas. São pequenas experiências pontuais que, somadas, contribuem para a formação de uma nova cultura de aprendizagem.  Assim, de forma orgânica, cada um se torna protagonista do seu próprio crescimento e desenvolvimento. 


Ajudar a desenvolver habilidades
 

Algumas habilidades específicas podem ajudar muito os profissionais que buscam crescer dentro de uma organização. É muito bom quando os colaboradores já possuem algumas delas, mas também é importante ajudá-los a desenvolvê-las.

Veja alguns tipos de treinamentos que somam para cada habilidade: 

  • Foco e concentração: Atividades Interativas como, por exemplo, utilizando realidade virtual. 
  • Entusiasmo e motivação: Gamificação que crie competições saudáveis. 
  • Responsabilidade e profissionalismo: Treinamentos para a criação de uma cultura de Compliance. 
  • Saber ouvir e dar feedbacks assertivos: Atividades em Grupo. 


Aproveitar o momento
 

Mesmo após o primeiro aniversário da pandemia no Brasil, os impactos para as pessoas e organizações seguem em evidência. Temos muitas coisas boas. A tecnologia, os novos formatos, as mudanças na rotina e a acessibilidade às informações facilitaram a busca pelo conhecimento.

Vale a pena seguir surfando nessa onda, principalmente, a partir da disponibilidade de recursos digitais, que dão autonomia para que os profissionais decidam quando, como e onde querem aprender e compartilhar o conhecimento adquirido.


Contar com o parceiro certo
 

Conte com especialistas em estimular a educação, adote metodologias e ferramentas para que os seus profissionais sintam prazer com o processo de aprendizagem.

Nós podemos prestar a consultoria que a sua Empresa precisa para decidir as melhores metodologias, tecnologias e conteúdos para promover o desenvolvimento profissional de acordo com as necessidades do negócio.

Navegue pelo nosso site para conhecer um pouco mais sobre as soluções de educação corporativa da Target além de diversos cases de sucesso. Se preferir, clique aqui e entre em contato com a gente.