Início>Posts>Treinamento>Soluções de treinamento empresarial: opções com custos reduzidos

Soluções de treinamento empresarial: opções com custos reduzidos

Está buscando reduzir custos em soluções de treinamento empresarial? Então, este artigo é para você.

A tecnologia trouxe diversas possibilidades e novas soluções de treinamento empresarial. O processo de aprendizagem evoluiu e pode ser on-line, via dispositivos móveis e até acontecer por meio de jogos.

Conheça soluções de treinamentos mais versáteis e com custo otimizado para as necessidades e orçamento do seu negócio.

Mentoria: o poder do conhecimento dos mais experientes

Sua organização pode criar um programa de mentoria para treinar e capacitar colaboradores. Mentores são profissionais que já passaram por diversos momentos em suas carreiras e hoje acumulam experiências.

Eles podem conduzir indivíduos ou grupos de colaboradores para que cresçam na organização, ensinando o que sabem e orientando quando em situações específicas.

Mentoria é uma forma eficaz de aprender com os erros dos outros, bem como com os acertos e vivências. Um de seus benefícios é o surgimento e fortalecimento da conexão entre os profissionais envolvidos.

Programas de mentoria, em muitas empresas, complementam os processos de desenvolvimento de novos líderes — essencial para a sucessão de quem hoje ocupa cargos de liderança.

O mentor deve ser um guia para os colaboradores, apontando os melhores caminhos e compartilhando conhecimento relevante.

Como lida com diferentes pessoas e, principalmente, gerações, o mentor deve ser um profissional muito paciente e aberto ao diálogo. Esses diferentes níveis de vivência nem sempre se conectam rapidamente.

A mentoria, que está entre as soluções de treinamento empresarial mais versáteis e de custo otimizado, exige da empresa uma alta capacidade de reconhecer talentos — tanto o mentor quanto os mentorados.

No entanto, você não deve cair no senso comum. O mentor nem sempre é figura com mais idade e prestes a se aposentar. Ele pode ser um profissional mais jovem, mas com conhecimento suficiente para guiar os demais.

Além de conhecimento e experiência, é fundamental que o mentor seja uma verdadeira inspiração para os demais. Suas falas e atitudes devem impactar positivamente os demais, fazendo com que eles queiram alcançar o mesmo patamar.

E-learning: o ensino a distância está mais moderno

E-learning

Entre as soluções de treinamento empresarial com custo mais baixo, está o e-learning, ou ensino a distância. Ele vem ajudando muitas empresas a desenvolver seus colaboradores, superando os desafios do dia a dia e preparando-os para um futuro promissor.

A grande vantagem do e-learning é sua capilaridade. Enquanto um treinamento presencial reúne uma quantidade limitada de pessoas em uma sala, o ensino a distância alcança um número muito maior.

Seu negócio não tem gastos com o deslocamento e a hospedagem de um instrutor — quando ele vem de outra região — e nem precisa interromper o ritmo de trabalho em horários fechados.

O e-learning se revela uma importante economia de tempo e dinheiro, pois cada colaborador define o próprio ritmo de aprendizagem. Por meio dele, é possível reduzir esse tempo, em média, 45%.

Outro ponto importante, sobre essa solução de treinamento empresarial, é sua capacidade de repassar o conhecimento a todos os profissionais, que participam do treinamento, de maneira uniforme.

O material do e-learning é feito uma única vez e aplicado sempre que for necessário. Em um processo de onboarding, por exemplo, isso é essencial para garantir que o colaborador recém-ingressado inicie suas atividades com o potencial maximizado.

O e-learning é um tipo de treinamento muito ágil, pois se há a necessidade de mudar alguma informação, é mais fácil adaptar o material — sem perder o que foi feito.

Ao mesmo tempo, sua empresa economiza com recursos humanos e materiais, obtendo um retorno maior sobre o investimento feito.

Podcast: uma tendência que não deve ser ignorada

Como havíamos dito no começo deste artigo, a tecnologia fez com que as soluções de treinamento empresarial evoluíssem. Algumas, neste caso, surgiram.

O podcast nada mais é que um programa de áudio, como os transmitidos pelo rádio. Trata-se de uma das principais tendências de mídia e entretenimento do planeta.

Eles não são relativamente novos, mas ganharam uma força por meio de plataformas de streaming de música, como Spotify e Deezer. Mas como podem ser uma das soluções de treinamento empresarial?

Podcasts podem ser incluídos em sua plataforma de e-learning para dar suporte aos treinamentos já oferecidos. Eles podem abordar assuntos específicos e complementar o conhecimento compartilhado.

A vantagem desse tipo de treinamento é a alta possibilidade de personalização, aproveitando a perenidade que a tecnologia tem entre as pessoas.

Também podem ser feitos sob demanda, de modo rápido e eficaz, suprindo as necessidades do colaborador. E na hora de escutar, o profissional fará no momento mais adequado para tal.

Os podcasts também são uma alternativa para conteúdos escritos e que possuem longa duração. Um narrador pode ler o texto e enfatizar os trechos que facilitam a compreensão do assunto abordado.

Além disso, os podcasts possuem baixo custo de produção. Tudo o que sua empresa necessita é de um microfone e de um roteiro. Mas é possível profissionalizá-lo para que tenha um impacto maior entre os colaboradores.

Por mais simples que pareçam, os podcasts são capazes de fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores. Líderes podem se tornar protagonistas desses programas, aproximando-os dos demais.

A questão da representatividade também é muito importante, pois alguns colaboradores altamente especializados podem ser convidados para participar de podcasts sobre os temas que dominam.

Conclusão

Reduzir custos em treinamento corporativo não significa eliminar essa solução do seu negócio, muito menos buscar fornecedores que têm o menor preço. Trata-se de ser criativo e ver como a tecnologia pode ajudar.

Antes de procurar diferentes soluções de treinamento empresarial, faça uma revisão dos objetivos de sua organização. A partir disso, veja quais opções são as que viabilizam alcançá-los — ou seja, que oferecem um bom retorno sobre o investimento.

Quando as soluções de treinamento empresarial se pagam, o custo para a organização é zero.

E para ver diferentes tipos de treinamento, conheça as soluções para educação corporativa da Target Multimídia — uma parceira que tem como maior desafio reter a atenção das pessoas e conduzi-las pela melhor jornada do aprendizado.

2020-02-13T13:25:56-03:00outubro 3rd, 2019|Treinamento|1 Comentário

Um comentário

  1. Vitor Correia 21 de julho de 2020 em 10:32- Responder

    Gostei muito do conteúdo parabéns, ter uma estratégia para um treinamento de liderança requer um trabalho continuo da equipe, por isso ter uma empresa especializada no assunto vai fazer total diferença, ainda existe pessoas que nao conhecem o treinamento de liderança por isso vamos apresentar para a comunidade.

Deixar um comentário

Ir ao Topo