Fique por dentro das principais tendências nos Treinamentos Corporativos Digitais para 2021 e aproveite os insights para rever o planejamento da sua Empresa.

Depois de um ano completamente atípico, mas de certa forma favorável para os treinamentos online, chegamos em 2021 com várias novidades para a Educação Corporativa.

Vamos lá?  

Experiências digitais cada vez mais reais 

Com a mudança para o trabalho remoto que, em muitos casos, pegou os profissionais desprevenidos, aumentou também o que chamamos de carência social.

Seguir desenvolvendo treinamentos tradicionais sem essa preocupação pode acabar deixando os colaboradores ainda mais desinteressados.

Sendo assim, uma das tendências nos Treinamentos Corporativos Digitais são os “Informal counseling”, ou consultores/conselheiros informais.

Eles não atuarão no papel de assistentes, psicólogos ou coach, mas terão contato mais frequente com os colaboradores para garantir que a sensação de isolamento social seja menor.

Na palma da mão, onde quer que você esteja

Segundo o Relatório da Indústria de Treinamento de 2019, os treinamentos em formato mobile representavam apenas 4,9% do total de horas investidas em capacitações.

A expectativa, graças à evolução do 5G, realidade virtual, inteligência artificial – entre outros fatores relevantes – é que, em 2021, esse número seja muito maior.

Considerando que cada vez mais as pessoas farão não só treinamentos com seus celulares, é fundamental criar um planejamento com iniciativas de educação alinhadas ao cenário e à realidade dos alunos.

Essa tendência puxa nossa próxima dica.

A aposta no Microlearning

Conteúdos muito extensos atrapalham a concentração e impactam negativamente no engajamento dos colaboradores. Por isso, dividir o conteúdo em pílulas menores é uma ótima estratégia.

Isso pode contribuir para a realização dos treinamentos de forma autônoma, de acordo com a necessidade e rotina de cada um dos profissionais da sua empresa. Por exemplo: em horários livres, como após o almoço, aguardando um compromisso ou em outras ocasiões.

Essas pílulas podem ser feitas com vários recursos digitais, como os vídeos, que ajudam a tornar a aprendizagem mais leve e prazerosa.

Jogos e estratégias gamificadas

Essa não é exatamente uma novidade, mas tem seus motivos para seguir na lista como uma das tendências nos Treinamentos Corporativos Digitais para 2021.

A gamificação ajuda a deixar as capacitações mais lúdicas e dinâmicas, resultando em melhores índices de retenção e engajamento.

Para esse ano, a expectativa é que o recurso esteja ainda mais presente e ganhe força com a evolução do Immersive Learning ou Aprendizado Imersivo.

A aposta é no conceito de Realidade Mista, que une tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual para criar interações com o cenário físico.

Mensuração com a ajuda do Big Data

Como avaliar os resultados dos treinamentos corporativos sem uma estratégia de mensuração efetiva?

É comum as empresas investirem todos os seus esforços no desenvolvimento do conteúdo e em tecnologias que garantam as melhores formas de disseminar as informações dos seus treinamentos. Mas costumam deixar de lado a confirmação da eficiência de todos esses esforços.

Com o estabelecimento de metas, KPIs, indicadores e métricas, é possível entender de forma clara e objetiva a percepção dos colaboradores em relação aos treinamentos.

E, a partir disso, oferecer soluções ainda mais impactantes, personalizadas e eficazes.

Learning Experience Platform (LXP) e Learning Management System (LMS)

As últimas duas tendências da nossa lista têm como principal vantagem a customização dos treinamentos corporativos, seja para o colaborador ou para a Empresa.

A primeira plataforma, Learning Experience Platform (LXP), permite que os usuários consumam as capacitações no formato da Netflix. Ou seja, por meio de inteligência artificial, ela oferece conteúdos relacionados de acordo com a sua experiência na plataforma.

O Learning Management System (LMS), por sua vez, é um software de educação digital que permite às empresas criar cursos e treinamentos, administrar as atividades e gerar relatórios sobre número de pessoas cadastradas, acessos e desempenho dos colaboradores, por exemplo.

Acompanhe as principais tendências nos Treinamentos Corporativos Digitais para conquistar mais engajamento e resultados melhores.

Conte com a Target!

A Target tem como especialidade as Soluções Digitais personalizadas para Educação Corporativa.

Nosso portfólio conta com diversos projetos para desenvolvimento de treinamentos, gerando impactos positivos nas carreiras das pessoas e nas estratégias de cada negócio.

Entre em contato e vamos trabalhar juntos!