Integração, segurança, compliance, cultura corporativa, liderança, comportamento, entre tantos outros temas… se a sua empresa já produz materiais próprios de desenvolvimento profissional, as Universidades Corporativas são um pilar importantíssimo para fortalecer essas iniciativas.  

Em geral, são elas que reúnem todos os conteúdos de treinamento com a chancela da área de treinamento e desenvolvimento, em um único lugar. Isso não significa que seja obrigatório padronizar os formatos de aprendizado. Muito pelo contrário.  A ideia é diversificar! 

Com metodologias de ensino inovadoras, hoje, aliamos o melhor que a tecnologia e as relações interpessoais podem oferecer. Nas Universidades Corporativas, isso também deve ser considerado.

Grandes empresas estão investindo nessa estratégia e reunimos neste artigo algumas ações que elas têm feito para criar uma nova realidade de ensino corporativo e aprendizagem continuada.

Ensino híbrido integrando etapas presenciais e online: 

O mix entre presencial e digital tem um brilho extra quando incluímos a formação dos multiplicadores internos das empresas como preliminar, para que eles utilizem as tecnologias no dia a dia de trabalho, de forma integrada ao ensino.   

As tecnologias digitais são usadas para reforçar práticas reais, em momentos pontuais, e criar uma linguagem única e personalizada para a empresa. O ensino híbrido serve para facilitar a combinação sustentável dos ensinos online e presencial, com “entregas” e “reforços” nos dois meios.

Colaboradores como atores e multiplicadores de conhecimento.

Outro diferencial das Universidades Corporativas é a relação entre os conteúdos disponibilizados e as lideranças da empresa. Elas participam ativamente, desde as definições de cargas horárias por temas, até o desenvolvimento dos conteúdos.

Isso contribui para a produção e reforço de informações mais focados na estratégia da empresa, desafios e objetivos do negócio.

Também é fundamental para garantir realidade e despertar o reconhecimento dos outros colaboradores, o que contribui significativamente no engajamento aos treinamentos.

Parcerias com instituições externas.  Aliando a teoria e a prática.

O conceito de lifelong learning teve um boom por meio do ensino in company. Por meio de parcerias com Centros Universitários, empresas podem ampliar suas Universidades Corporativas para além dos temas internos, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação para os colaboradores.  

A principal vantagem desse modelo é a possibilidade de aliar a teoria oferecida pela instituição de ensino com o conhecimento na prática, dentro da própria empresa. Ao final do curso, os alunos precisam entregar um TCC (trabalho de conclusão de curso), e os melhores projetos são implementados com a liderança do próprio aluno.

Democratização e personalização do conteúdo.

Uma das principais barreiras para as pessoas continuarem a estudar depois de entrarem no mercado de trabalho é a disponibilidade de tempo. Por isso, o Microlearning se tornou um dos grandes aliados do engajamento dentro dos programas de aprendizagem.

Conteúdos rápidos, em formato de pílulas, permeando cursos completos com maior duração. Dessa forma, é possível garantir um ambiente democrático e personalizado, para que o próprio colaborador escolha qual é a melhor forma e momento para aprender dentro de sua rotina.

Fortalecimento das trocas humanas mesmo em um ambiente digital.

Apesar de muitas Universidades Corporativas terem migrado quase que totalmente para o digital, principalmente por conta das mudanças trazidas pela pandemia, as trocas humanas ainda são indispensáveis nessa jornada.   

Por isso, uma boa sacada é incluir uma rede social corporativa dentro da plataforma de ensino. Assim, os colaboradores podem acompanhar as trilhas de conhecimento de seus colegas, curtir, comentar, compartilhar atualizações e até recomendar os conteúdos que mais curtiram.

Acompanhamento de resultados! 

Criar um modelo de mensuração para avaliar e acompanhar o aprendizado dos colaboradores, baseada na análise de dados do PDI (plano de desenvolvimento individual) é a cereja desse bolo.  
Mais que acompanhar a evolução das pessoas, isso possibilita analisar e entender quais conteúdos são realmente relevantes para os profissionais – o que ajuda na manutenção e criação de novos materiais da plataforma.

Treinamento de Lideranças para a Universidade Localiza: um case da Target

A Target contribui para diversos setores em suas estratégias de ensino corporativo, abrangendo muitos temas e desafios. Um case super legal, que tem tudo a ver com o tema que estamos tratando hoje, é o Treinamento de Lideranças para a Universidade Localiza.

Essa iniciativa conta com treinamentos presenciais e digitais estruturados pelas áreas de educação corporativa da Universidade Localiza. Principalmente para os treinamentos online, a Empresa contou com a nossa expertise para impulsionar a participação de seus profissionais.

Clique para conhecer esse e outros projetos que podem lhe inspirar a traçar novas estratégias de educação para a sua empresa. Até a próxima!