Vídeos interativos podem ser produzidos com diferentes tipos de recursos audiovisuais, de acordo com as características do seu projeto. 

São ferramentas ótimas para estimular o engajamento dos colaboradores, e cada vez mais usadas para trabalhar tomadas de decisão.  

A interatividade por vídeo promove uma imersão na história, fazendo com que os colaboradores fiquem mais atentos diante dos resultados de suas próprias ações.   

Outro benefício desse recurso é a possibilidade de oferecer simulações sobre os desafios do dia a dia, com a oportunidade de decidir sem correr riscos reais.
  

Por que usar vídeos interativos para simular tomadas de decisão  

O sucesso das empresas está sempre ligado às ações de cada colaborador, individualmente. Por isso, é tão importante desenvolver a habilidade de tomada de decisão. 

A ideia do vídeo interativo é criar um ambiente seguro, onde errar é permitido. Para que, na vida real, as pessoas tenham mais segurança para agir corretamente.   

No ambiente digital, as boas escolhas geram bons resultados, enquanto as erradas mostram as consequências ruins, de acordo com o tema do treinamento. 

O objetivo é sempre mostrar o que cada decisão gera de impactos para a empresa e para o próprio colaborador.

Como construir seu vídeo interativo

A base desse tipo de vídeo é a reflexão através da ação direta do participante. Assim, as perguntas interativas devem focar nas questões mais sensíveis das rotinas de trabalho. 

O primeiro passo é identificar os cenários da empresa onde as decisões precisas devem ser tomadas. Com isso, cada pessoa consegue identificar e treinar suas próprias inseguranças. 
 

Tente mesclar, de forma orgânica, questões densas e leves sobre cada um dos temas do seu treinamento com vídeos. Isso ajuda a reforçar a interpretação e a compreensão prática. 

Um exemplo para treinar a tomada de decisão é mostrar uma situação conflitante comum, fazendo o colaborador se sentir na pele do personagem.  

Use uma linguagem humanizada e trabalhe com exemplos reais de atividades da empresa para proporcionar uma experiência mais sincera e verdadeira.   

Criar analogias em ambientes, ou mundos completamente diferentes dos vivenciados no dia a dia de trabalho, também pode ser uma boa opção para alguns casos.
  

Diferentes recursos e usos para vídeos interativos  

Esses vídeos podem usar diferentes recursos ausiovuais, tanto isoladamente, quanto de forma combinada, como: animações, atores, cenas e fotos reais, ou produzidas em estúdio.  

As formas de criar interatividade, colocando as questões a escolher para os participantes, variam de acordo com o objetivo do treinamento e com os recursos escolhidos.   

O mais importante é ter sempre opções de encerramentos para cada desafio feito. O protagonismo de decidir a história estará sempre na mão do colaborador. 

  

Confira alguns formatos de interatividade com vídeos 


Hotspots
 

São como hiperlinks em um vídeo: pontos clicáveis que redirecionam o colaborador, ou apresentam materiais adicionais. Através deles, é possível acessar páginas relacionadas ao assunto abordado, incrementando o processo de aprendizagem.  


Visão 360º 
 

Ao mover o mouse, ou um óculos de realidade virtual, o colaborador consegue ver o cenário ao redor, que pode conter áreas clicáveis, permitindo uma visão ampla e mais detalhada do cenário. Esse recurso aguça a curiosidade e incentiva a interação com o vídeo, sendo ideal para treinamentos onde a ambientação é muito importante.    


Ramificações 
 

Possibilita ao colaborador interferir no curso da história. Cada escolha cria um desenrolar diferente para a atividade. Decisões positivas, ou negativas, geram consequências específicas. E a partir dos resultados, cada um constrói sua reflexão sobre os impactos de suas ações.  


Input de dados 
 

São os conteúdos em vídeo que permitem ao colaborador inserir suas informações, compartilhando nomes, idades, ou outros dados de interesse da empresa. Muito usado como forma de incentivá-los a preencher formulários ou de oferecer feedbacks.  


Quizzes 
 

São usados como formas de medir o conhecimento adquirido durante o treinamento. Neste formato, o colaborador não consegue interferir no desenvolvimento do roteiro, mas possui um tempo definido para pensar e refletir sobre as ações.   


Desafios com tempo 
 

Existe também a possibilidade de valorizar o tempo para cada resposta, exercitando a tomada de decisão com agilidade. Neste caso, estabelecer um tempo máximo, ou pontuar melhor o tempo mínimo para completar cada desafio, cria a sensação de que a rapidez é fundamental naquela situação.

   

Chegou a hora de criar o seu treinamento interativo 

Vídeos interativos são ferramentas poderosas para abordar temas com mais leveza, reter a atenção das pessoas, e conquistar índices de aprendizagem melhores nos treinamentos.   

Somos seu parceiro para desenvolver um treinamento personalizado para a realidade da sua empresa. Combinamos o entendimento aprofundado do seu negócio e de sua equipe com soluções criativas de aprendizagem que resultam em conteúdos que realmente engajam. 

Entre em contato, e vamos criar juntos!